_destaque, Notícias

MEDTROP 2024: fronteiras unidas em prol de Uma Só Saúde

Além de ampliar os conhecimentos na área da Medicina Tropical, o Congresso vai promover uma visão mais integrada e abrangente da saúde como um todo

03/04/2024

A abordagem de Uma Só Saúde nos permite uma compreensão mais aprofundada dos desafios enfrentados em um mundo interconectado, onde as ações de saúde em uma esfera podem ter impactos significativos em outras

São Paulo, a cidade que nunca dorme, está prestes a se tornar o epicentro da Medicina Tropical entre os dias 22 e 25 de setembro, com a realização do aguardado Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2024). Com o lema “Medicina Tropical sob o olhar de Saúde Única”, o evento vai trazer uma programação diversificada, abordando uma ampla grade científica de temas relevantes e atuais, incluindo infecções virais, bacterianas, fúngicas, parasitárias e outros assuntos essenciais, como saúde do viajante e acidentes causados por animais peçonhentos. De acordo com o Dr. Marcus Lacerda, Coordenador da Comissão Científica, muitos desses assuntos serão trabalhados sob a perspectiva da Saúde Única. Ele destaca que zoonoses e a resistência antimicrobiana serão especialmente enfatizadas, juntamente com pesquisas translacionais que fundamentam novas abordagens terapêuticas. Durante o MEDTROP, também serão debatidas as estratégias de controle e vigilância de doenças emergentes, a previsão de epidemias e pandemias futuras, o desenvolvimento de novas tecnologias e insumos, bem como a avaliação da eficácia de vacinas.

Além das atividades principais, o congresso conta com as tradicionais e importantes reuniões satélites, focadas em tópicos específicos. Com uma programação extensa, será possível realizar discussões mais aprofundadas e interativas com os participantes. Entre os eventos satélites destacam-se o 10º Workshop de Genética e Biologia Molecular de Insetos Vetores de Doenças Tropicais (Entomol 10), o XI Workshop Nacional da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose REDE-TB, a 39ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e a 27ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses (ChagasLeish 2024), e o 9º Fórum Social Brasileiro para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas.

A programação prevê ainda cursos pré-congresso, mesas redondas, mini-conferências, conferências, temas livres para apresentação oral e apresentações de pôster. “O objetivo é que a grade científica ofereça uma visão abrangente e atualizada da Medicina Tropical de forma a refletir a crescente conscientização de que as doenças tropicais não podem ser entendidas isoladamente e sim abordadas dentro de um contexto mais amplo de saúde, ecologia e fatores socioeconômicos. Neste congresso, o conceito de Saúde Única vai evidenciar a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental”, ressalta o Coordenador da Comissão Científica. Por fim, o Dr. Lacerda assinala que a abordagem da Saúde Única busca integrar conhecimentos de diversas disciplinas, como medicina, biologia animal e vegetal e ecologia, para englobar os complexos desafios de saúde enfrentados em regiões tropicais. Ainda durante o congresso será concedida a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas 2024 e o Prêmio Jovem Pesquisador nas categorias Graduação, Mestrado e Doutorado.

Para a presidente do MEDTROP 2024, Dra. Hiro Goto, a pauta sobre o “Controle de Doenças Negligenciadas”, elaborada em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, será um dos grandes pontos do Congresso. Ela explica que a OMS estabeleceu Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS) e um Road map 2021–2030 com metas para o controle ou erradicação de Doenças Negligenciadas. “Devido à pandemia, essas ações foram afetadas e, em uma discussão inicial, considerou-se que o MEDTROP 2024 seria um local oportuno para analisar o progresso dessas iniciativas no Brasil, na América Latina e em outras partes do mundo, e assim propor sugestões para reformulação ou planejamento futuro”, explica.

A seguir, a Dra. Goto lista outros destaques que prometem estimular excelentes discussões no evento:

– Desafios da saúde no enfrentamento da crise Yanomami. Palestrante: Lúcia Brum (Médicos Sem Fronteiras, Brasil)

– Global trends in antimicrobial use under One Health umbrela. Palestrante internacional: Thomas Van Boeckel (ETH Zurich, Suiça)

– Immunopathogenesis of the dermal leishmaniases: new tools to address old questions. Palestrante internacional: Paul M. Kaye (University of York, Reino Unido)

– Using whole genome sequencing to track an MRSA outbreak: unravelling complex transmission pathways. Palestrante internacional: Mark Holmes (University of Cambridge, Reino Unido)

– Revisão das Metas de Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS 2021 – 2030. Coordenadores: Pedro Albajar Viñas (Organização Mundial da Saúde, Suíça) e Expedito Luna (Universidade de São Paulo, Brasil)

– Produção Nacional de Insumos para a área da Saúde

– Tecnologia e Inovação. Saúde digital

– Mudança climática e infecções

– Saúde Única/Uma só saúde: como implementar as ações nos diferentes setores

– Alternativas de vacinas contra dengue

– Estratégias de vacinação do Ministério da Saúde contra dengue

– Avaliação de Qdenga em nível populacional

– Eficácia da vacina da dengue do Instituto Butantan

– Acidentes por animais peçonhentos

– Micoses humanas e veterinárias

– Infecções por vírus sincicial respiratório

– Coinfecção HIV-Doença de Chagas

– Homenagem ao Prof. Dr. Thales de Brito, com a apresentação de contribuições do Prof. Thales de Brito na patologia de doenças tropicais, seguida da palestra “Leptospirose: da bancada para a clínica”

Mas não é apenas de ciência que se faz um congresso, não é mesmo? Enquanto nos aprofundamos nas últimas descobertas e debates acadêmicos, também teremos a oportunidade de explorar as maravilhas de São Paulo. A cidade oferece uma infinidade de atrações, desde a efervescência cultural da Avenida Paulista e do Espaço Pina, até a tranquilidade do Parque Ibirapuera. Sem mencionar a deliciosa culinária paulistana, que nos presenteia com uma mistura de sabores de todo o mundo em cada esquina. Portanto, prepare-se para dias intensos de aprendizado e networking, seguidos de momentos animados explorando os cantos mais fascinantes da cidade.

O MEDTROP 2024 promete ser uma experiência enriquecedora e inesquecível para todos os participantes. Junte-se a nós nesta jornada pela Medicina Tropical e pela Saúde Única. As inscrições podem ser realizadas no site: https://medtrop2024.com.br/. O evento conta com uma agência de turismo disponível para reservar hospedagem, passagem e passeios. Aproveite os valores promocionais e faça a sua inscrição. Nos vemos em São Paulo!