Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

Newsletter - Edição 05
Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

15 de dezembro de 2011

DESTAQUE
OBITUÁRIO

Situações de vulnerabilidade
ditam o futuro do HIV

O primeiro dia de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical entrevistou, com exclusividade, o diretor do departamento de DST, AIDS e hepatites virais do Ministério da Saúde, Dr. Dirceu Greco. Assuntos como a incidência da doença nos trópicos e sua disparidade em diferentes regiões do território brasileiro foram abordados. Para o especialista, que já está à frente do Programa Nacional de AIDS há quase um ano e meio, não se trata de uma condição geográfica, mas sim de diversos “determinantes sociais” que devem ser avaliados em populações que se encontram “em situação de vulnerabilidade”. Confira a entrevista na íntegra: SBMT: Como surgiu o HIV e como se dispersou pelo mundo? Dr. Dirceu Greco: Aparentemente, o HIV, como outras patologias, é uma antropozoonose. Quer dizer que ela estava estabelecida de maneira ampla em população animal... Saiba mais.

 



Robert Killick-Kendrick

(˜1929 †2011)
Por Reginando Peçanha

R. Killick-Kendrick nasceu em Hampton na Inglaterra em 20 de junho 1929 e faleceu no dia 22 de outubro de 2011 em Suméne na França, onde vivia com sua esposa Mireille. Bob, como era tratado pelos seus colegas e amigos mais próximos... Saiba mais.

NOTÍCIAS
MedTrop On-line

Mudanças no funcionamento de comitês assessores do Ministério da Saúde visam à transparência e a contribuições efetivas, diz secretário

Transparência e contribuições efetivas com assuntos pertinentes à Saúde. Estas são as metas que se pretende atingir com as alterações no modo de operação dos Comitês Técnicos... Saiba mais.

Proeminente no assunto, Dr. Carlos Costa fala sobre o investimento e financiamento das doenças tropicais

Apesar de ser a maior nação tropical do planeta, o Brasil, para o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Dr. Carlos Costa, ainda está longe de ser um exemplo no que diz respeito ao combate de doenças tropicais. Em entrevista, o presidente... Saiba mais.

“Vacina contra a dengue não nos liberará do combate ao Aedes aegypti”, diz especialista em doenças infecciosas

A criação da vacina contra a dengue não elimina a necessidade de manter o alerta e o desenvolvimento de novas estratégias de combate ao principal vetor da doença, o Aedes aegypti. Esta é a opinião de Pedro Luiz Tauil, professor colaborador voluntário da área de Medicina Social e do... Saiba mais.

 

SUS mantém epidemia de aids estabilizada no Brasil

Em três décadas, 608,2 mil foram infectados pelo vírus da aids no Brasil

Na África, novos programas mostram que é possível controlar a aids

Brasil vai mudar estratégia de campanha contra Aids, diz ministro

Confira em números os desafios mundiais do combate à aids


AGENDA

22 de janeiro a 04 de fevereiro
2012

IX Curso de Biologia Celular e Molecular da FMRP-USP
Ribeirão Preto - SP

16 a 19 de maio
2012

8º Congresso Paulista de Infectologia
Campos do Jordão – SP

A SBMT está nas redes sociais! Clique nos links e acompanhe

Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - Núcleo de Medicina Tropical - UnB
Horário de atendimento: segunda a sexta das 8h às 12h
sbmt@sbmt.org.br | Caixa Postal 4356 | Sala 43C - 70904-970 | Brasília - DF | Fone/Fax: (61) 3307-1154