Notícias

Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas: indicações já podem ser realizadas

As indicações de pesquisadores sêniores para receber o prêmio podem ser feitas até 31 de julho

02/04/2024

A SBMT divulgará o nome do vencedor que será agraciado com a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas na cerimônia de abertura do MEDTROP 2024

Pelo décimo primeiro ano consecutivo, a SBMT vai homenagear um cientista que teve papel de destaque junto à Medicina Tropical. A outorga será realizada durante a cerimônia de abertura do 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP), no dia 22 de setembro, em São Paulo (SP).

As indicações de pesquisadores para receber a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas podem ser feitas até o dia 31 de julho por meio de formulário eletrônico.

A comissão julgadora que vai escolher o cientista vencedor é composta pelo Dr. Sinval Pinto Brandão Filho, Dra. Marcia Hueb e Dr. Mitermayer Galvão dos Reis, coordenador do grupo.

Critérios para a seleção:

  1. Excepcional produção científica na área de Medicina Tropical;
  2. Ter desenvolvido significante contribuição científica em sua trajetória de pesquisador em instituições do Brasil;
  3. Ter tido importante papel na formação de recursos humanos em Medicina Tropical (stricto sensu e lato sensu);
  4. Ter desenvolvido trabalhos que resultaram em benefício da comunidade acadêmica e da população em geral;
  5. Ter mais de 70 anos de idade;
  6. Não ter ganho o prêmio em edições anteriores;
  7. A indicação dos premiados é restrita aos associados quites com a SBMT;
  8. A eleição do indicado não depende do número de indicações.

A comissão julgadora vai avaliar as indicações e o resultado do vencedor que será agraciado com a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas será divulgado na cerimônia de abertura do MEDTROP 2024, no dia 22 de setembro.

Vencedores anteriores

Os vencedores do Prêmio Pesquisador Sênior em 2014 e 2015 foram respectivamente Dr. Zilton de Araújo Andrade e Dr. José Rodrigues Coura. Em 2016, a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas excepcionalmente foi atribuída a dois renomados cientistas: Dr. João Carlos Pinto Dias e Dr. Vicente Amato Neto. Já em 2017, o outorgado foi o Dr. Pedro Luiz Tauil. Em 2018 e 2019, foram respectivamente Dr. Jeffrey Jon Shaw e Dr. Naftale Katz. Já em 2021 e 2022 foram Dra. Sônia Andrade e Dr. Habib Fraiha Neto, respectivamente. Em 2023, o Dr. Edgar Marcelino de Carvalho Filho.