Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Newsletter - Edição 06
Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

15 de janeiro de 2012

DESTAQUE OBITUÁRIO
Vacina experimental parece neutralizar
parasito da malária

Cientistas do Walter Reed Army Institute of Research, Estados Unidos, desenvolveram uma vacina antimalárica, aperfeiçoada pela empresa farmacêutica britânica GlaxoSmithKline, que se espera ter o potencial de neutralizar todas as cepas da espécie mais mortal do parasito que produz a doença. Testes iniciais em seres humanos mostraram que o imunizante induz uma resposta dos anticorpos capaz de deter cepas do P. falciparum, causadora de maior morbimortalidade. Apesar de levar mais algum tempo até que seja completamente desenvolvida, a vacina ainda deve ser aperfeiçoada antes de ser licenciada como a primeira vacina antimalárica da história. Os ensaios mais atuais, em larga escala, estão sendo feitos em mais de 15 mil crianças – de 11 localidades de sete países africanos –, porém são esperados resultados definitivos apenas em 2014. “A malária é considerada a principal destruidora de vidas da história da humanidade e vem acometendo a espécie humana e seus ancestrais há mais de 100 mil anos”, explica Eduardo Tosta, especialista em medicina tropical e pesquisador sênior de imunologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. “Atualmente, pouco menos da metade da população humana (três bilhões de pessoas) vive em áreas com risco de transmissão de malária, principalmente na África subsaariana, no subcontinente indiano, no sudeste asiático, em parte da Oceania... Saiba mais.

Antonio Carlos Silveira
(1948 - 2011)

Por Alejandro Luquetti

A comunidade científica internacional dedicada à doença de Chagas acaba de perder um dos seus mais importantes membros de todos os tempos. As contribuições de Antonio Carlos no combate ao vetor triatomíneo têm sido essenciais e vitoriosas. A sua dedicação ao tema desde a década de 1970 até o início da sua doença... Saiba mais.

NOTÍCIAS MedTrop On-line

“Única medida de controle da paracoccidioidomicose é desenvolvimento de vacina”, diz especialista

O único meio de conter a paracoccidioidomicose (PCM), principal micose sistêmica endêmica que atinge as zonas rurais do Brasil, é a criação de uma vacina contra o agente da doença. A sentença é do especialista Flavio de Queiroz Telles, professor associado de infectologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “O agente da PCM é o fungo Paracoccidioides brasiliensis e a única medida de controle que se vislumbra no futuro é o desenvolvimento... Saiba mais.

Brasil se prepara para receber congresso mundial de leishmanioses

Conhecido como Worldleish, a quinta edição do congresso mundial de leishmanioses será no Brasil, na praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco. Apesar da distância até a data de início do evento, marcado para 2013, os preparativos estão a todo vapor. Os assuntos que nortearão o encontro já estão definidos. “Vamos abordar todos os aspectos e temas das áreas do conhecimento relacionadas às leishmanioses no mundo, desde a biologia celular... Saiba mais.

 

Anfotericina lipossomal é a alternativa mais indicada ao
tratamento de leishmaniose mucosa

Em entrevista concedida à SBMT, o professor Valdir Sabbaga Amato, médico responsável pelo ambulatório de leishmanioses da Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da USP, comentou sobre o tratamento da leishmaniose em sua forma mucosa. De acordo com Amato, para o tratamento deste tipo específico da doença, a anfotericina lipossomal surge como a melhor alternativa às drogas habitualmente utilizadas “devido à sua menor toxidade renal e eficácia”. Confira na íntegra: SBMT: Qual é a situação do tratamento da leishmaniose mucosa no Brasil? Dr. Valdir Amato: A leishmaniose mucosa é uma importante complicação decorrente de metástase da forma cutânea, esta causada por várias espécies de Leishmania, mas principalmente a Leishmania (Viannia) braziliensis. Os medicamentos para o tratamento da forma mucosa são os antiquíssimos antimoniais, o isotionato de pentamidina e as anfotericinas B, que compreendem a formulação de desoxicolato e as formulações lipídicas. A situação atual do tratamento envolve custo das medicações, efeitos colaterais dos fármacos... Saiba mais.

 
AGENDA


17 de abril
Malária 2012: Drugs, Vaccines and
Pathogenesis
Nova York - NY

16 a 19 de maio
8º Congresso Paulista de Infectologia
Campos do Jordão - SP

23 a 27 de setembro
XVIII Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária
Rio de Janeiro - RJ

23 a 27 de setembro
XLVIII Congresso da SBMT
Rio de Janeiro - RJ

A SBMT está nas redes sociais! Clique nos links e acompanhe

Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - Núcleo de Medicina Tropical - UnB
Horário de atendimento: segunda a sexta das 8h às 12h
sbmt@sbmt.org.br | Caixa Postal 4356 | Sala 43C - 70904-970 | Brasília - DF | Fone/Fax: (61) 3307-1154
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento clicando aqui