Notícias

SBMT se solidariza com população, profissionais de saúde e pesquisadores do Amazonas

A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical expressa neste momento sua solidariedade e preocupação com a população, profissionais de saúde e pesquisadores da cidade de Manaus e do estado do Amazonas diante da alarmante e calamitosa situação pela que passam os serviços de saúde amazonenses. Todo ser humano deve receber o tratamento adequado para suas condições […]

01/01/2021

width=650

A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical expressa neste momento sua solidariedade e preocupação com a população, profissionais de saúde e pesquisadores da cidade de Manaus e do estado do Amazonas diante da alarmante e calamitosa situação pela que passam os serviços de saúde amazonenses. Todo ser humano deve receber o tratamento adequado para suas condições de saúde como direito inalienável e é dever do estado provê-lo como consta em nossa constituição. Somos testemunhas dos esforços e dedicação dos profissionais de saúde e cientistas amazonenses na resposta à pandemia de COVID-19 desde o seu início, em conformidade com as ações já desprendidas para diversos outros agravos.

É essencial que desprendamos todos os esforços para apoiar a cidade de Manaus neste momento crítico, incluindo:

  1. Estabelecimento de ações que restabeleçam o funcionamento adequado do serviço de saúde do estado do Amazonas, incluindo recursos humanos adequados, suprimento de insumos e equipamentos de suporte, apoio aos profissionais de saúde e gestão adequada destes recursos.
  2. Utilização de estratégias de manejo baseadas em evidências científicas.
  3.  Adoção de medidas de controle que minimizem a transmissão, incluindo restrição de movimento desnecessário, fechamento de estabelecimentos que promovam aglomerações, utilização de mascaras em espaços fechados e restrição de todas atividades não essenciais.
  4. Apoio logístico e psicológico aos profissionais de saúde e trabalhadores de serviços essenciais para que atuem nas melhores condições de segurança.
  5. Ação intersetorial para apoiar a população em relação às suas demandas de saúde e sociais, sabedores do impacto amplo da pandemia na vida da população.

Neste momento, a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical também lança o alerta a todas as autoridades sanitárias brasileiras em níveis federal, estadual e municipal para o risco de aumento de incidência de casos de COVID-19, além do risco do incremento de casos de arboviroses (dengue, chikungunya e zika) que comumente ocorrem neste período do ano e que podem levar, sem o planejamento necessário, ao colapso dos sistemas de saúde, inclusive com agravamento dos casos leves e moderados por ocorrência de co-infecções com a COVID-19.