_destaque, Notícias

Tratando a tuberculose resistente a medicamentos

Segurança e eficácia antecipada da combinação de bedaquilina e delamanida para o tratamento de pacientes com TB resistente a medicamentos na Armênia, Índia e África do Sul: um estudo retrospectivo de coorte

02/04/2018
width=300

A TB MDR precisa ser tratada com uma combinação de múltiplos fármacos eficazes, a disponibilidade de dois novos medicamentos tem um enorme potencial para melhorar os resultados do tratamento

*Com informações do MSF

Durante quase meio século, o tratamento de tuberculose permaneceu praticamente inalterado. Para a tuberculose multirresistente (TB-MDR), evidências de baixa qualidade têm apoiado regimes longos, tóxicos e de baixo desempenho para tratamento. Estima-se que aproximadamente 50% das pessoas com tuberculose MDR em todo o mundo sejam tratadas com sucesso, diminuindo a taxa de êxito para de 11 a 33% para aqueles com tuberculose resistente a fluoroquinolonas ou ultrarresistente a medicamentos (TB-XDR).

Nos últimos cinco anos, dois novos medicamentos, bedaquilina (Janssen, Beerse, Bélgica) e delamanida (Otsuka, Tóquio, Japão), demonstraram ser eficazes no tratamento da tuberculose MDR tanto em ensaios randomizados como em configurações rotineiras de cuidados de saúde. Ambos os medicamentos são aprovados por agências reguladoras rigorosas – a bedaquilina foi aprovada em 2012 pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA7 e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA); e a delamanida foi aprovada em 2014 pela EMA e a Agência Japonesa de Dispositivos Médicos Farmacêuticos. As aprovações levaram a recomendações subsequentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para seu uso individual em condições específicas.

Como a tuberculose MDR precisa ser tratada com uma combinação de múltiplos fármacos eficazes, a disponibilidade de dois novos medicamentos tem um enorme potencial para melhorar os resultados do tratamento, particularmente para indivíduos com perfis complexos de tuberculose resistente. No entanto, as preocupações com a segurança teórica da combinação de bedaquilina e delamanida devido aos seus efeitos comuns de prolongar o intervalo QT e a ausência de estudos sobre os regimes de tratamento contendo a combinação resultaram em pouca ou nenhuma recomendação da OMS.

Assim, há pouca documentação sobre o uso para tratamento da combinação de bedaquilina e delamanida. Foram publicados dois relatórios de casos de pacientes tratados com bedaquilina e delamanida combinadas, e ambos descreveram excelentes resultados clínicos antecipados. Uma série de casos com cinco pacientes tratados com a combinação de bedaquilina e delamanida foi publicada em 2017; que também relatou resultados promissores de segurança e eficácia antecipada. Dois ensaios clínicos que avaliaram a segurança e a eficácia da combinação começaram a ser registrados recentemente: o protocolo do Grupo de Ensaios Clínicos de Aids do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, que avalia a segurança, tolerabilidade e farmacocinética da bedaquilina e da delamanida sozinhas e combinadas; e o teste endTB, um ensaio randomizado aberto e um teste com três fases, avaliando a eficácia de vários regimes para o tratamento da tuberculose MDR, incluindo um que combina bedaquilina e delamanida. Espera-se que os resultados desses ensaios estejam disponíveis nos próximos 3 a 5 anos.

Tuberculose resistente a medicamentos continua ameaça à saúde global

Dos 10 milhões de pessoas que adoeceram por tuberculose (TB) em 2016, estima-se que mais de meio milhão tenham resistência aos medicamentos mais eficazes para tratar TB: rifampicina e isoniazida. Para aqueles com tipos de tuberculose altamente resistentes, existem poucas opções de tratamento.

Para médicos como a dra. Gabriella Ferlazzo, consultora de TB para MSF, a tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR) provoca os mais sérios desafios: as ferramentas para diagnosticar e tratar pacientes com essas resistências permanecem limitadas e muitas vezes ineficazes. Até recentemente, apenas uma em cada cinco pessoas tratadas com a forma mais extrema de resistência foi curada e, muitas vezes, a cura se deu apenas após anos de tratamento doloroso e tóxico com um coquetel de medicamentos, chegando a ser usado mais de sete fármacos diferentes.

Em 2013 e 2014, os resultados das primeiras fases dos ensaios clínicos com dois novos medicamentos contra a tuberculose, delamanida e bedaquilina, forneceram evidências promissoras de que ambos foram eficazes no tratamento da TB resistente a medicamentos (TB-DR). Reconhecendo o potencial para ambos os medicamentos no início, as equipes de MSF-TB em vários países exploraram maneiras de fornecer delamanida e bedaquilina para pacientes com opções de tratamento limitadas. MSF começou a tratar pacientes com TB-DR utilizando os novos medicamentos promissores sob condições de uso compassivo em 2013, antes que os medicamentos recebessem aprovação condicional para uso. À medida que as autoridades reguladoras aprovaram seu uso, MSF introduziu os dois medicamentos em 13 projetos de 11 países em todo o mundo. MSF também começou a apoiar os médicos que enfrentavam decisões difíceis de tratamento e implementou um sistema para monitorar a segurança do uso dos novos medicamentos.

No entanto, existem poucas evidências sólidas ou orientações para o uso conjunto de delamanida e bedaquilina para pacientes com altos níveis de resistência a medicamentos. Para suprir essa lacuna, em 2016, MSF levantou dados para medir a segurança e a eficácia desta combinação em pacientes na Armênia, Índia e África do Sul que receberam os dois medicamentos como parte de seu tratamento. Os resultados foram promissores: dentre 23 pacientes com altos níveis de resistência a medicamentos, 17 (74%) testaram negativo para TB após seis meses de tratamento. Esse é um indicador precoce de que o tratamento pode funcionar bem. Além disso, não foram observados efeitos colaterais significativos, aliviando as preocupações anteriores sobre o efeito que ambas os medicamentos poderiam ter sobre a atividades cardíacas.

Em fevereiro deste ano, a revista The Lancet Infectious Diseases publicou as conclusões do estudo que exigem o uso mais amplo e em conjunto de delamanida e bedaquilina nos programas de TB para os pacientes. Enquanto os dois ensaios clínicos com ambos os medicamentos começaram a incluir os participantes, seus resultados só são esperados em três a cinco anos.

Clique aqui e leia na íntegra o artigo “Early safety and efficacy of the combination of bedaquiline and delamanid for the treatment of patients with drug-resistant tuberculosis in Armenia, India, and South Africa: a retrospective cohort study”.

Clique aqui e leia na íntegra o artigo “Segurança e eficácia antecipada da combinação de bedaquilina e delamanida para o tratamento de pacientes com tuberculose resistente a medicamentos na Armênia, Índia e África do Sul: um estudo retrospectivo de coorte”.