Notícias

Visão multidisciplinar da SBMT é destaque na abertura do 51º MedTrop

Presidente da SBMT propõe criação de um programa interinstitucional, multidisciplinar para cuidar das doenças virais emergentes

16/06/2015

SBMT-_DIVULCAO

O segundo maior Centro de Eventos da América Latina recebe até o dia 17 de junho o 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop), que teve sua abertura oficial na noite desse domingo (14). O presidente do Congresso, Dr. Ivo Castelo Branco, ressaltou que o grande objetivo deste evento será discutir os métodos mais adequados para o combate às doenças tropicais a partir das diferentes necessidades no Brasil. “Vamos apresentar e discutir os mais variados aspectos da Medicina Tropical, desde o ensino, passando pela pesquisa e chegando à assistência. O tema deste ano, ‘Doenças Tropicais: do ensino e pesquisa aos serviços de saúde’ foi cuidadosamente pensado com esse intuito”, lembrou.

Já o presidente da Comissão Científica, Dr. Luciano Pamplona destacou o número de inscritos nos Temas Livres. “Recebemos aproximadamente 2.500 trabalhos, um dos maiores na história dos Congressos da SBMT, nos quais eu também enalteço os realizados em Recife, em 2009, e no Rio de Janeiro, em 2012, cujos números foram muito elevados também. Ele explica que a comissão trabalhou com muito afinco durante mais de um ano para se chegar a esses números. “Estamos muito orgulhos e satisfeitos com o resultado demonstrado nesse grande volume de inscrições”, comemorou.

O presidente da SBMT, Dr. Mitermayer Galvão dos Reis, em seu discurso de abertura, mais uma vez reconheceu o papel estratégico dos membros da SBMT na realização de estudos, principalmente, de temas referentes às doenças negligenciadas, em especial aos que afetam populações negligenciadas e grupos vulneráveis, e dentre os desafios atuais que aparecem com mais intensidade como consequência da transição demográfica, transição etárias, de hábitos alimentares e da violência. Antes de encerrar, ele propôs como desafio a criação de um Programa interinstitucional, multidisciplinar, para cuidar das doenças virais emergentes que tanto nos afligem a exemplo do dengue, do chikungunya e do Zica.

Dr. Coura é agraciado com o Prêmio Pesquisador Sênior 2015

SBMT_DIBUELUm dos momentos mais aguardados na sessão solene de abertura do 51º Medtrop foi a divulgação do nome do grande homenageado da noite, o vencedor do Prêmio Pesquisador Sênior 2015.

Para a Comissão julgadora, composta por três renomados profissionais, Dr. Eduardo Luiz Andrade Mota, Drª. Maria Glória Teixeira e Drª Susan Martins Pereira, escolher o vencedor não foi uma tarefa fácil. Após a análise dos currículos dos três pré-selecionados, todos concordaram que os candidatos apresentavam os requisitos necessários para serem agraciados pelo Prêmio, na medida em que, comprovadamente, desenvolveram atividades acadêmico-científicas de grande relevância para o avanço da ciência no campo da Medicina Tropical e para formação de Recursos Humanos qualificados, para assumir postos nas Universidades, Institutos de Pesquisa e para o Sistema Único de Saúde.

Após discussões, a comissão chegou ao consenso que o Prêmio Pesquisador Sênior 2015 deveria ser concedido ao Professor José Rodrigues Coura, em vista do papel fundamental que desempenhou, desde o início de sua carreira, para a conformação, consolidação e para conferir prestígio à área de Medicina Tropical. Algumas iniciativas são simbólicas deste relevante papel a exemplo de ser membro fundador da SBMT (1962), ter sido eleito Presidente de 1973 a 1975 e Editor da Revista desta Sociedade, durante 12 anos.

O Professor Coura foi um dos pioneiros na implantação de estratégias voltadas para o fortalecimento científico e conhecimento das Doenças Tropicais no Brasil. É considerado um cientista dos mais produtivos na ciência brasileira, tendo publicado entre 1961 a 2014, cerca de 260 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros em sua área de interesse. Vale destacar que recebeu o Prêmio Jabuti 2006 pelo Livro sobre Dinâmica das Doenças Infecciosas e Parasitárias da Câmara Brasileira do Livro. Os dois cursos de Pós-Graduação que criou formaram mais de duas centenas de mestres e doutores, dos quais mais de 40 Teses de Mestrado ou Doutorado foram orientadas por ele.

Na década de 1990, passou a se preocupar com a ocorrência de doença de Chagas no Amazonas e, a partir de então, vem desenvolvendo importantes estudos sobre transmissão vetorial desta tripanossomíase naquela região. Seus resultados revelaram que além da transmissão oral, que na maioria das vezes está relacionada à ingestão de açaís contaminados, nesta região também existem bolsões de transmissão vetorial relacionada ao trabalho dos indivíduos que colhem e transportam piaçaba (piaçabeiros).

Professor Coura é Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (1978), da Academia Brasileira de Ciências (2000) e da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil como Comendador em 2002, promovido a Grã Cruz em 2008. Professor Emérito da UFRJ e da Faculdade de Medicina de Campos, Rio de Janeiro e Professor Honoris Causa das Universidades Federais da Paraíba, Ceará e Piauí. Em novembro de 2013 foi agraciado com o Prêmio Conrado Wessel de personalidade da Medicina.

Prêmio Jornalista Tropical e Jovem Pesquisador

SBMT_DIBUL

Também foram premiados os Jornalistas Tropicais 2015, Vilhena Soares, do jornal Correio Braziliense, na categoria Mídia Impressa, com uma série de quatro reportagens complementares a respeito das doenças tropicais, veiculada entre os dias 4 e 7 de janeiro deste ano. Na categoria TV, o Prêmio foi concedido ao repórter Mauricio Rebellato, da RBS TV Santa Rosa, afiliada Rede Globo no Rio Grande do Sul, pela série de 43 reportagens sobre dengue no estado, veiculada entre 17 de março e 22 de abril deste ano.

Já o Prêmio Jovem Pesquisador 2015 foi concedido à Vivian Tamietti Martins com o trabalho, escolhido por unanimidade “A leishmania amastigote-specific non-described protein, LiHyp1, applied for the serodiagnosis of canine visceral leishmaniasis, and as a protective antigen”.

De acordo com o presidente da Comissão, Dr. Júlio Croda, a excelência científica e a qualidade dos 178 inscritos, dos 20 pré selecionados para a primeira fase e dos cinco finalistas, superaram a expectativa. “Tínhamos a certeza de que teríamos trabalhos de altíssimo nível, mas acabamos surpreendidos, pois foram além do que esperávamos. “Entendo que com o Prêmio Jovem Pesquisador, a SBMT reconhece a importância destes trabalhos para a ciência, bem como contribui para estimular a continuação da pesquisa destes jovens na área da Medicina Tropical”, acrescentou.

SBMT_DIBUEGGTL