_destaque, Medtrop, Notícias

Abertura do MEDTROP marca início da 60ª edição do maior congresso de Medicina Tropical em 2025

03/11/2025

A Solenidade de Abertura do MEDTROP 2025 — 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical — foi realizada na noite deste domingo (2 de novembro de 2025), no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). O evento reuniu autoridades, pesquisadores, profissionais de saúde e representantes de instituições nacionais e internacionais para celebrar o início de uma semana dedicada à ciência, à pesquisa e à saúde pública.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do MEDTROP 2025, Dr. Sinval Pinto Brandão Filho, e contou com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Dra. Rosália Morais Torres, além de representantes do Ministério da Saúde, da Fiocruz, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do CONASS, do CONASEMS, da OPAS/OMS e de diversas instituições de pesquisa e ensino.

Na ocasião, o Governo do Estado foi representado pelo secretário de Saúde da Paraíba, Arimathéus Silva Reis, enquanto o Ministério da Saúde esteve representado pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão, que destacou a relevância do tema central desta edição.

“É um prazer estar nesse congresso, na Paraíba, porque é uma coisa especial aos 35 anos do SUS e também é muito simbólico, nessa 60ª edição, que a gente esteja discutindo mudanças climáticas e saúde, uma vez que na semana que vem teremos a COP30, em Belém. Estamos aqui para trabalhar muito juntos, pensando que essa é a maior ameaça à saúde deste século”, afirmou Dra. Mariângela Simão, representando o ministro Alexandre Padilha.

Durante a solenidade, o presidente do MEDTROP 2025, Dr. Sinval Brandão, ressaltou a importância de sediar o congresso na Paraíba e o protagonismo do estado nas pesquisas sobre doenças tropicais.

“É com prazer que damos início ao MEDTROP 2025 aqui na nossa querida Paraíba, que será um marco na história do Congresso, com uma programação extensa e completa. Ressalto que somos um estado com tradição em estudos sobre a doença de Chagas e outras enfermidades tropicais. Trabalhamos sempre pela ciência e pela saúde. Este ano, sob o tema dos impactos climáticos, buscamos nos preparar para os desafios que virão”, afirmou.

A presidente da SBMT, Dra. Rosália Morais Torres, reforçou a importância científica e social do evento.

“É com um grande senso de responsabilidade que começamos este congresso, que discute a medicina tropical e as doenças que atingem nossa população. Vivemos tempos desafiadores, pois as mudanças climáticas não afetam apenas o meio ambiente, mas também a saúde pública, expondo a população a riscos significativos. Nossa missão é crítica, mas extremamente necessária para que possamos agir de forma eficaz na prevenção e controle das doenças nesse mundo em constante mudança”, destacou.

Representando o governador da Paraíba, o secretário estadual de Saúde, Arimathéus Silva Reis, enfatizou o orgulho e o compromisso do estado com a saúde pública e a pesquisa científica.

“Esse evento é um marco histórico para a saúde pública da Paraíba. Tenho orgulho de fazer parte desse momento, ao lado de tantos profissionais comprometidos com o enfrentamento de desafios como as mudanças climáticas, que impactam diretamente a vida das pessoas e exigem respostas inovadoras dos gestores e pesquisadores”, declarou.

Ainda durante a solenidade, foi exibido um vídeo do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que enviou uma mensagem de boas-vindas aos participantes e destacou a importância da pauta climática no setor da saúde.

“Quero saudar o tema deste congresso, que acontece de forma muito pertinente. Na COP deste ano teremos, pela primeira vez, um dia inteiro exclusivo sobre a saúde. E isso tem a ver com a liderança do Brasil e com o que temos feito na área, com o plano de adaptação dos sistemas de saúde para o enfrentamento das doenças climáticas”, afirmou o ministro.

Após a exibição do vídeo, tiveram início as homenagens e premiações, seguida por um ato social promovido pelo Fórum Social de Enfrentamento das Doenças Infecciosas e Negligenciadas e a leitura de cartão com solicitações de implementação da Lei 14. 977/24.

A programação da noite foi encerrada com a Conferência Magna, que teve como tema “Ações do Ministério da Saúde para o Enfrentamento das Doenças Tropicais”, e um coquetel de boas-vindas aos participantes que contou com apresentação cultural de forró.

O MEDTROP 2025 segue até o dia 5 de novembro, reunindo especialistas do Brasil e do mundo em torno de debates sobre doenças tropicais, saúde global e os desafios impostos pelas mudanças climáticas — reafirmando o compromisso da ciência com a vida e com o futuro da saúde pública.

Facebook: @sbmtoficial
Instagram: @sbmtoficial
Youtube: @SBMTTV
Site do evento: www.medtrop2025.com.br

**Esta reportagem reflete exclusivamente a opinião do entrevistado.**