_destaque, Notícias

Dia Mundial da Doença de Chagas 2024: Unindo forças para uma detecção precoce e um acompanhamento ao longo da vida

A doença de Chagas é uma das doenças negligenciadas mais prevalentes nas Américas, mas tem se tornado uma preocupação global

03/04/2024

Data evidencia a importância do acesso universal aos serviços de saúde e a necessidade de mobilização de recursos para melhorar a vida das pessoas portadoras da doença de Chagas em todo o mundo

No dia 14 de abril de 2024, o mundo se une novamente para ampliar a conscientização sobre a doença de Chagas, que, há décadas, afeta milhões de pessoas em todo o globo. O Dia Mundial da Doença de Chagas é uma ocasião singular para refletirmos sobre o sofrimento e os desafios enfrentados por aqueles que vivem com a doença, bem como para promover esforços globais e contínuos para melhorar a prevenção da infecção, incrementar o diagnóstico e o tratamento precoces e promover o acompanhamento dos afetados. Essa data evidencia, ainda, a importância do acesso universal aos serviços de saúde e a necessidade de mobilização de recursos para melhorar a vida das pessoas portadoras da doença de Chagas em todo o mundo.

A proposta de designar um dia específico para aumentar a conscientização sobre a doença de Chagas e incentivar esforços globais para enfrentá-la foi aprovada por unanimidade pelos Estados Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio de 2019, durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde.

O dia 14 de abril foi escolhido como o Dia Mundial de Doença de Chagas por ser o dia em que, no ano de 1909, pela primeira vez, Carlos Ribeiro Justiniano Chagas médico, cientista e pesquisador brasileiro diagnosticou a doença em uma menina de dois anos de idade, Berenice. Carlos Chagas descreveu a doença, o seu agente etiológico – o parasito Trypanosoma cruzi – e identificou o seu principal vetor, os triatomíneos, insetos conhecidos popularmente como “barbeiros” ou “vinchucas”, entre muitos outros nomes. Ele também demonstrou como esses insetos podiam transmitir o parasito para os seres humanos e documentou as manifestações clínicas da doença. Além de sua enorme contribuição científica, Carlos Chagas, junto com a sua equipe do Instituto de Manguinhos, desempenhou papel importante na implementação de medidas de controle da doença de Chagas no Brasil, trabalhando para conscientização da população sobre os riscos da doença e alertando as autoridades públicas para a necessidade de medidas de prevenção e controle. A escolha dessa data homenageia tanto os afetados quanto reconhece o legado de Carlos Chagas, e constitui uma grande oportunidade para aumentar a conscientização sobre a doença de Chagas, promover a educação pública e mobilizar esforços em prol de um tema central anual. O slogan da edição de 2024 do Dia Mundial de Doença de Chagas é: “Diagnóstico precoce e cuidado ao longo da vida”.

Doença de Chagas: uma doença global

A doença de Chagas é uma das doenças negligenciadas mais prevalentes nas Américas, mas tem se tornado uma preocupação global devido à migração e deslocamentos internacionais. Estimativas apontam para 6 a 7 milhões de infectados mundialmente, com novos casos e mortes anuais significativos. Apesar dos esforços no sentido de favorecer seu diagnóstico, prevenção e tratamento, a doença de Chagas representa um desafiador problema de saúde pública, entre outros, devido ao longo tempo de latência entre a fase aguda, que pode manifestar-se clinicamente ou não, e o aparecimento de sinais e sintomas da fase crônica, o que dificulta o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento. Quanto mais tardiamente o paciente iniciar o tratamento, maior a probabilidade de o parasito causar danos ao organismo, principalmente no coração e no sistema digestivo. Por outro lado, sabe-se que é na idade pediátrica que existem as maiores taxas de cura parasitológica com a menor prevalência de reações adversas aos tratamentos antiparasitários.

Doença complexa, socialmente determinada

Na campanha de 2024, vários objetivos de comunicação foram destacados. O primeiro deles se concentra no fato de a doença de Chagas ser uma doença socialmente determinada, fortemente influenciada por determinantes sociais, econômicos e ambientais. Por isso, é necessário adotar abordagens integradas e políticas inclusivas que coloquem em seu centro de atuação as populações em situações de vulnerabilidade. O reconhecimento de que a doença de Chagas está intimamente ligada à pobreza, habitações precárias e falta de acesso a serviços de saúde torna crucial abordar esses determinantes sociais e econômicos para controlar efetivamente a doença, o que é possível quando se reconhece a importância da colaboração multissetorial entre governos, organizações não governamentais, instituições de pesquisa, setor privado e sociedade civil organizada para enfrentar, efetivamente, os desafios relacionados à doença de Chagas.

Notificação inadequada e necessidade de diagnóstico  

A doença de Chagas já foi diagnosticada em pessoas em 44 países do mundo. No entanto, poucos países dispõem de sistemas de informação para monitorizar o número de casos agudos e crônicos existentes. Na maioria dos países, as taxas de diagnóstico costumam ser muito baixas, o que dificulta uma visão realista do universo de infectados. Desta forma, ausência de diagnóstico e a notificação inadequada formam um binômio que dificulta a implementação de medidas de controle e prevenção eficazes e a compreensão ampla da prevalência da doença, bem como a análise da sua distribuição geográfica e temporal, prejudicando o planejamento e a implementação de políticas de saúde eficazes.

Diagnóstico precoce, tratamento oportuno e seguimento clínico

Outro objetivo do Dia Mundial é destacar, também, dois grandes desafios compartilhados por muitas outras doenças crônicas: a necessidade de detecção precoce (em nível individual e coletivo) e o seguimento ou acompanhamento ao longo da vida.

Melhorar o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento oportuno e acompanhamento clínico é condição fundamental para garantir que as pessoas infectadas recebam o cuidado de que precisam. O não atendimento a essas necessidades favorece a progressão da doença para as formas crônicas (cardíaca, digestiva ou neurológica) e à suas complicações, gerando muito sofrimento humano e impactos negativos na qualidade de vida das pessoas afetadas e de suas famílias. Em termos de saúde pública, isso resulta em custos econômicos significativos devido a hospitalizações, tratamentos prolongados, incapacidade laboral e perda de produtividade.

Investimento em Pesquisa e Inovação

Finalmente, dentre os objetivos da campanha de 2024 está a recomendação de aumentar os investimentos contínuos em pesquisa e inovação para desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico, tratamentos mais eficazes e com menos reações adversas, estratégias de controle de vetores e incentivo à pesquisa de vacinas para prevenção da doença, assim como para melhorar os materiais e estratégias atuais de informação, educação e comunicação, começando pelo mundo educativo infantil. É necessário priorizar a alocação de recursos para pesquisa, prevenção e tratamento da doença e disponibilizar tecnologias que aumentem a oportunidade de diagnóstico e tratamento.

Cuidado com a vida

O cuidado com a vida está contido no princípio do Acesso Universal e Integral, que garante a todas as pessoas acesso igualitário e equitativo a serviços de saúde de qualidade para o diagnóstico, tratamento e cuidados independentemente de condição socioeconômica ou geográfica. A doença de Chagas está profundamente ligada a determinantes sociais, econômicos e ambientais e a campanha de 2024 adota uma abordagem holística, na qual todos esses determinantes são considerados no cuidado ao portador da doença. A campanha estimula a adoção de medidas como controle de vetores, melhorias na habitação, práticas de higiene adequadas, especialmente alimentares, e educação sobre a doença. Prevê, ainda, garantir que todas as comunidades afetadas pela doença de Chagas sejam incluídas, efetivamente, nos esforços de prevenção, diagnóstico e tratamento, com especial atenção às populações marginalizadas e vulneráveis.

Todos esses objetivos orientam as estratégias e ações da campanha para o Dia Mundial da Doença de Chagas de 2024, com um objetivo final de reduzir o ônus dessa doença negligenciada e melhorar a vida das pessoas afetadas. É enfatizada a necessidade de uma abordagem coordenada e colaborativa em escala global, envolvendo todos os segmentos da sociedade. Somente por meio de esforços coordenados podemos alcançar os objetivos de minorar o sofrimento das pessoas afetadas, melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo e reduzir a incidência e prevalência da doença.