Normas p/ Publicação

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Política de Avaliação

Submissão a Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical implica que o manuscrito não foi publicado anteriormente e não está sendo considerado para publicação em outro periódico, em conformidade com os requisitos do SciELO.

A Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical utiliza um processo de revisão por pares duplo-cego para garantir uma avaliação imparcial e altamente técnica dos manuscritos submetidos para publicação. Cada manuscrito será revisado por pelo menos três revisores de mérito técnico-científico, um revisor estatístico e, no caso de meta-análises e revisões sistemáticas, um revisor de área específica. Esses revisores avaliarão o manuscrito dentro de um sistema duplo-cego e fornecerão uma opinião fundamentada (revisão por pares) para orientar a decisão dos editores sobre a aceitação do manuscrito. Em casos de opiniões conflitantes entre os revisores, o manuscrito será enviado a um quarto revisor para auxiliar o conselho editorial na tomada de decisão final.

Este artigo descreve o fluxo de trabalho do processo de revisão. Após a submissão do manuscrito, a conformidade com as normas da revista será verificada pela gerência de submissão. Posteriormente, apenas os manuscritos que atenderem a essas normas seguirão para o processo de avaliação detalhado na seção de diretrizes para autores. Assim, é impossível prever a duração exata entre a submissão e a aceitação. De acordo com os dados bibliométricos da revista, esse período normalmente se estende por cerca de 90 dias, dependendo dos tempos de resposta do revisor, da adesão aos cronogramas de revisão pós-aceitação, da capacidade de resposta do autor ao feedback do revisor e do tempo necessário para os revisores avaliarem os manuscritos revisados, tudo de acordo com o fluxo de trabalho de avaliação do periódico (disponível online em https://www.scielo.br/journal/rsbmt/about/#instructions).

Os manuscritos devem ser escritos em inglês e submetidos eletronicamente no seguinte endereço:http://mc04.manuscriptcentral.com/rsbmt-scielo  

Fluxo de trabalho

Fluxo de trabalho do processo de submissão da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Todos os manuscritos destinados à publicação na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical/ Journal of the Brazilian Society of Tropical Medicine devem ser enviados eletronicamente por meio de um sistema de submissão on-line em http://mc04.manuscriptcentral.com/rsbmt-scielo.  

Política de Revisão de Periódicos (Fluxo de Trabalho)

  1. Todos os manuscritos submetidos para publicação na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical/  Journal of the Brazilian Society of Tropical Medicine são inicialmente avaliados pela Secretaria quanto ao cumprimento das diretrizes da revista. Os autores têm 30 dias para fazer ajustes para cumprir as diretrizes. Após esse período, o manuscrito será arquivado.
  2. Posteriormente, os manuscritos que atenderem às diretrizes de publicação da revista serão avaliados pelo editor, editor associado ou editor de seção em termos de escopo e política editorial da revista. A Secretaria envia o manuscrito ao editor-chefe.
  3. O editor-chefe (editor associado/editor de seção) encaminha o manuscrito aos revisores.
  4. Cada manuscrito será enviado a pelo menos três revisores com conhecimento técnico-científico e um estatístico em sistema duplo-cego para avaliação e emissão de um relatório fundamentado (peer review), que será utilizado pelos editores para decidir se o manuscrito será aceito. Em caso de revisões conflitantes, o manuscrito será enviado a um terceiro revisor para auxiliar o conselho editorial na tomada de decisão final.
  5. Os comentários dos revisores (revisões de forma livre) serão enviados ao autor correspondente (autor principal para correspondência editorial) para responder às questões levantadas. Os autores terão 60 dias para fazer as correções sugeridas. Após esse período, o manuscrito será arquivado.
  6. Os autores devem fornecer uma resposta ponto a ponto às questões levantadas por cada revisor, destacando as respostas em uma cor diferente dentro do texto, e submeter o manuscrito revisado de acordo com as diretrizes da revista. A versão revisada será enviada aos revisores, que fornecerão um relatório final fundamentado.
  7. Os comentários dos revisores e as respostas dos autores serão analisados pelo editor-chefe, editor associado ou editor de seção.
  8. O editor-chefe emite uma decisão final sobre a aceitação ou rejeição do manuscrito.
  9. A decisão editorial final é enviada aos autores.
  10. A edição começa após esta fase. Os manuscritos aceitos são avaliados quanto à originalidade usando o iThenticate-Crossref Similarity Check (ferramenta anti-plágio) e passam por revisão/edição em inglês.
  11. Os autores revisam as edições em inglês e confirmam a aceitação.
  12. O processo de composição começa nesta fase. Posteriormente, a revista entra em contato com o autor correspondente para figuras, tabelas, fotografias, mapas, ilustrações e formatação.
  13. Os autores declaram não haver conflitos de interesse, apoio financeiro ou atribuições de direitos autorais.
  14. As provas são enviadas ao autor correspondente e aos coautores para correção cuidadosa da precisão tipográfica.
  15. A versão final de cada manuscrito será publicada em acesso 100% aberto, com o tipo de licença específico indicado na nota de rodapé de cada manuscrito (CC BY), a https://www.scielo.br/j/rsbmt/grid

A má qualidade da língua inglesa é a principal causa de atrasos na publicação. Os autores são fortemente aconselhados a ter seus manuscritos traduzidos e editados profissionalmente por um serviço de língua inglesa ou revisados por um falante nativo de inglês. Uma cópia do certificado deve ser enviada à Revista.

Desde 2017, a Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical exige que os autores apresentem um certificado profissional de edição em inglês durante a submissão do manuscrito.

Submissão Rápida: De acordo com a política editorial estabelecida e revisada anualmente, os manuscritos considerados elegíveis para avaliação rápida pelos editores de periódicos são revisados pelos revisores dentro de três semanas e publicados dentro de quatro a seis semanas, se aceitos. As doenças prioritárias são escolhidas pelo conselho editorial com base em sua ocorrência epidêmica no Brasil e no mundo.

Carta de apresentação: a) A carta de apresentação deve conter uma declaração afirmando que o manuscrito descreve a pesquisa original, não foi publicado em outro lugar e não está sendo considerado por outro periódico. Deve-se também confirmar que os dados e resultados apresentados no manuscrito não são plagiados. b) A carta de apresentação deve ser assinada por todos os autores; em casos excepcionais, o autor correspondente e o último autor podem assinar em nome dos demais autores. c) Os autores devem incluir na carta de apresentação uma declaração reconhecendo que, uma vez submetido, a ordem do manuscrito ou o número de autores não podem ser alterados sem justificativa e/ou informando a Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical/Journal of the Brazilian Society of Tropical Medicina. d) O autor retém os direitos autorais do artigo publicado, e a revista retém o direito da primeira publicação. e) Devem ser fornecidos os números do Open Researcher and Contributor Identifier (ORCID) do autor correspondente e de todos os coautores.

No caso de manuscritos depositados em servidor de preprints, os autores devem indicar na carta de submissão o nome do servidor, período, identificador digital do objeto e conformidade com o Formulário de Ciência Aberta.

Contribuições dos autores:Os autores devem incluir em um documento separado uma ou mais contribuições de cada autor, especificando-as no desenvolvimento do estudo para submissão online. Essas contribuições serão publicadas no final do manuscrito e devem aderir àTaxonomia CRediT.  

Tipos de manuscrito

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical/Journal of the Brazilian Society of Tropical MedicineConvida a submissão dos seguintes tipos de manuscritos: artigos originais, artigos de revisão e mini-revisões, editoriais, comunicações breves, relatos de casos, relatórios técnicos, imagens em doenças infecciosas, cartas ao editor, números especiais (suplementos) e obituários.

Artigos Originais: Os artigos originais devem relatar pesquisas originais e inéditas que ainda não tenham sido publicadas ou consideradas para publicação em outros periódicos. O limite de palavras exigido é de 3.500 (excluindo resumo, título, referências e ilustrações). Os manuscritos devem conter um resumo estruturado de até 250 palavras, dividido nas seguintes seções: Antecedentes, Métodos, Resultados e Conclusões. O texto do manuscrito deve ser organizado da seguinte forma: título, título corrido, resumo estruturado, palavras-chave (3–6), texto do manuscrito (Introdução, Métodos (indicando a aprovação do comitê de ética), Resultados e Discussão), agradecimentos, conflito de interesses, apoio financeiro, lista de referências e legendas das figuras. São permitidas até cinco ilustrações (tabelas e figuras). 

Revisões sistemáticas e meta-análises: Revisões sistemáticas e meta-análises são consideradas artigos originais. Os autores podem submeter manuscritos selecionando a categoria do artigo original. Revisões sistemáticas e metanálises devem seguir as diretrizes de Itens de Relatório Preferenciais para Revisões Sistemáticas e Meta-Análises (http://www.prisma-statement.org) ou outras diretrizes de desenho de estudo. Esses manuscritos serão avaliados inicialmente por revisores específicos nessa área (revisores de métodos quantitativos). 

Artigos de revisão: Os artigos de revisão avaliam criticamente os avanços e progressos recentes no estudo de doenças infecciosas e medicina tropical, e não apenas uma simples revisão da literatura. Esses artigos são normalmente encomendados pelo editor ou editores associados. Os artigos de revisão têm um limite de palavras de 3.500 palavras (excluindo resumos, títulos, referências e ilustrações) e devem ser acompanhados de resumos não estruturados de até 250 palavras. Eles normalmente incluem até cinco ilustrações (tabelas e figuras). A revista também publica mini-resenhas. Esses artigos têm um limite de 3.000 palavras (excluindo resumos, títulos, referências e ilustrações) e devem ser acompanhados por um resumo não estruturado de até 250 palavras. As mini-revisões podem incluir até três ilustrações (tabelas e figuras). O texto do manuscrito deve ser organizado da seguinte forma: título, título corrido, resumo (não estruturado), 3–6 palavras-chave, texto do manuscrito, agradecimentos, conflitos de interesse, apoio financeiro, lista de referências e legendas das figuras. 

Editoriais: Os editoriais geralmente são escritos por convite, considerando o escopo e a política editorial da revista. Eles têm um limite de 1.500 palavras e não exigem resumos ou palavras-chave. Os editoriais podem incluir até três ilustrações (tabelas, figuras ou caixas), conflitos de interesse e uma lista de no máximo dez referências. 

Comunicações curtas: Comunicações curtas relatam novos resultados interessantes, novas técnicas de pesquisa ou investigações no âmbito da revista. A comunicação breve é limitada a 2.000 palavras (excluindo resumos, títulos, referências e ilustrações). Eles exigem um resumo estruturado com no máximo 100 palavras e contêm as seguintes seções: Antecedentes, Métodos, Resultados e Conclusões). São permitidas até 15 referências e 3 ilustrações (tabelas e figuras). Três a seis palavras-chave devem ser fornecidas. O corpo do manuscrito não deve conter subdivisões ou subtópicos. Devem ser fornecidos reconhecimentos, conflitos de interesse e apoio financeiro. 

Relatos de Caso: Os relatos de casos devem ser relatos breves com limite de 1.500 palavras (excluindo resumo, título, referências e ilustrações). Eles contêm no máximo três ilustrações (tabelas e figuras), até 12 referências, três palavras-chave e um resumo não estruturado de até 100 palavras. O manuscrito deve incluir as seguintes seções: Introdução, Relato de Caso, Discussão, Referências e legendas das figuras. Reconhecimentos, conflito de interesses e apoio financeiro também devem ser incluídos.

A revista só publicará relatos de casos nas seguintes condições:

  1. É o primeiro relato de caso sobre o assunto na literatura especializada.
  2. Contém uma breve revisão da literatura mundial e nacional sobre o tema a ser relatado, demonstrando as bases de dados utilizadas na pesquisa e explicando as diferenças em relação a outros casos já relatados, justificando sua publicação.

Relatórios técnicos: devem ser concisos e relatar os resultados e recomendações de reuniões com especialistas. 

Imagens em Doenças Infecciosas: Essas submissões devem incluir até três figuras ou fotos de alta qualidade. São permitidos até cinco autores e seis referências. Palavras-chave não são obrigatórias. O texto não deve exceder 250 palavras (excluindo títulos e referências) e deve enfatizar a descrição das figuras. O tema deve envolver aulas clínicas com descrições apropriadas das ilustrações e figuras. 

Cartas ao Editor: Os leitores são encorajados a escrever qualquer tópico relacionado a doenças infecciosas ou medicina tropical de acordo com o escopo da revista. As submissões não devem exceder 1.200 palavras e não requerem resumos ou palavras-chave. Apenas uma tabela ou figura é permitida. As cartas devem discutir tópicos publicados anteriormente na revista e podem incluir até 12 referências. 

Edições especiais:Propostas de números especiais (suplementos) devem ser submetidas ao editor e/ou editor convidado. A proposta será analisada considerando o tema, a organização do programa, o formato científico ou a produção de acordo com o escopo da revista.  

Contribuição dos Autores

Contribuições dos autores:Os autores devem incluir, em documento separado, uma ou mais contribuições para cada autor, especificando-as no desenvolvimento do estudo na submissão online. As contribuições dos autores serão publicadas no final do manuscrito. As contribuições devem seguir a Taxonomia CRediT.Taxonomia CRediT  

Preparação do manuscrito

Os autores são aconselhados a ler atentamente e seguir estas instruções para garantir que a revisão e publicação de seus manuscritos sejam rápidas e eficientes. Os editores reservam-se o direito de devolver manuscritos que não cumpram suas instruções.

Sistema de Submissão Online: Todos os manuscritos para publicação na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical/ Journal of the Brazilian Society of Tropical Medicine devem ser submetidos eletronicamente através do sistema de submissão online em http://mc04.manuscriptcentral.com/rsbmt-scielo. Os autores devem escolher uma categoria para seu manuscrito dentro do item “Tipos de Manuscritos”: artigos originais, editoriais, artigos de revisão, mini-revisões, comunicações curtas, relatos de casos, relatórios técnicos, imagens em doenças infecciosas, cartas ao editor, obituários, respostas do autor a cartas e outros (para manuscritos que não se enquadram em nenhuma das categorias listadas). A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é inteiramente dos autores e seus coautores. 

Material Suplementar: Esses arquivos referem-se ao conteúdo específico que os autores disponibilizam para publicação em relação aos seus manuscritos. Geralmente, essas são partes adicionais do artigo que não puderam ser incluídas no corpo principal, como apêndices, planilhas, tabelas, figuras e vídeos que seriam impossíveis de apresentar no artigo. Todos os materiais suplementares serão enviados aos revisores para revisão por pares. O editor-chefe, o editor associado e o editor de seção determinarão as limitações dos materiais suplementares recebidos. 

Recomendamos fortemente que o material suplementar seja enviado no seguinte formato:

  • De preferência, envie materiais complementares em formato PDF ou forneça um link para acessar os arquivos.
  • Para tabelas e figuras suplementares com cinco ou mais partes, forneça um arquivo PDF do menor tamanho possível para facilitar o processo de submissão.

Os vídeos devem ser enviados em formato MP4. O vídeo não deve exceder 4 minutos e deve ser original. Arquivos de vídeo obtidos de canais, sites ou quaisquer outras fontes que violem direitos autorais não serão aceitos para evitar futuros problemas de direitos autorais.

Formato de Submissão de Manuscritos

O manuscrito deve ser preparado usando um software de processamento de texto padrão (Word) e salvo como um arquivo .doc ou .docx. O documento deve ser formatado da seguinte forma: fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento duplo em todo o texto, títulos/legendas para figuras, lista de referências e margens de no mínimo 3 cm. O manuscrito deve ser dividido nas seguintes seções: Carta de apresentação (endereçada ao editor-chefe), página de título, título do artigo, título corrido, resumo, palavras-chave, texto do manuscrito, declaração de conflitos de interesse, agradecimentos, apoio financeiro, lista de referências e legendas das figuras. Carta de apresentação, Página de título, com agradecimentos, e a declaração de apoio financeiro deve ser incluída em um documento separado. As abreviações devem ser usadas separadamente.

Página de título: A página de rosto deve incluir os nomes dos autores em ordem direta e sem abreviaturas, juntamente com suas afiliações institucionais na seguinte ordem: instituição, departamento, cidade, estado e país. Para autores brasileiros, os nomes das instituições não devem ser traduzidos. O endereço completo do autor correspondente, número de telefone e endereço de e-mail devem ser fornecidos. O número de autores e coautores por manuscrito deve refletir o número real de autores que contribuíram para o manuscrito. A menos que estudos multicêntricos nacionais e internacionais sejam realizados, até 20 autores e coautores serão permitidos. Os nomes dos demais autores estão publicados nas notas de rodapé. Os números ORCID devem ser fornecidos para o autor correspondente e todos os coautores.

Revisores em potencial: Os autores devem fornecer os nomes e informações de contato (endereço de e-mail e afiliação institucional) de três revisores em potencial imparciais de outras instituições que não os autores.

Título: O título do artigo deve ser conciso, claro e informativo. Não deve conter abreviações e não deve exceder 250 caracteres.

Título corrido: o título corrido deve ter no máximo 100 caracteres.

Resumo Estruturado: O resumo deve resumir os resultados e as principais conclusões de forma que os leitores que não estão familiarizados com o assunto possam entender as implicações do artigo. O resumo não deve exceder 250 palavras e estruturado da seguinte forma: Antecedentes, Métodos, Resultados e Conclusões. Abreviaturas devem ser evitadas.

Palavras-chave: Três a seis palavras-chave devem ser listadas imediatamente abaixo do resumo estruturado (por exemplo, tuberculose, atenção primária à saúde, estrutura do serviço). Por favor, visite https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh.

Introdução: Este artigo deve ser breve e destacar o objetivo do estudo. Estudos anteriores só devem ser citados quando essenciais.

Métodos: A seção Métodos deve fornecer descrições claras e detalhadas para que os leitores e revisores possam obter uma compreensão precisa dos procedimentos realizados e replicar o estudo. Apenas técnicas padrão devem ser citadas.

Ética: Na pesquisa com seres humanos, os autores devem indicar se os procedimentos realizados estão de acordo com os padrões éticos do Comitê de Experimentação Humana (institucional, regional ou nacional) e a Declaração de Helsinque de 1964, revisada em 1975, 1983, 1989, 1996 e 2000. Para experimentos com animais, o autor deve confirmar a conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Experimentação Animal ou quaisquer leis relevantes que regem o cuidado e uso de animais em laboratórios. O número de aprovação deve ser fornecido ao periódico. No caso de pesquisa com seres humanos, a seção Métodos deve incluir uma subseção intitulada “Considerações Éticas”, declarando a aprovação do comitê de ética institucional.

Ensaios Clínicos: Para ensaios clínicos, incluir no manuscrito o número de registro e o corpo do ensaio clínico (Plataforma Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos).

Resultados: Apresentar um relatório conciso e objetivo de todas as novas informações relevantes (resultados positivos e negativos). Evite repetir dados apresentados em tabelas e ilustrações no texto e use a forma de pretérito do verbo.

Discussão: A discussão deve ser limitada ao significado de novas informações e argumentada logicamente, considerando a relevância clínica, importância e limitações deste estudo. Não inclua uma revisão geral dos assuntos. Mantenha a discussão concisa e relevante. Por fim, as principais conclusões devem ser apresentadas na seção final.

Agradecimentos: O manuscrito deve ser curto e conciso, e incluir apenas colaboradores que sejam realmente necessários e não atendam aos critérios de autoria. Para agências de fomento, não use siglas.

Conflito de interesse: Todos os autores devem divulgar qualquer conflito de interesse existente durante o desenvolvimento do estudo.

Suporte financeiro: Fornecer todos os tipos de financiamento recebidos de agências de financiamento, outras organizações ou instituições que apoiam a pesquisa.

Referências: Somente as referências citadas no texto devem ser incluídas na lista ao final do manuscrito. Eles devem ser numerados consecutivamente em ordem progressiva usando números arábicos conforme aparecem no texto. A lista de referências deve ser formatada de acordo com o estilo Vancouver. Liste todos os autores quando houver até seis autores. Para referências com sete ou mais autores, liste os seis primeiros seguidos por et al. Digite a lista de referências em espaçamento duplo em uma folha separada no final do manuscrito. Comunicações pessoais, dados não publicados ou manuscritos em preparação ou submetidos para publicação não devem ser incluídos na lista de referências.

Os artigos aceitos para publicação devem ser listados na imprensa e uma carta de aceitação deve ser fornecida. Este material pode ser incorporado em um local apropriado no texto entre parênteses da seguinte forma: (AB Figueiredo: Comunicação Pessoal, 1980); (CD Dias, EF Oliveira: Dados não publicados).

As citações no texto devem ser feitas usando o respectivo número de referência acima da palavra correspondente em ordem numérica crescente, separadas por vírgulas ou hífens (por exemplo, Mundo1,2; Vida30,42,44-50). As referências no final do manuscrito devem estar de acordo com os requisitos uniformes usados para manuscritos submetidos a revistas biomédicas (Consulte: http://www.nlm.nih.gov/citingmedicine).

Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o estilo usado no Index Medicus (Consulte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals).

A responsabilidade pelas citações bibliográficas no texto e nas listas de referências é exclusiva dos autores.  

Exemplos de referências

1.Citação geral do artigo:Forneça os sobrenomes e iniciais de todos os autores se houver apenas seis autores ou os seis primeiros autores seguidos de “et al.” se houver sete ou mais autores. Incluir o título completo do artigo (no idioma original), título abreviado da revista (pode ser encontrado emhttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals), ano de publicação, volume (número) e páginas iniciais e finais abreviadas.

Exemplo 1. Petitti DB, Crooks VC, Buckwalter JG, Chiu V. Níveis de pressão arterial antes da demência. Arco Neurol. 2005; 62(1):112-6.

Exemplo 2: Freitas EC, Oliveira MF, Vasconcelos ASOB, Filho JDS, Viana CEM, Gomes KCMS, et al. Análise da soroprevalência e dos fatores associados à doença de Chagas em uma área endêmica do nordeste do Brasil. Rev Soc Bras Med Trop. 2016; 50(1):44-51.

Exemplo 3: Torres RJ, Leopoldo CG, Castro JS, Rodríguez L, Saravia V, Arvelaez J, et al. Febre chikungunya: casos atípicos e letais no hemisfério ocidental: uma experiência venezuelana. IDCases. 2015; 2(1):6-10. Disponível a partir de: https://doi.org/10.1016/j.idcr.2014.12.002

  1. Capítulo do livro: Forneça o sobrenome, as iniciais do capítulo, autores, título completo do capítulo, editores, título do livro, edição, local de publicação editora, ano de publicação e páginas inicial e final do capítulo.

Exemplo: Blaxter PS e Farnsworth TP. In: Carter C, Peel JR, editores. Igualdades e desigualdades em saúde. 2ª ed. Londres: Academic Press, 1976. pág. 165-78.

  1. Livro: Forneça o sobrenome, as iniciais dos autores do livro, o título do livro, a edição, o local de publicação, a editora, o ano de publicação e o número de páginas do livro.

Embriologia humana e biologia do desenvolvimento. 4ª ed. Mosby, St. Louis, Mosby, 2009. 541 p.

  1. Sites: Formate da seguinte forma – nomes de autores/organizações. [Internet]. Local de publicação: Nome da editora; data ou ano de publicação [ano atualizado mês dia; citado ano mês dia]. Disponível em: endereço.

Exemplo: Diabetes na Austrália. Globalmente, diabetes [Internet]. Canberra ACT: Diabetes Austrália; 2012 [atualizado em 15 de junho de 2012; citado em 5 de novembro de 2012]. Disponível a partir de: http://www.diabetesaudicula.com.au/en/Understanding-Diabetes/DiabetesGlobally/

  1. Tese/Dissertação: A Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical/ Journal of the Brazilian Society of Tropical Medicine não aceitará a citação de dissertações de mestrado, teses de doutorado ou trabalhos similares.
  2. Organização Mundial da Saúde (OMS). Quimioterapia para hanseníase em programas de controle. Série de Relatórios Técnicos 675. Genebra: OMS; 1982. 36 p.
  3. Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Vigilância em Saúde. Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – Relato de Situação: Mato Grosso do Sul. 5ª edição. Brasília: MS; 2011. 39 p.
  4. Inteligência Artificial (IA): Nome do software. Versão. Editor; Ano. Acessado em [dia/ano mensal]. Disponível em: Exemplo de endereço: ChatGPT. Versão de 3 de maio. OpenAI; 2023. Acessado em 05 de maio de 2023. Disponível a partir de: https://chat.openai.com 

Ilustrações: As ilustrações devem ser enviadas em arquivos separados, nomeados apenas com números de figuras (por exemplo, Figuras 1 e 2). Todas as figuras devem ser numeradas em árabe e citadas no texto pela primeira vez em ordem numérica e formatadas em negrito. Os autores podem fornecer figuras coloridas, pretas e brancas.

  • Exemplo: XXxxx (Figura 1) xxxxxxxxx (Tabela 1) xxxxxxx

Título e legendas: Os títulos e legendas devem ser digitados em espaçamento duplo no final do manuscrito. 

Dimensões: As dimensões das figuras não devem exceder 18 cm de largura e 23 cm de altura. Certifique-se de que cada figura esteja configurada corretamente de acordo. 

  • Imagens/Fotografias: Imagens e fotografias devem ser enviadas em alta resolução no formato TIFF. As imagens devem ser capturadas com resolução mínima de 600 DPI, preferencialmente entre 900 e 1.200 dpi e geradas por meio de um programa de edição de imagens (Adobe Photoshop, Corel Photo Paint, etc.). 
  • Gráficos: Os gráficos devem ser criados usando software estatístico e devem ser salvos/exportados com a extensão original (.xls, .xlsx, .wmf, .eps ou .pdf). 

Mapas: Os mapas devem ser vetorizados (desenhados) profissionalmente usando o software Corel Draw ou Illustrator em alta resolução.

Tabelas: As tabelas devem ser digitadas com espaçamento simples, incluir um título curto e descritivo (acima da tabela) e enviadas em arquivos separados. As legendas de cada tabela devem aparecer abaixo dela. O significado de todas as siglas e símbolos usados na tabela deve ser fornecido no rodapé da tabela. Todas as tabelas devem ser numeradas em árabe e citadas no texto em ordem numérica. As tabelas não devem ter linhas verticais e as linhas horizontais devem ser reduzidas ao mínimo. As tabelas devem ter largura máxima de 18 cm e altura de 23 cm e formatadas no estilo Arial e fonte tamanho 9.

Processo de Submissão: Todos os manuscritos submetidos à Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical/ Journal of the Brazilian Society of Tropical Medicine devem utilizar apenas a via eletrônica. Todos os manuscritos devem ser enviados via Internet para http://mc04.manuscriptcentral.com/rsbmt-scielo, seguindo as instruções na parte superior de cada tela. O processo de revisão por pares será conduzido eletronicamente.

Em relação à ressubmissão e revisões: A revista diferencia entre a) manuscritos que foram rejeitados e b) manuscritos que serão reavaliados após as correções solicitadas aos autores.

Resubmissão: Se os autores receberem uma carta de rejeição e desejarem que o manuscrito seja reconsiderado, eles poderão reenviá-lo. Nesse caso, um novo número é gerado para o manuscrito.

Revisão: Se os revisores recomendarem revisões durante a segunda análise, envie o manuscrito revisado com o mesmo número de manuscrito.

Após o Aceite: Uma vez aceite para publicação, o processo prossegue da seguinte forma:

  1. a) O formulário de transferência de direitos autorais para fins de primeira publicação, fornecido pela secretaria da revista, deve ser devolvido à revista assinado pelos autores.
  2. b) Provas: As provas serão enviadas ao autor correspondente no endereço fornecido, em formato PDF para verificação cuidadosa do texto. Nenhuma alteração na estrutura do manuscrito será permitida nesta fase do processo de edição. Os autores são obrigados a devolver as provas imediatamente após o recebimento.
  3. c) Solicitações de erratas só serão aceitas se erros forem cometidos pela equipe técnica da revista.
  4. d) Os artigos aceitos serão disponibilizados em modo de publicação contínua na Biblioteca SciELO.

Custos de publicação: Não haverá custos de publicação.