Notícias

Mudanças climáticas podem ser desastrosas para o Sudeste Asiático, que concentra 30% da população pobre do mundo

As mudanças climáticas têm provocado aumento e migração de vetores, aumento de epidemias e doenças, redução da produtividade e aumento dos gastos com medicamentos e cuidados à saúde

07/02/2020
width=460

A mudança climática está afetando a incidência de dengue e a propagação da infecção por duas espécies de Aedes Aedes aegypti e Aedes albopictus

É fato: as mudanças climáticas já são uma das principais urgências de saúde pública no mundo. As altas temperaturas têm levado à proliferação e migração dos vetores para áreas que antes não contavam com tais transmissores, aumento de epidemias e capacidade de transmissão e incidência de doenças, como a dengue. O artigo The dengue epidemic and climate change in Nepal, publicado na revista científica “The Lancet” em dezembro de 2019, ressalta que a capacidade vetorial global de transmissão do vírus da dengue foi relatada como a mais alta já registrada, subindo para 9,1% para A aegypti e 11,1 % para A albopictus, acima da linha de base da década de 1950, segundo informações do relatório “Lancet Climate Countdown 2018”.

Para saber mais sobre o assunto, a Assessoria de Comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), entrevistou o Dr. Basu Dev Pandey, Diretor do Hospital de Doenças Infecciosas e Tropicais (STIDH), situado em Kathmandu, Nepal.

Confira abaixo a entrevista na íntegra.

SBMT: O senhor poderia nos falar sobre os efeitos na saúde das mudanças climáticas no sul da Ásia e na África? Os países pobres sofrerão mais com os efeitos dos efeitos das mudanças climáticas na saúde?

Dr. Basu Dev Pandey: Na minha opinião, as mudanças climáticas têm efeitos enormes e diversos na saúde humana em todo o mundo. O aumento da temperatura e do nível do mar e eventos climáticos extremos, como inundações em terras baixas e deslizamentos de terra nas montanhas, causam o acúmulo e a contaminação da água, que por sua vez exacerbam as doenças diarréicas no sul da Ásia e na África. Existem efeitos da onda de frio extremo levando a doenças relacionadas ao frio, incluindo hipotermia, pneumonia e mortes todos os anos na faixa do Himalaia, incluindo o Nepal, Índia, Butão, Bangladesh, Paquistão e parte do Afeganistão. Normalmente, as terras baixas remetem a mais calor durante o inverno no passado e agora existe um sério problema de saúde especialmente entre os pobres devido a falta de roupas quentes, comida e abrigo no sul da Ásia e na África. A distribuição espacial e temporal de doenças transmitidas por vetores como dengue, chikungunya e Leishmaniose foi projetada para aumentar devido a temperaturas favoráveis, com alterações resultantes da dinâmica de doenças transmissíveis no passado. A expansão de Leishmaniasis acima da altitude das montanhas, a mais de 2000 metros no Nepal, que estava livre da doença no passado, poderia ser um exemplo de impacto no clima. O vetor, agora encontrado acima de 2000 metros, pode transmitir dengue e outras doenças transmitidas por vetores. O surto de malária nos distritos rurais de Mugu e Bajura, nas montanhas do Nepal, no ano de 2018 representa sérios desafios nos recursos que limitam países como o Nepal, onde a eliminação da malária é prevista para ocorrer até 2025.  Países onde há falta de recursos sofrerão mais, já que há limitação de recursos e de mão-de-obra para lidar com as doenças que causam surtos nas áreas fora do programa.

SBMT: O senhor poderia nos falar sobre a epidemia de dengue e as mudanças climáticas no Nepal?

Dr. Basu Dev Pandey: Acredito que a mudança climática está afetando a incidência de infecções por dengue espalhadas por duas espécies de mosquitos Aedes: Aedes aegypti e Aedes albopictus. Uma estimativa recente sugeriu que a temperatura máxima anual média do país no Nepal aumentou 0,056 graus Celsius nos últimos 40 anos, bem mais de dois graus em elevações mais altas. A transmissão da dengue é altamente sensível à temperatura através de taxas mais rápidas de geração e eclosão.  A dengue foi identificada pela primeira vez em 2004 no Nepal, no distrito de Chitwan, região baixa de Teria, e todos os quatro sorotipos foram identificados. O número de casos está aumentando e se expandindo na região montanhosa a cada ano, com o pico a cada 3 a 4 anos. Em 2019 houve chuvas inesperadas no início de março. Normalmente, a monção é esperada para junho e dura cerca de 3 meses. Este ano, as monções entraram no Nepal na terceira semana de junho e um mês depois o país recebeu as chuvas mais fortes de uma década. A partir de julho, chuvas incessantes por uma semana provocaram inundações e deslizamentos de terra em muitas áreas, especialmente nos distritos do sudeste. As bacias dos rios Bagmati e Kamala registraram extremos históricos de chuvas, e o leste do Nepal e Katmandu foram atingidos por fortes inundações. O primeiro caso de dengue foi relatado em maio de 2019 no distrito de Sunsari, no leste do país, seguido por Makwanpur, sudoeste de Katmandu, em julho de 2019. O surto então se espalhou como fogo, atingindo 67 dos 77 distritos registrando 14.000 casos oficialmente, número grosseiramente subestimado, uma vez que nem todos os casos febris foram testados e o setor privado não relatou, na maior parte das vezes, os casos ao governo. Chuvas incomuns, aumentos de temperatura, escassez de água, presença de vetores em grandes altitudes e expansão de doenças transmitidas por vetores em grandes altitudes estão diretamente relacionados às mudanças climáticas.

SBMT: Qual é o futuro das doenças tropicais dentro e fora dos Trópicos diante do aquecimento global, particularmente no que diz respeito às doenças transmitidas por vetores?

Dr. Basu Dev Pandey: A região do Sudeste Asiático abriga 26% da população mundial e 30% dos pobres do mundo. Devido à sua grande população, as conseqüências das mudanças climáticas podem ser desastrosas para a região, que já possui um fardo desproporcionalmente alto de doenças transmissíveis que se espera que aumentem no futuro próximo como resultado das mudanças climáticas. O aumento da temperatura média pode prolongar períodos de pico para doenças transmitidas por vetores, e eventos climáticos extremos, incluindo ciclones e inundações, podem criar condições ideais para a disseminação de doenças transmitidas por vetores e doenças diarréicas, como a cólera. Em grande parte da região, a dengue está se espalhando não apenas geograficamente, mas também em surtos explosivos. Isso mostra que há aumentos rápidos nos casos de dengue nas áreas e expansão nas novas áreas anteriormente livres de doenças, indicando sérias ameaças de doenças transmitidas por vetores. Todos esses eventos indicam que o número de doenças tropicais está aumentando em número e emergindo fora dos trópicos. Ao mesmo tempo, o foco foi desviado e limitado em termos de recursos e instalações. Muitos países desenvolvidos perderam suas memórias e não estão mais preparados para lidar com os efeitos das mudanças climáticas e prestam menos atenção ao treinamento e recursos humanos em saúde para gerenciar os casos se enfrentarem um surto de doenças transmitidas por vetores com conhecimento limitado. Por outro lado, países em desenvolvimento carecem de recursos e a maioria não possui planos de preparação ou respostas de emergência em funcionamento.

SBMT: Qual a sua opinião sobre relações entre mudanças climáticas, extinção de espécies e calamidades naturais como inundações e fomes, que têm impactos na saúde global?

Dr. Basu Dev Pandey: Eu sinto que há uma ligação direta entre as mudanças climáticas que levam à extensão e adaptação das espécies. De acordo com a Lancet Climate Countdown Report, a capacidade vetorial global para a transmissão do vírus da dengue foi a mais alta já registrada, subindo para 91% para Aedes aegypti e 11,1% para o Aedes albopictus, acima da linha de base da década de 50. As mudanças climáticas e as calamidades naturais como inundações, fome, ciclones, ondas de frio ou calor extremos, todos com impactos diretos na saúde global e particularmente mais proeminentes nos países do sul da Ásia e da África, devido às restrições de recursos.

SBMT: O senhor poderia falar sobre as projeções referentes ao aquecimento global e os efeitos potenciais sobre a segurança alimentar, a água e as mudanças nos padrões de doenças devido a ondas de calor e infecções transmitidas por vetores?

Dr. Basu Dev Pandey: Definitivamente o aquecimento global tem um grande impacto, das fazendas aos pratos. No Nepal, os resultados do Modelo de Circulação Global sugerem que as temperaturas gerais aumentarão entre 0.5ºC e 2,0ºC até 2030 e entre 3,0ºC e 6,3ºC até 2090. O aumento do derretimento do Himalaia, levando a inundações e aumento do fluxo de água e de outro lado, a fonte de água diminuiu, levando à migrações interna e externa. Há casos em que a terra altamente fértil é convertida em deserto com forte redução produção. Esses casos indicam que haverá escassez severa de alimentos e água nas próximas décadas. Isto tem causas desproporcionais pelas mudanças climáticas, como mostram as inundações devastadoras em Bihar, Índia e parte oriental do Nepal em 2009. O padrão das doenças muda devido às ondas extremas de frio e calor. Há o surgimento de doenças transmitidas por vetores, incluindo a dengue, que foi notificada pela primeira vez nos países do Himalaia, Nepal e Butão, em 2004. Agora, 18 dos 20 distritos do Butão e 67 dos 77 distritos do Nepal o maior surto na área de Bangladesh já foram afetados pela dengue em 2019. Ao mesmo tempo, há um alto risco de outras doenças transmitidas por vetores, incluindo Leishmaniose, chikunguniya e expansão da malária em distrito não endêmico.

SBMT: Em sua opinião, como está a inserção de temas relacionados aos efeitos das mudanças climáticas na saúde na agenda científica e política mundial?

Dr. Basu Dev Pandey: Na minha opinião, a magnitude do problema torna imperativo aumentar a conscientização sobre as ameaças das mudanças climáticas, especialmente entre os formuladores de políticas. A inserção de temas relacionados aos efeitos das mudanças climáticas na saúde deve ser discutida para conscientizar as comunidades científicas do mundo. A mudança climática e o impacto na saúde devem ter suma importância na agenda política. Engajar líderes políticos e formuladores de políticas tem maior impacto na luta contra as mudanças climáticas e às doenças. Um país como o Nepal, um dos mais afetados devido às mudanças climáticas, planejou várias atividades, incluindo o Fórum Munidal de Sagramatha (Monte Everest) em abril de 2020.

SBMT: O senhor gostaria de adicionar algo?

Dr. Basu Dev Pandey: Se todos os países fizerem um esforço combinado de forma global para combater os efeitos das mudanças climáticas na saúde, a base de evidências resultante, as novas melhores práticas e as lições aprendidas farão uma contribuição valiosa para a saúde global. A maioria dos países da região carece de planos adequados para doenças e faltam  entomologistas, vigilância de vetores, controle e preparação para emergências. Uma resposta eficaz e sustentável requer uma avaliação dos riscos à saúde, ações integradas e investimento financeiro e, a colaboração multiespectral é essencial para apoiar os países com restrições de recursos.