Divulgação, Notícias

30 de janeiro – Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas

.

08/01/2022

width=350

O dia 30 de janeiro traz a oportunidade de notabilizar um dos maiores problemas de saúde pública com consequências socioeconômicas calamitosas — doenças que mostram uma das faces mais cruéis da desigualdade de um mundo globalizado.

A SBMT reitera seu compromisso técnico-político ao longo de toda a sua história de dar suporte, com base em evidências científicas, ao enfrentamento e controle de DTN, defendendo e valorizando do Sistema Único de Saúde (SUS) assim como apoiando ações intersetoriais para superação de determinantes sociais em saúde. Cumpre também demarcar que, a despeito de todos esforços, as medidas de austeridade que impactam a saúde e a educação, assim como a escassez de investimentos robustos e continuados em pesquisas científicas e de inovação para estas doenças ainda permeiam a nossa sociedade.

As DTN afetam as populações mais pobres do mundo, aquelas invisíveis e que vivem à sombra do esquecimento. As pessoas acometidas por estas doenças precisam tratamento oral, seguro, eficaz, de baixo custo e de curta duração, além do desenvolvimento de vacinas. Que esta data reforce o compromisso de combater as DTN e salvar vidas.

Saiba mais: https://sbmt.org.br/wp-content/uploads/2022/01/100.pdf