_destaque, Notícias

MEDTROP 2023: ChagasLeish representa avanço na luta contra doenças negligenciadas

Eventos satélites são uma valiosa adição ao programa principal do congresso e proporcionam uma experiência enriquecedora e diversificada

10/07/2023

O ChagasLeish tem o objetivo de promover avanços no diagnóstico, tratamento e prevenção dessas enfermidades que afetam milhões de pessoas em todo o mundo

Os eventos satélites do MEDTROP 2023 são uma valiosa adição ao programa principal do congresso, que proporcionam aos participantes uma experiência enriquecedora e diversificada. É uma oportunidade ímpar para expandir conhecimentos, trocar experiências e contribuir para o avanço da Medicina Tropical. Além disso, os eventos satélites oferecem a oportunidade de aprofundar conhecimentos em áreas específicas, conhecer pesquisas inovadoras e estabelecer contatos com profissionais e pesquisadores de renome internacional. Na programação estão previstos diversos cursos, mesas-redondas e simpósios.

A Reunião Anual de pesquisa aplicada em doença de Chagas e Leishmaniose, o ChagasLeish, evento satélite do Congresso Brasileiro de Medicina Tropical (MEDTROP) tem grande destaque no cenário científico brasileiro e latino-americano. Realizado anualmente, esse evento tem como objetivo reunir pesquisadores, médicos, estudantes e profissionais da saúde que trabalham com a doença de Chagas e as leishmanioses, conjuntamente com o corpo técnico do Ministério da Saúde das respectivas áreas. Essa importante conferência científica proporciona um ambiente científico muito rico para a troca de conhecimento, debate e apresentação de pesquisas inovadoras. Os participantes têm a oportunidade de atualizar seus conhecimentos sobre os avanços mais recentes, bem como discutir os desafios e as perspectivas futuras. A edição deste ano traz como tema “Saúde Única como abordagem integrada de controle”.

Durante o ChagasLeish, uma ampla gama de tópicos relacionados a essas doenças é abordada. São discutidos aspectos epidemiológicos, diagnóstico, tratamento, prevenção, controle vetorial, imunologia, genética e desenvolvimento de novas terapias, educação em saúde. Além disso, são apresentados os resultados de estudos clínicos e experimentais, favorecendo a disseminação de descobertas científicas de relevância. Para a presidente do Chagasleish 2023, Dra. Alda Maria da Cruz, a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes é enriquecida por meio de palestras proferidas por renomados especialistas nacionais e internacionais, que compartilham suas experiências e oferecem insights valiosos para a comunidade científica presente. Além disso, são realizados conferências, mesas-redondas e cursos, proporcionando um espaço para discussões mais aprofundadas sobre temas específicos.

Ainda segundo a Dra. Cruz, a reunião ChagasLeish também é uma oportunidade para promover a interação entre profissionais de diferentes áreas e instituições, facilitando a colaboração e a formação de redes de pesquisa visando atender as demandas dos serviços e aprimorar a qualidade das ações de vigilância e manejo clínico. “A troca de informações e a discussão de ideias contribuem para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes no combate a essas doenças de populações negligenciadas. Além disso, a reunião também estimula a participação de jovens pesquisadores e estudantes, oferecendo espaços dedicados à apresentação de trabalhos científicos. Essa interação entre pesquisadores consolidados e iniciantes é fundamental para fomentar o interesse e a continuidade das pesquisas na área”, complementa.

Para a presidente do ChagasLeish 2023, a reunião desempenha um papel fundamental na divulgação do conhecimento científico e na promoção de avanços no campo dessas enfermidades. “Por meio desse evento, a comunidade científica engajada no combate a essas doenças determinadas por condições sociais encontra um espaço de compartilhamento e colaboração, contribuindo para o aprimoramento das estratégias de controle e tratamento e, consequentemente, para a melhoria da saúde pública”, assinala a Dra. Cruz. Considerado um evento de grande importância para a comunidade científica e profissionais da saúde envolvidos no estudo e combate da doença de Chagas e das leishmanioses, o evento tem como ponto alto a presença de especialistas renomados, tanto nacionais quanto internacionais, que compartilham suas pesquisas e experiências no campo. Isso possibilita uma ampla atualização e troca de conhecimentos entre os participantes, contribuindo para o aprimoramento do diagnóstico e tratamento, bem como para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e controle mais eficazes.

Durante as suas atividades científicas, a interação entre os participantes é estimulada por meio de sessões de perguntas e respostas, debates e discussões, enriquecendo ainda mais o aprendizado e o desenvolvimento do conhecimento. “Ao apresentar um ambiente propício para a troca de experiências, essa reunião contribui significativamente para o avanço na compreensão e no enfrentamento dessas doenças tropicais, buscando sempre a melhoria da saúde e a qualidade de vida das populações afetadas. Ao longo dos anos, o ChagasLeish se tornou um marco na luta contra essas doenças, ao trazer esperança e renovar o compromisso em superar desafios. Com a união de esforços e a implementação de estratégias integradas, espera-se que a doença de Chagas e as leishmanioses deixem de ser um fardo para milhões de pessoas em todo o mundo, permitindo que elas tenham vidas mais saudáveis e dignas”, conclui a Dra. Cruz.

**Esta reportagem reflete exclusivamente a opinião do entrevistado.**