_destaque, Informes SBMT, Notícias

MEDTROP 2025: Workshop Nacional da REDE-TB amplia debate sobre tuberculose no Brasil

Evento satélite do MEDTROP vai reunir especialistas para discutir estratégias contra a tuberculose no Brasil e no mundo

11/10/2025

Pesquisadores vão debater estratégias de enfrentamento à tuberculose durante o XII Workshop Nacional da REDE-TB, em João Pessoa

Entre os dias 2 e 5 de novembro de 2025, João Pessoa, capital da Paraíba, sedia o XII Workshop Nacional da REDE-TB, evento satélite do 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2025). Realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, o encontro vai reunir pesquisadores, profissionais de saúde e gestores de todo o País para discutir avanços e desafios no combate à tuberculose. Neste ano o evento tem como tema “Inovação e Ciência no Combate à Tuberculose”. A programação inclui palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos, com foco na troca de experiências e na busca por estratégias eficazes de enfrentamento de uma das doenças infecciosas de maior impacto global.

Organizado pela Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose REDE-TB, o Workshop Nacional acontece em paralelo ao MEDTROP, considerado o maior evento multidisciplinar em Medicina Tropical da América Latina. A escolha de João Pessoa marca o retorno do congresso à cidade após 47 anos, desde sua última edição em 1978. Em sua 60ª edição, o congresso espera reunir mais de 4 mil participantes, incluindo cientistas, médicos, enfermeiros, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, veterinários, historiadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Relatório Global da OMS sobre Tuberculose 2024, publicado em novembro de 2024, 193 países e áreas com mais de 99% da população mundial relataram dados sobre a doença. O documento revelou que, globalmente, cerca de 10,8 milhões de pessoas adoeceram por tuberculose em 2023, o maior número registrado desde o início do monitoramento em 1995. O total representa um aumento significativo em relação aos 10,7 milhões reportados em 2022. Nas Américas, aproximadamente 342 mil pessoas foram diagnosticadas em 2023, um crescimento de 6,6% em comparação ao ano anterior. Apesar disso, o número de mortes começou a cair, com redução de 5,4% entre 2022 e 2023, reflexo do aumento de diagnósticos e do acesso ao tratamento, que passou de 76% em 2022 para 78% em 2023.

O relatório também destaca que a tuberculose afeta de forma desproporcional pessoas em 30 países com alta carga da doença. Índia (26%), Indonésia (10%), China (6,8%), Filipinas (6,8%) e Paquistão (6,3%) concentram juntos 56% dos casos globais. Nas Américas, oito países respondem por 80% dos casos, enquanto outros, especialmente no Caribe, conseguiram reduzir a incidência para níveis baixos, aproximando-se do limiar de eliminação da doença. Ainda de acordo com o documento, 55% das pessoas afetadas eram homens, 33% mulheres e 12% crianças e adolescentes.

No Brasil, o Boletim Epidemiológico da Tuberculose 2025 mostrou que os novos diagnósticos permaneceram no patamar de 84 mil, com leve queda entre 2023 (84.994) e 2024 (84.308). Desde 2020, quando foram registrados 69.681, os números vêm crescendo. O País tem intensificado esforços para eliminar a tuberculose como problema de saúde pública, com investimentos em prevenção e cuidados inovadores. Em 2024, o tratamento preventivo aumentou 30% em comparação a 2023, impulsionado pelo uso de terapias de curta duração, de três meses, que já correspondem a 72% do total, conforme o documento.

O presidente da REDE-TB e coordenador do XII Workshop Nacional, Prof. Dr. Ricardo Arcêncio, reforça a importância do encontro. “A REDE-TB desempenha um papel central na integração entre pesquisa, políticas públicas e práticas de saúde. Nosso objetivo é reunir diferentes atores para produzir evidências que fortaleçam o sistema de saúde e melhorem a qualidade de vida das pessoas afetadas pela tuberculose”, afirma. Os debates devem abordar prevenção, diagnóstico, tratamento e impacto social e econômico da doença, com ênfase em populações mais vulneráveis. O Workshop também vai dar destaque às inovações, como tecnologias point-of-care, novos esquemas terapêuticos de curta duração e o uso de nanopartículas para encurtar o tempo de tratamento. A articulação entre pesquisadores e profissionais de saúde será um dos pilares do evento, fomentando parcerias e soluções sustentáveis.

“A realização do XII Workshop Nacional da REDE-TB reforça o compromisso do Brasil no combate à tuberculose, uma prioridade global de saúde pública. O evento representa uma oportunidade de alinhar ciência, gestão e sociedade em torno do objetivo de reduzir a carga da doença no País e no mundo”, conclui o Dr. Arcêncio.

Confira a programação do MEDTROP 2025: https://medtrop2025.com.br/evento/medtrop2025/programacao/gradeatividades/todas.

**Esta reportagem reflete exclusivamente a opinião do entrevistado.**