Estudo gera controvérsias sobre vacinação e mortalidade pós-Covid no Brasil
Pesquisadores apontam falhas metodológicas sérias, incluindo a falta de revisores especializados e o uso limitado do banco de dados SIVEP-Gripe
31/01/2025Um estudo recente publicado na revista Frontiers of Medicine intitulado “Evaluation of post-COVID mortality risk in cases classified as severe acute respiratory syndrome in Brazil: a longitudinal study for medium and long term” está no centro de uma intensa controvérsia científica e social no Brasil ao sugerir que a proteção da vacina Covid-19 pode diminuir após um ano, aumentando o risco de mortalidade para os vacinados. Pesquisadores apontam falhas metodológicas sérias, incluindo a falta de revisores especializados e o uso limitado do banco de dados SIVEP-Gripe. A pesquisa levanta preocupações sobre a transparência e a rigor científico na publicação de estudos com impacto na saúde pública, destacando a necessidade de revisões robustas e transparentes antes da divulgação de resultados.
Confira o comentário “Bad science is a feed for disinformation and scientific negationism” para entender melhor o assunto.
**Esta reportagem reflete exclusivamente a opinião do entrevistado.**