_destaque, Notícias

24 de março: Dia mundial de combate à Tuberculose

.

22/03/2024

No dia 24 de março, o mundo se une para reconhecer o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença que persiste como uma ameaça global à saúde pública. A data serve como lembrete de que, apesar dos avanços médicos e científicos, a doença continua a afetar milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente as populações vulnerabilizadas. A tuberculose está intrinsecamente ligada a questões sociais, econômicas e de saúde pública mais amplas, como pobreza, desigualdade social.

O Ministério da Saúde vem ampliando o investimento em ciência e tecnologia como resposta à doença e destinou um valor de R$ 14 milhões para apoiar a realização de projetos de pesquisas operacionais voltadas às ações de vigilância, prevenção e eliminação da tuberculose. Também foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novas vacinas, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, a pasta lançou o programa Brasil Saudável, um desdobramento do Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (Ciedds), criado em abril de 2023.

Para lembrar a data, a Campanha Nacional produzida pelo Ministério da Saúde este ano traz como destaque a prevenção, o reconhecimento dos sinais e sintomas da tuberculose, o que fazer em caso de suspeita e a importância de realizar o tratamento até o final para alcançar a cura. Tanto a prevenção quanto o diagnóstico e o tratamento são disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), que além dos exames para detectar a doença, também oferta a vacina BCG para proteger crianças das formas mais graves.

Juntos podemos vencer a tuberculose. Juntos, podemos salvar vidas.