Época de primavera tem maior risco de disseminação de escorpiões no Brasil
Clima e estação do ano são alguns dos principais motivos para o aumento da infestação de escorpiões nas residências
30/09/2024Animais peçonhentos: o que está acontecendo com os escorpiões nas cidades? Esse foi o tema da palestra de Francisco Chiaravalloti Neto, Professor Associado do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), durante o primeiro dia MEDTROP – 59° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.
O especialista apontou que o clima é um dos principais motivos para a incidência de escorpiões nas residências. “Entre 2008 e 2021, fizemos um estudo na cidade de São Paulo, e nesse período identificamos que o maior índice de envenenamento por escorpião, ocorre principalmente na primavera”, diz Chiaravalloti Neto.
Ele também destacou que o aumento da população de escorpiões nas cidades se deve a vários fatores “Aquecimento global, construções de edificações, aumento da densidade demográfica, coleta de lixo ineficiente e a presença de outros animais, como baratas, colaboram para o crescimento da população de escorpiões, afirmou e especialista. Os tipos mais comuns encontrados nas residências são os: Tityus Serrulatus e Bahiensis.
As queimadas também são grandes responsáveis pelo aumento da população de escorpiões, pois destroem o habitat natural desses animais. Como consequência, eles se desalojam e começam a invador as residências para fugir das altas temperaturas.
“É preciso maior investimento em pesquisas para monitorar o crescimento de infestação de escorpiões no Brasil e elaborar estratégias mais eficientes de contenção”, finaliza o especialista.
**Esta reportagem reflete exclusivamente a opinião do entrevistado.**