Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.

Newsletter - Edição 07
Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

16 de fevereiro de 2012

DESTAQUE ENTREVISTA
Vice-presidente da SBMT comenta sobre a
união de empresas farmacêuticas no
combate de doenças tropicais

Treze empresas farmacêuticas, os governos dos Estados Unidos, Inglaterra e Emirados Árabes Unidos, além do Banco Mundial e da Fundação Bill & Melinda Gates anunciaram no fim de janeiro que vão iniciar um esforço para combater e erradicar pelo menos dez doenças tropicais. A parceria do grupo com a Organização Mundial da Saúde vai doar e produzir 14 bilhões de doses de remédios nos países pobres, onde esses problemas afetam aproximadamente um bilhão de pessoas. A medida estabeleceu ainda o ano de 2020 como prazo para controlar males como a hanseníase e a Doença de Chagas. Na opinião de Mitermayer Galvão dos Reis, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, este esforço é importante para o controle dessas doenças, mas a erradicação é mais difícil, especialmente pela variedade na maneira da transmissão. Para ele, que também é diretor da unidade Fiocruz na Bahia, o investimento pode ajudar bastante o tratamento da Hanseníase, por exemplo. Neste caso é mais fácil a identificação do tratamento por se tratar de uma doença que se propaga basicamente em regiões pobres, com alta incidência de população, o que facilita o desenvolvimento da bactéria que causa o problema. “Mais do que... Saiba mais.

Eduardo Tosta
fala com a SBMT

Convidado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Eduardo Tosta, especialista em imunologia clínica e mestrado em medicina tropical pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, doutorado e pós-doutorado em imunologia pela University of London e pesquisador sênior de imunologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, comenta sobre a vacina experimental... Saiba mais.

NOTÍCIAS MedTrop On-line

Gabriel Jaramillo vai gerir Fundo Global da Aids

A maior instituição de financiamento do combate à Aids convocou um banqueiro colombiano-brasileiro para resgatar sua credibilidade e gerenciar bilhões de dólares. O Fundo Global contra Aids, Malária e Tuberculose anunciou Gabriel Jaramillo como gerente-geral da entidade, que tem mais de US$ 10 bilhões até 2013 para programas de saúde. “O fundo é a entidade mais eficiente do mundo na implementação de doações. Mas sei que hoje ele não está em... Saiba mais.

ICTMM oferece desconto ao associado da SBMT

A inscrição para XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria (ICTMM) está com desconto para os associados da SBMT. A redução é de 150 reais. Como a anuidade da SBMT é de 140 reais, a idéia é, portanto, a de fazer com que o cadastramento para o Congresso seja mais barata para os sócios da SBMT que estiverem em dia ou, ainda, recentemente associados (incluindo no caso da inscrição no site no primeiro dia do evento... Saiba mais.

Tutorial para pagamento de anuidade pelo site

Aos associados da SBMT que estejam enfrentando alguma dificuldade no pagamento da anuidade via site, foi criado um tutorial de procedimento.Confira o passo a passo: 1. Se já é sócia da SBMT, com certeza ela estará ativa em nosso cadastro do site. Para confirmar, deverá acessar o site www.sbmt.org.br e logar com o email de cadastro e a senha padrão sbmt123. Por uma questão de segurança, essa senha padrão deverá ser alterada assim que a pessoa se logar no sistema. Se essa pessoa tiver cadastrada com email antigo, ela não conseguira acessar o sistema. 2. Se a pessoa ainda não é sócia da SBMT, ela deverá se cadastrar no formulário http://www.sbmt.org.br/site/cadastro. Na página, haverá um passo a passo que permitirá a emissão de um boleto. O pagamento também poderá ser realizado por cartão de crédito. 3. Após fazer o login tanto no caso 1 como no caso 2 acima, a pessoa escolherá a forma de pagamento, se é por cartão de crédito ou... Saiba mais.

 

Cientistas interrompem pesquisa em vírus mais letal da gripe aviária

Malária: medicamentos falsos e de má qualidade podem pôr “milhões de vidas em risco”

Acidentes com motos aumentam quase 1000% em Fortaleza, diz IJF

Primeiras-damas africanas coordenam luta contra a AIDS

Tuberculose se alastra e contamina carcereiros

UNICEF diz que grandes endemias têm impacto no bem-estar da população

Dengue aumenta 529% no Recife

ONU exalta programa cubano de luta contra a AIDS

Crise econômica pode aumentar casos de tuberculose em Portugal

Diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura afirma que Brasil precisa socorrer países africanos contra a fome

Estudo da Medicina/Unesp analisa reação do sistema imunológico contra fungo causador de micose

Twitter revelou epidemia de cólera duas semanas antes do governo

O insaciável apetite dos vietnamitas pelo cozido de cachorro


AGENDA
2 a 5 de abril
Spring Meeting 2012
British Society of Parasitology
Glasgow - Escócia
17 de abril
Malária 2012: Drugs, Vaccines
and Pathogenesis
Nova York - NY
16 a 19 de maio
8º Congresso Paulista de
Infectologia
Campos do Jordão - SP

23 a 27 de setembro
XVIII Congresso Internacional de
Medicina Tropical e Malária
Rio de Janeiro - RJ

23 a 27 de setembro
XLVIII Congresso da SBMT
Rio de Janeiro - RJ


 

A SBMT está nas redes sociais! Clique nos links e acompanhe

Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - Núcleo de Medicina Tropical - UnB
Horário de atendimento: segunda a sexta das 8h às 12h
sbmt@sbmt.org.br | Caixa Postal 4356 | Sala 43C - 70904-970 | Brasília - DF | Fone/Fax: (61) 3307-1154
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento clicando aqui