MEDTROP 2025 – A presidenta da SBMT e o presidente do Medtrop visitam as instalações e oficinas do pré-congresso.
01/11/2025
O sábado (1º) foi marcado por intensas atividades de pré-congresso em João Pessoa, com destaque para a oficina sobre hepatites virais realizada no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Médicos e pesquisadores de diferentes regiões do país se reuniram para discutir avanços no diagnóstico, tratamento e prevenção das hepatites B e C, consideradas ainda um grande desafio de saúde pública.
O coordenador-geral de Vigilância das Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dr. Mário Peribanez, e o hepatologista Dr. Leonardo Carrara ressaltaram a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento. Dr. Carrara afirmou que “eliminar as hepatites como problema de saúde pública depende do esforço conjunto de profissionais de saúde, governos e sociedade. Cada ação de prevenção e cada paciente diagnosticado são passos essenciais para alcançarmos essa meta”.
A oficina, que foi realizada no Centro de Ciências Médicas da UFPB, abriu a programação científica nesta tarde do Medtrop 2025 com foco na integração entre pesquisa e prática assistencial. Especialistas apresentaram dados recentes e estratégias para o fortalecimento das ações de prevenção, diagnóstico precoce e ampliação do tratamento, reforçando que a eliminação das hepatites depende de políticas públicas efetivas e da conscientização da população.
Ainda neste sábado, a presidenta da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Dra. Rosália Morais Torres, e o presidente do Medtrop 2025, Dr. Sinval Brandão, realizaram visita técnica ao Centro de Convenções de João Pessoa, local que sediará os congressos, oficinas, minicursos e a feira científica, além do Teatro Pedra do Reino, onde acontecerá a solenidade oficial de abertura.
Durante a vistoria, os organizadores avaliaram os espaços e confirmaram que toda a estrutura está pronta para receber os participantes. “Cuidar da saúde ambiental e discutir as questões climáticas faz parte da responsabilidade da ciência em trazer respostas para a sociedade. Esse congresso tem exatamente esse propósito: gerar propostas que devolvemos à sociedade para enfrentar os problemas que discutimos aqui”, destacou a Dra. Rosália Morais Torres, reforçando o compromisso da SBMT com a ciência aplicada e a saúde global.
O presidente do Medtrop 2025, Dr. Sinval Brandão, também ressaltou a qualidade das instalações. “Todas as áreas foram vistoriadas e estão em condições adequadas e muito satisfatórias para a realização do evento. João Pessoa está pronta para sediar um dos maiores congressos científicos do país”, afirmou.
A solenidade oficial de abertura será realizada neste domingo (2), às 18h, no Teatro Pedra do Reino, e contará com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do governador da Paraíba, João Azevêdo. A cerimônia também terá apresentação cultural e um coquetel de boas-vindas no foyer do teatro.
Facebook: @sbmtoficial
Instagram: @sbmtoficial
Youtube: @SBMTTV
Site: www.medtrop2025.com.br
**Esta reportagem reflete exclusivamente a opinião do entrevistado.**