_destaque, Notícias

07 de abril: Dia Mundial da Saúde

.

07/04/2022

width=650
Tendo em vista o contexto político-institucional atual do país, as relevantes e estratégicas atividades vinculadas ao Dia Mundial da Saúde, a missão e história da SBMT e a necessidade de coerência com todo o percurso que temos empreendido no presente, a SBMT apoia a iniciativa da Frente pela Vida em parceria com diversas entidades científicas e sindicais, partidos políticos, movimentos sociais e populares na mobilização da convocação de toda a sociedade brasileira para participar hoje da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde.

É fundamental demarcarmos claramente a importância de termos em nosso país uma saúde, gratuita e universal, com um SUS cada vez mais fortalecido.

Nesse sentido, divulgamos a realização de diferentes atividades ao longo do dia de hoje (07/04):

– A partir das 14h, o debate de lançamento internacional da Conferência irá contar com a presença da presidente da Abrasco, Rosana Onocko, do vice-presidente da WFPHA, Luis Eugênio, do Dr. Miguel Lombrera (México) e Dr. Anulfo Lopez (República Dominicana). O evento irá compor a programação da Semana da Saúde Pública Global, e promovido pela Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA) e será transmitido pela TV Abrasco, com intérprete em português e espanhol.

Durante a Semana da Saúde Pública Global, a WFPHA reúne instituições, comunidades e atores de saúde coletiva de todo o mundo para reconhecer as contribuições da saúde pública e sua força de trabalho. Este evento anual fomenta a discussão sobre as melhores práticas e avanços fundamentais para a prevenção de doenças e a promoção da saúde e bem-estar a nível global.

Saiba mais: https://bit.ly/3x2FB4p

Canal em português: https://youtu.be/euwrYUU5yww

Informações adicionais: https://www.abrasco.org.br/site/destaque/semana-global-da-saude-lancamento-internacional-da-conferencia-nacional-livre-democratica-e-popular-de-saude/65577/

– O dia de hoje também anuncia e demarca também às 17h, o lançamento e a realização da Conferência Nacional de Saúde, Livre, Popular e Democrática, que vai ser realizada em 5 de agosto em Brasília. A Conferência Nacional Livre irá se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que acontecerá em 2023.

Para o anúncio oficial da realização desta Conferência, entidades de saúde que integram a Frente Pela Vida e instituições do movimento social participam de um ato em Brasília que será transmitido via web para todo o Brasil.

O evento contará com transmissão pela TV Abrasco e retransmissão pelo YouTube das várias instituições parceiras, em especial de redes de entidades integrantes da Frente e de comunicação popular.

Saiba mais: 

https://frentepelavida.org.br/
http://conselho.saude.gov.br/
https://www.abrasco.org.br/
https://cebes.org.br/
 https://www.portalfavelas.com/single-post/confer%C3%AAncia-nacional-livre-democr%C3%A1tica-e-popular-de-sa%C3%BAde-lan%C3%A7ada-nesta-quinta-feira

 Canal: https://youtu.be/1MPdYXqnaPE

Confira materiais de referência para leitura:

https://frentepelavida.org.br/uploads/documentos/Relatorio_16CNS.pdf

https://frentepelavida.org.br/uploads/documentos/Eixos_Conferencia.pdf

https://frentepelavida.org.br/uploads/artes/Abrasco_Fortalecer-o-SUS.pdf

https://frentepelavida.org.br/uploads/artes/TESE-CEBES-2021-2022-SAUDE-E-DEMOCRACIA-DEMOCRACIA-E-SAUDE.pdf