
Encerrando a agenda desta quarta-feira, 9 de abril, o presidente do MEDTROP 2025, Dr. Sinval Pinto Brandão Filho, e a presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Dra. Rosália Morais Torres, reuniram-se com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Dra. Mariângela Simão, para discutir a inclusão de temas relacionados ao monitoramento ambiental e seus efeitos na saúde pública na grade científica do congresso.
A Dra. Torres reforçou que a proposta é abrir espaço para discussões sobre como fatores climáticos influenciam surtos de doenças trasmissíveis e arboviroses de modo geral. “São temas que exigem uma abordagem integrada entre ciência, vigilância e políticas públicas. O MEDTROP 2025 será um espaço estratégico para refletirmos sobre os impactos das mudanças ambientais nas doenças tropicais e fortalecer o papel da vigilância como eixo central de resposta”, acrescentou a presidente da SBMT.
O Dr. Brandão Filho ressaltou a diversidade de temas e formatos previstos nas sessões e mesas do evento que garante a participação ativa e engajada dos congressistas em pautas atuais e relevantes. Ele também destacou a importância de ampliar o olhar sobre as interações entre ambiente e saúde no enfrentamento dos desafios decorrentes dos impactos das mudanças climáticas.
A secretária garantiu a continuidade do apoio da SVSA ao congresso. “Vamos trabalhar com muito empenho para manter a parceria. A colaboração entre as instituições, o apoio de parceiros estratégicos e o engajamento dos profissionais envolvidos são fundamentais para o sucesso do MEDTROP, que representa um dos eventos mais importante para a saúde pública do País”, ressaltou. A Dra. Simão afirmou que a secretaria está preparada para contribuir com dados e experiências recentes. “Queremos levar ao congresso nossas análises sobre vetores e mudanças climáticas, fortalecendo a capacidade da ciência de detectar de forma oportuna surtos de doenças infecciosas”, concluiu.
O congresso será realizado entre os dias 2 e 5 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.