Notícias

Febre de Lassa: epidemia deixa mais de 100 mortos na Nigéria nos primeiros meses do ano

A contagem de casos da doença e o número de mortos continuam a aumentar no pais

11/03/2020
width=550

Somente em 2019, a doença matou cerca de 170 pessoas na Nigéria, e já nas primeiras semanas de 2020 foram identificados mais de 100 mortos

Já se passou meio século desde que a febre de Lassa foi descoberta no norte da Nigéria, mas os profissionais de saúde na África Ocidental ainda precisam de equipamento e treinamento adequados para gerenciar com segurança pacientes de todas as idades afetados pela doença, que representa um grande desafio à saúde pública no continente, com a Nigéria carregando o maior fardo. Somente em 2019, a doença matou cerca de 170 pessoas na Nigéria, e já nas primeiras semanas de 2020 foram identificados mais de 100 mortos. O número de infectados declarados é maior do que em 2019. O total de casos em todo país era de 586 no final de fevereiro.

O Dr. Jason Kindrachuk, Professor Assistente de Patogênese Viral do Departamento de Microbiologia Médica da Universidade de Manitoba, no Canadá, explica que o aumento nos casos de febre de Lassa (LASF) não é inesperado, já que esta é a época do ano em que geralmente há um aumento no número de casos. Nos últimos três anos, o pico de casos de LASF ocorreu durante o período entre janeiro e março e essa tendência parece ser a mesma neste ano. “O LASF é um grande desafio à saúde pública devido à sua imprevisibilidade em termos de eventos de trasbordamento, à significativa morbidade e mortalidade associada à infecção e à capacidade inadequada de testes e tratamento nas regiões mais vulneráveis. Todos esses fatores fortalecem uma ameaça global à saúde pública com o vírus Lassa”, acrescenta.

O LASF é uma ameaça e um fardo significativo à saúde pública em algumas das regiões onde recursos são mais limitados, na África, e em todo o mundo. Surtos de LASF colocaram uma pressão considerável em uma rede de saúde já fragilizada. Além disso, o seu tratamento também representa um enorme desafio devido à natureza da doença em si, porque no início se parece com outras doenças, como a malária. “A ribavirina teve eficácia variável em relação ao tratamento com LASF. Uma revisão sistemática recente concluiu que o tratamento com este medicamento resultou em taxas de mortalidade menores que naquelas que não receberam tratamento. A mortalidade parece diminuir se a ribavirina for iniciada por via intravenosa nos primeiros 6 dias da doença. Isso criou questões, dada a natureza não específica dos sintomas iniciais do LASF, uma vez que o tratamento atrasado tem sido associado a resultados adversos.”, ressaltou o Dr. Kindrachuk.

Desafio para o diagnóstico

Apesar de afetar até 300 mil pessoas por ano em toda a África Ocidental, e causar mais de 5 mil mortes por ano, a febre de Lassa é uma doença pouco conhecida, difícil de diagnosticar e tratar. Apenas alguns laboratórios nas áreas afetadas podem diagnosticar o vírus. A Nigéria, país mais populoso da África, com cerca de 200 milhões de pessoas, possui cinco laboratórios com capacidade para diagnosticar a doença. O diagnóstico de LASF na fase inicial da doença, com base nas Diretrizes Nacionais do Centro de Controle de Doenças da Nigéria para o Gerenciamento de Casos de Febre de Lassa, é feito principalmente pelo teste de amostras biológicas de ácido nucleico viral (RT-PCR) após a qualificação para testes com base em sintomas fisiológicos da doença. Ensaios sorológicos e isolamento de vírus também são usados nesse sentido.

O LASF também se assemelha a várias outras doenças durante as fases iniciais da doença e o LASF pode não ser suspeito até que um paciente tenha falhado na terapia direcionada a diferentes patógenos. Isso cria um gargalo em potencial nos testes e na confirmação do LASF, à medida que as amostras são posteriormente transferidas para os laboratórios de referência para avaliação. Além disso, a significativa diversidade da sequência do genoma viral dos isolados do vírus também pode complicar o teste baseado em ácido nucleico com falsos negativos com base na correspondência ineficiente dos conjuntos de iniciador/sonda nos ensaios.”, esclarece o Dr. Kindrachuk. Ainda segundo ele, a dificuldade no diagnóstico laboratorial eficiente é que ele exige que laboratórios especializados, com capacidade e conhecimento técnico, realizem vários ensaios para confirmar o LASF. Dados os custos operacionais associados ao aumento dos esforços de capacidade, talvez não seja surpreendente e desanimador que esses recursos sejam limitados.

O aumento da capacidade da rede nacional de laboratórios para o diagnóstico confiável e eficiente de casos suspeitos é de suma importância, uma vez que apenas cerca de 20% dos casos suspeitos de febre de Lassa são geralmente diagnosticados.

Principais desafios em relação à febre de Lassa

Para o Dr. Kindrachuk, os principais desafios para combater os surtos de LASF estão na tentativa de aumentar tanto as capacidades de diagnóstico quanto de cuidados com os pacientes na Nigéria, bem como em toda a África Ocidental. Isso requer um investimento significativo de fundos das comunidades nacionais e internacionais. Ele destaca ainda a necessidade definitiva de aumentar o o investimento internacional e o financiamento para a identificação de novas terapias e vacinas para o vírus. “Além disso, o aumento das estratégias de engajamento da comunidade precisa ser empregado para ajudar a construir a confiança pública em funcionários nacionais e internacionais de saúde pública e aumentar a captação de campanhas públicas de mensagens para o LASF.”, acrescenta.

A disseminação da doença em toda a Nigéria, que pode ser resultado do aumento do contato entre humanos e roedores, também representa um grande desafio. Transmitido através da urina e fezes de ratos infectados encontrados na maioria dos países tropicais e subtropicais da África, capazes de contaminar qualquer coisa com a qual entrem em contato, o vírus Lassa se espalha através do contato humano com tecido, sangue, fluidos corporais, secreções ou excreções. Isso inclui tosse, espirros, beijos, relações sexuais e amamentação. Nos hospitais, a doença é transmitida por equipamentos contaminados. A doença pode ser fatal, mas pode ser tratada se diagnosticada precocemente.

Infelizmente, vírus zoonóticos são capazes de persistir no ambiente devido à sua própria natureza. A persistência do vírus em ratos Mastomys torna a previsão e o controle de trasbordamento para humanos extremamente difícil, se não virtualmente impossível. Isso não é diferente da dificuldade encontrada com a tentativa de controlar trasbordamentos ou persistência para vírus como o Ebola em morcegos. A grande população desses animais cria um cenário praticamente impossível para tentar erradicar o vírus ou interromper os eventos de transbordamento. Além disso, o hospedeiro roedor não apresenta sinais de doença quando infectado, tornando impossível distinguir os animais infectados daqueles não infectados apenas pela aparência”, destaca o Dr. Kindrachuk. Os melhores mecanismos de controle requerem a redução do contato com o roedor hospedeiro e também com urina ou fezes dos animais, pois isso também pode carregar o vírus. O mesmo também se aplica a materiais domésticos que possam ter entrado em contato com ratos e sua urina e fezes. O aumento da conscientização pública e o engajamento da comunidade são necessários em regiões onde o vírus é endêmico.

Por fim, o professor assinala que os esforços de resposta a doenças infecciosas em toda a África Ocidental, incluindo a Nigéria, exigem maior engajamento da comunidade em fóruns significativos que criem confiança e respeitem sensibilidades culturais. O aumento da capacidade em nível local em termos de recursos de resposta, bem como de experiência, ajudarão nesse sentido.

Como antecipar e responder a uma epidemia de febre de Lassa

Minha opinião aqui é baseada na minha experiência com o vírus Ebola. Antecipar eventos de repercussão aos humanos é uma área contínua de pesquisa que ainda não foi respondida. Os esforços futuros de resposta, no entanto, devem contar com o aumento das capacidades regionais e locais tanto em termos de capacidade diagnóstica quanto de infraestrutura de saúde. Isso exigirá investimentos significativos dos governos nacionais, bem como da comunidade internacional”, reconhece.

As autoridades sanitárias de Lagos declararam terem diagnosticado um caso em 17 de fevereiro, que até o final de fevereiro estava sob controle em um hospital. Com mais de 20 milhões de habitantes, Lagos é a cidade mais populosa da Nigéria. Sessenta e três pessoas que estiveram em contato com o paciente e que podem ter sido infectadas foram identificadas e são alvo de vigilância. A Academia Nigeriana de Ciências sugeriu recentemente que a declaração de uma emergência de saúde pública levaria a um maior foco no combate ao LASF pelo governo nigeriano, incluindo o aprimoramento do nacional rede de laboratório e aumento do financiamento para sistemas de vigilância e resposta. Isso também provavelmente aumentaria a aceitação nacional de que uma estratégia de longo prazo é necessária tanto para a prevenção quanto para o controle sustentado de surtos futuros. Os autores observaram que atualmente apenas 20% dos casos suspeitos de LASF são eventualmente diagnosticados.

Será que ao longo dos anos a atenção adequada foi dada à doença? O ano de 2019 marcou 50 anos desde a descoberta do vírus causador da febre de Lassa na aldeia de Lassa, na Nigéria. A doença é endêmica nos países da África Ocidental, como Nigéria, Serra Leoa, Guiné, Libéria e Benin. A febre é uma doença hemorrágica viral aguda causada pelo vírus Lassa, membro da família de vírus arenavírus.