Notícias

Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas: Indicações podem ser realizadas a partir do dia 16

As indicações de pesquisadores seniores para receber o prêmio podem ser feitas entre os dias 16 e 30 de julho

09/07/2018
width=550

As indicações serão avaliadas entre os dias 1º e 07 de agosto. No dia 08, a SBMT divulgará o vencedor, que será agraciado com a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas

Pelo quinto ano consecutivo, a SBMT vai homenagear um cientista que teve papel de destaque junto à Medicina Tropical. A outorga será realizada na cerimônia de abertura do 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), no dia 02 de setembro,em Recife (PE).

As indicações de pesquisadores para receber a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas podem ser feitas entre os dias 16 e 30 de julho. Basta baixar e preencher o formulário (clique aqui) e depois enviá-lo para o e-mail premiopesquisadorsenior@localhost. As indicações serão confirmadas pelo mesmo e-mail.

A comissão julgadora que vai escolher o cientista vencedor é composta pelos doutores Aluísio Segurado, Glória Teixeira e Mitermayer Galvão dos Reis, coordenador do grupo.

Os critérios de seleção permanecem os mesmos definidos nas edições anteriores: 1) Excepcional produção científica na área de Medicina Tropical; 2) Ter desenvolvido significante contribuição científica enquanto trabalhando no Brasil; 3) Ter tido importante papel na formação de recursos humanos em Medicina Tropical (stricto sensu e lato sensu); 4) Ter desenvolvido trabalhos que resultaram em benefício da comunidade acadêmica e da população em geral; 5) Ter mais de 70 anos de idade; 6) Não fazer parte da diretoria da SBMT; 7) Não ter ganho o prêmio em edições anteriores. É importante lembrar que a indicação dos premiados é restrita aos associados quites com a SBMT e que a eleição do vencedor não depende do número de indicações.

A comissão julgadora vai avaliar as indicações entre os dias 1º e 07 de agosto. No dia 08 do mesmo mês, a SBMT divulgará o vencedor, que será agraciado com a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas na cerimônia de abertura do Medtrop.

Vencedores anteriores

Os vencedores do Prêmio Pesquisador Sênior em 2014 e 2015 foram respectivamente os professores Zilton de Araújo Andrade e José Rodrigues Coura. Em 2016, a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas excepcionalmente foi atribuída a dois renomados cientistas: professores João Carlos Pinto Dias e Vicente Amato Neto. Já em 2017, o outorgado foi o professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB) Pedro Luiz Tauil.