Notícias

Três prêmios concedidos a jovens cientistas serão entregues na cerimônia de abertura do Medrop 2018

Interessados no Prêmio Jovem Pesquisador devem realizar inscrições no site do evento. Aqueles interessados no Premio Young Investigator Award devem encaminhar suas solicitações até o dia 20 de julho, enquanto os que tiverem interesse no Premio Jovem Pesquisador Medalha Ruth Nussenzweig têm até o dia 10 de agosto

09/07/2018
width=550

As premiações têm por objetivo incentivar jovens cientistas que tiveram destacada atuação em Medicina Tropical

O Prêmio Jovem Pesquisador, criado pela SBMT em 2014, tem como objetivo reconhecer a importância do trabalho dos jovens pesquisadores para a ciência, bem como estimular a continuação de seus trabalhos na área da Medicina Tropical. Na edição deste ano novamente será concedida importância de R$ 1.000,00 para o primeiro colocado de cada categoria (graduação, mestrado e doutorado) enquanto os segundos e terceiros colocados serão agraciados com menções honrosas. Os melhores trabalhos em cada categoria serão apresentados no primeiro dia do evento (dia do curso pré-congresso). O resultado da premiação será divulgado na solenidade de abertura do 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), que será realizado em Recife (PE), entre os dias 02 e 05 de setembro.

Para participar, o autor ao enviar o trabalho deve optar se deseja submeter à premiação durante envio de trabalho no site. Os critérios de avaliação permanecem os mesmos da edição 2017. Entre eles, está a relevância do tema, a consistência teórica e a metodologia utilizada. Os três primeiros colocados de cada categoria nas apresentações dos pôsteres, pela manhã, vão para a apresentação oral à tarde. É importante lembrar que para concorrer, o candidato deve ser o primeiro autor do resumo submetido, além disso, ele deve estar presente no primeiro dia do evento e realizar a apresentação do seu trabalho.

Prêmio Jovem Pesquisador Brasileiro de Destaque no Brasil: Medalha Ruth Nussenzweig

O prêmio será concedido ao jovem pesquisador brasileiro, com até 10 anos de doutorado, que tenha realizado contribuições para o estudo de malária. O objetivo não é premiar teses de doutorado recém-defendidas, mas jovens pesquisadores que venham se destacando na área. Sendo, assim as candidaturas devem se restringir àquelas que efetivamente representem uma contribuição de significativo impacto na área.

Para participar é necessário enviar um mini-memorial de até cinco páginas (fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço 1,5) no qual o candidato deve descreve seu histórico apontando os trabalhos e contribuições para a pesquisa em malária, com ênfase na sua atuação/investigação atual; resumo (de acordo com o formato dos resumos apresentados na reunião) referente a resultados atuais. A documentação deve ser encaminhada até o dia 10 de agosto para o email: wueltonmm@gmail.com.

A premiação vai ocorrer na XV Reunião Nacional de Pesquisa em Malária, que será realizada de 03 a 05 de setembro, como evento satélite do 54º MedTrop.

Institut Mérieux – SBMT Young Investigator Awards-2018

Com o objetivo de incentivar jovens profissionais que tiveram destaque na atuação em Medicina Tropical, o Instituto Mérieux e a SBMT decidiram firmar parceria e premiar, em 2017, um Jovem Investigador. O prêmio, no valor de 10.000 €, foi entregue durante o 53º MedTrop, realizado em Cuiabá. Neste ano, o prêmio, no mesmo valor, será entregue durante a cerimônia de abertura do 54º MedTrop.

Para participar, os candidatos devem ser membros atuais da SBMT. A solicitação para o prêmio deve ser encaminhada à SBMT até o dia 20 de julho. O pedido, em inglês, deve ser encaminhado ao e-mail sbmt@localhost. Nele deve constar o nome completo do candidato e informações para contato (endereço de e-mail e número de telefone celular), além de um breve Currículo detalhando com o seu histórico profissional e a descrição, uma a duas páginas, de pesquisa e / ou projetos clínicos que o jovem investigador realizou ou que pode ser considerado para o prêmio. É necessária a apresentação de documentos comprobatórios, tais como, a publicação do trabalho proposto. Também deve conter a descrição, uma a duas páginas, das pesquisas em andamento e futuras realizadas pelo candidato no campo das doenças tropicais. Por fim, uma foto do candidato e uma carta de recomendação da instituição anfitriã onde o candidato está trabalhando no momento da aplicação (opcional).