Notícias

Sociedade Brasileira de Imunizações premia reportagens sobre vacinação de adolescentes

Estão abertas até 18 de novembro as inscrições para o V Prêmio SBIm de Jornalismo em Saúde, que neste edição tem como tema a Vacinação de adolescentes. Apesar de essencial para o controle de doenças, a medida preventiva ainda é desconhecida por boa parte dos brasileiros

11/09/2019

O objetivo do concurso, criado em 2009, é exaltar o serviço prestado à sociedade pelos profissionais de comunicação responsáveis pela veiculação de reportagens que impactam positivamente na saúde pública.

Podem ser inscritas matérias de um ou mais autores publicadas a partir de 9 de setembro em veículos impressos (jornal e revista), eletrônicos (rádio e televisão) e digitais (Internet e agência de notícias). Os vencedores de cada categoria receberão um valor líquido de R$ 4.000, e os segundos colocados R$ 2.500.

Serão aceitas até duas matérias por concorrente.

Inscrições e mais informações em https://premiosbim.com.br/

A iniciativa é apoiada pela GSK.

O tema

A adolescência é caracterizada por grandes transformações físicas e psicossociais que estão associadas ao maior risco de adoecimento. Os sentimentos de poder e invencibilidade afloram, a primeira relação sexual costuma acontecer e o consumo de drogas lícitas e ilícitas passa a ser comum. Além disso, a predileção por programas em ambientes de aglomeração, viagens e, em alguns casos, o compartilhamento de objetos pessoais tornam esses indivíduos mais suscetíveis a vírus e bactérias.

Adolescentes não vacinados são um problema importante em todo o planeta. Isso porque, além das consequências ao próprio organismo, eles são potenciais transmissores de doenças — muitas vezes assintomáticos — e facilitadores de surtos. Imunizá-los, no entanto, é um desafio. Às condições já citadas, somam-se a diminuição das visitas às unidades de saúde, o mito de que vacinas se destinam exclusivamente a crianças e a influência negativa das fake news.

A existência de calendário de vacinação específico, bem como a ampliação de oferta de vacinas no Programa Nacional de Imunização (PNI) e nas clínicas privadas não têm sido suficiente para estimular a busca pela proteção. Por esse motivo, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) pede a sua colaboração. Juntos, faremos a informação chegar ao maior número possível de pessoas.

Os calendários da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) informam as vacinas oferecidas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas clínicas privadas. Acesse os calendários da SBIm em https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao…