_destaque, Notícias

MEDTROP 2026: SBMT e SAPS articulam parceria para fortalecer integração da atenção primária à saúde na agenda do congresso

Encontro teve como objetivo harmonizar a participação da SAPS na programação científica da 61ª edição do congresso

19/12/2025

MEDTROP 2026 será realizado em Brasília, entre os dias 16 e 19 de agosto de 2026

Dando continuidade às articulações para o MEDTROP 2026, o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Dr. Gustavo Romero, participou, nesta sexta-feira, 19 de dezembro, de uma reunião com o Dr. José Eudes Barroso Vieira, Diretor do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e a sua equipe. O encontro teve como objetivo harmonizar a participação da SAPS na programação científica da 61ª edição do congresso.

Para o Dr. Romero, as linhas mestras que fundamentam a atenção primária à saúde são essenciais para a construção sólida de soluções para os agravos mais prevalentes nas populações residentes na região tropical. Debater o tema, com um olhar desde o Sul Global, envolve necessariamente a produção de soluções próprias que fortaleçam a inserção da atenção primária nos contextos peculiares a cada território e o reconhecimento da determinação social dos agravos que acometem assimetricamente as populações mais vulneráveis, acrescentou.

O MEDTROP 2026 será realizado em Brasília (DF), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 16 e 19 de agosto de 2026, e terá como tema “Saúde nos Trópicos: uma visão integradora sob a perspectiva do Sul Global”.

**Esta reportagem reflete exclusivamente a opinião do entrevistado.**