SBMT e SVSA alinham colaboração estratégica para o MEDTROP 2026 em Brasília
O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a SBMT e o Ministério da Saúde e discutir a integração de temas estratégicos da vigilância em saúde à programação científica do MEDTROP 2026, que será realizado em Brasília (DF)
07/10/2025
Dando início às articulações para a 61ª edição do tradicional Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), a presidente Dra. Rosália Morais Torres, e o presidente do evento, Dr. Gustavo Romero, se reuniram no dia 7 de outubro, com na Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) com o Secretário Adjunto, Dr. Fabiano Pimenta Júnior, e o diretor do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde e Ambiente, Dr. Guilherme Werneck.
O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a SBMT e o Ministério da Saúde e discutir a integração de temas estratégicos da vigilância em saúde à programação científica do MEDTROP 2026, que será realizado em Brasília (DF), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 16 e 19 de agosto de 2026.
“Queremos que o MEDTROP 2026 seja um espaço de mobilização científica e política em torno das doenças tropicais negligenciadas (DTN), sob a perspectiva do Sul Global, uma área que ainda demanda visibilidade, investimento e inovação”, destacou o Dr. Gustavo Romero.
Para o Dr. Pimenta Júnior, o fortalecimento das parcerias institucionais é essencial para ampliar o enfrentamento a essas doenças no País. “As doenças negligenciadas afetam populações que vivem em contextos de vulnerabilidade. Unir ciência, gestão e sociedade é o caminho para garantir respostas mais efetivas e sustentáveis”, afirmou.
O Dr. Guilherme Werneck reforçou que o congresso será uma oportunidade estratégica para integrar vigilância, pesquisa e políticas públicas. “O MEDTROP tem tradição em reunir diferentes atores e estimular soluções inovadoras baseadas em evidências. Essa é uma oportunidade de reafirmar o papel do Brasil na agenda global das doenças negligenciadas”, observou.
A presidente da SBMT, Dra. Rosália Torres, destacou que o encontro representa um passo importante na construção de um evento plural e comprometido com a equidade em saúde. “O MEDTROP 2026 nasce com o propósito de dar voz aos territórios e às populações mais afetadas por doenças negligenciadas. É um chamado à ação para que a ciência esteja a serviço das pessoas que mais precisam”, concluiu.