A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) lamenta a morte da doutora Lair Guerra Macedo Rodrigues, ocorrida na manhã do dia 13 de março de 2024.
Piauiense nascida em 28 de março de 1943 no município de Curimatá, antes Parnaguá, Lair graduou-se na Universidade Federal de Pernambuco em 1962, cursou mestrado na universidade da Geórgia e doutorado na Universidade Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos. Foi professora de Microbiologia na Universidade Federal do Piauí e na Universidade de Brasília. Atuou como professora visitante no Center for Disease Control – Centro de Controle de Doenças (CDC) em Atlanta-Estados Unidos e, ao retornar ao Brasil, assumiu o Programa de Saúde Materno-Infantil. Foi a primeira coordenadora do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, mundialmente reconhecido, e se tornou símbolo da luta pelos direitos da pessoa com HIV.
Em reconhecimento ao seu trabalho incansável no combate à Aids, a SBMT indicou a Dra. Lair Guerra de Macedo, em 2004, para receber o Premio Nobel da Paz e hoje se solidariza com a família e a nação brasileira e se despede da mulher que influenciou gerações de profissionais de saúde, gestores, técnicos, ativistas e militantes ao mostrar que, com a participação de todos, o que parece impossível se torna realidade.
**Esta reportagem reflete exclusivamente a opinião do entrevistado.**