_destaque, Notícias

Nota da SBMT em apoio à Fapemig

.

01/11/2023

A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) manifesta sua preocupação em relação ao teor do Decreto 48715, de 26 de outubro de 2023, que modifica o Estatuto da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). A SBMT reconhece a importância de promover ajustes e atualizações em entidades e instituições de pesquisa, mas ressalta a necessidade de que tais mudanças sejam realizadas de maneira transparente, participativa e em consonância com os princípios da ciência, pesquisa e desenvolvimento.

A SBMT destaca a importância do diálogo entre as autoridades, a comunidade científica e a sociedade civil para garantir que as políticas públicas de ciência e tecnologia sejam eficazes e adequadas às necessidades do País. É fundamental que as decisões relacionadas a instituições de pesquisa e fomento sejam tomadas com base em evidências, consulta pública e ampla discussão. Em uma instituição de apoio à pesquisa, é importante a participação efetiva dos membros da comunidade científica na gestão, não bastando apenas ter canais de discussão com a comunidade científica.

A Fapemig desempenha um papel fundamental no apoio à pesquisa científica e tecnológica em Minas Gerais, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento do estado. Portanto, qualquer modificação em seu Estatuto deve ser cuidadosamente avaliada, considerando o impacto que pode ter na comunidade científica e na sociedade como um todo.

A SBMT se une às demais sociedades, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC), das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (FORIPES), manifestando seu total apoio a fim de contribuir para o fortalecimento do ambiente de pesquisa e inovação em Minas Gerais.

**Esta reportagem reflete exclusivamente a opinião do entrevistado.**