Notícias

Pesquisadores nacionais e internacionais discutem o vírus Zika e a microcefalia na Fiocruz de Pernambuco

Evento ocorrerá nos dias 1º e 2 de março, no auditório da instituição

10/02/2016

A Fiocruz Pernambuco reúne pesquisadores nacionais e internacionais nos dias 1 e 2 de março para discutirem aspectos clínicos e epidemiológicos, diagnóstico, vetores e a biologia do vírus Zika. O evento A B, C, D, E do Zika Vírus será promovido no auditório da instituição e abordará 22 temas. Complicações relacionadas ao zika vírus; zika congênita: epidemia ou tsunami sanitário”?; Desafios na pesquisa de arbovírus; Epidemiologia da microcefalia no Brasil; Controle dos mosquitos urbanos utilizando mosquitos como disseminadores de larvicidas eCompetência vetorial para zika em culicídeos vetores, são alguns deles.

Para acessar a programação clique aqui

O workshop é destinado a especialistas da área e/ou profissionais de serviços de vigilância em saúde e estudantes pós-graduação em temas ligados aos tópicos em discussão. A proposta é realizar um evento de alto nível científico. A comissão organizadora acredita que a reunião de especialistas qualificados dentro de um mesmo espaço permitirá discutir de forma mais abrangente o conhecimento disponível sobre esse patógeno, as principais dúvidas científicas existentes e os encaminhamentos necessários para solucioná-las.

Entre os palestrantes estão a coordenadora do estudo clínico epidemiológico de caso-controle desenvolvido pela Fiocruz-PE, Celina Turchim; o pesquisador da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha, Marcos da Silva Freire, pesquisador  e vice-diretor de desenvolvimento tecnológico de Biomanguinhos; Paolo Marinho de Andrade Zanotto, da Universidade de São Paulo; Amilcar Tanuri, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Alain Kohl, da Universidade de Glasgow (Escócia).

Mais informações estarão disponíveis no site da Fiocruz Pernambuco e em outras páginas das unidades da Fiocruz.

 

WHORKSHOP “A,B,C,D,E do Zika Vírus”

Dias 1 e 2 de março de 2016

Local: Auditório da Fiocruz Pernambuco

Informações:  www.cpqam.fiocruz.br

81 2101.2505