_destaque, Notícias

MedTrop 2019: Minas Gerais espera por você

MedTrop 2019 será realizado em parceria com o XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia e com o ChagasLeish 2019

05/09/2018

width=450

Durante a Assembleia da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), ocorrida no dia 3 de setembro de 2018 durante o 54º Congresso da SBMT (MedTrop 2018), em Recife – Pernambuco, decidiu-se que o próximo congresso em 2019 será realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, sob a coordenação da Dra. Walderez Ornelas Dutra em parceria com Dra. Rosalia Morais Torres, ambas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esta decisão foi comunicada oficialmente durante a sessão de encerramento do Medtrop2018, ocorrida no final da tarde de ontem, dia 5 de setembro.

Ainda durante a assembleia, foi aprovada a realização conjunta do MedTrop 2019 com o XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia (Sociedade Brasileira de Parasitologia) e com a reunião de pesquisa aplicada ChagasLeish 2019. A realização de eventos simultâneos, além de criar oportunidades de congregar pesquisadores de áreas correlatas, fortalece ainda mais a Ciência Brasileira e nossa soberania na busca de soluções para problemas críticos. Remete-se, sobretudo, a uma resposta ao difícil cenário político-econômico institucional enfrentado no país, diante da tamanha restrição de financiamentos destinados a Ciência, Tecnologia & Inovação, assim como para a saúde e educação, em especial. Todos os congressos, que manteriam as respectivas identidades e missões da sociedades participantes, se beneficiarão nesta parceria, em particular frente à organização no que se refere a aspectos logísticos para otimização de recursos, de forma a sustentar a elevada qualidade científica destes eventos.

O ano de 2019 reveste-se de contextos muito especiais: o primeiro ano do novo Governo Federal, com o desafio de construir e efetivar, em ambiente democrático, uma política mais voltada ao desenvolvimento humano e social do nosso povo, assim como a realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8 CNS), um espaço legítimo para discussão participativa da Política Nacional de Saúde e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) que completa, em 2018, trinta anos de existência. Tendo como referencial a redução da expressão de determinantes sociais em saúde na população brasileira, com melhoria de qualidade de vida, a realização simultânea do MedTrop2019, ChagasLeish2019 e XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia oportunizará um evento histórico, representando um espaço qualificado e ampliado de união e interação entre pesquisadores(as), gestores(as), professores(as), profissionais de saúde e estudantes de graduação e pós-graduação, do Brasil e do mundo. Para além destes atores, de forma a ter representatividade e compor a participação da sociedade civil, organizada ou não, e de pessoas interessadas na temática, será realizado no âmbito dos nossos eventos, o 4º Fórum Social Brasileiro para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas. Este Fórum, ao longo das três edições já realizadas, tem se tornado a contribuição da SBMT para a abertura irrestrita de espaços democráticos de fortalecimento da participação social a partir das vozes dos movimentos sociais brasileiros e, sobretudo, das pessoas que convivem com estas doenças.

Em 2019, o estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, terá uma grande responsabilidade de conduzir estes tradicionais eventos em cenários complexos, mas também o enorme prazer e alegria de receber todos(as) os(as) congressistas, do nosso País e do exterior.…