_destaque, Notícias

Pranchas para o Diagnóstico Microscópico da Doença de Chagas

06/05/2024

As pranchas para o diagnósbco parasitológico da doença de Chagas (DC) servem como guia para laboratoristas e técnicos de campo responsáveis pelo diagnósbco parasitológico da malária que, de forma integrada, sejam capazes de idenbficar os parasitas responsáveis pela doença de Chagas, através de imagens observadas no microscópio ópbco. Este material também pode ser útil a professores e alunos de disciplinas correlatas.

As pranchas mostram imagens de fotos coloridas capturadas na observação de lâminas de sangue coradas e preparadas pelos métodos de esfregaço, gota espessa e “esfregota”. Inclui texto explicabvo sobre o Trypanosoma cruzi, agente ebológico da doença, incluindo descrições e instruções sobre o preparo e procedimentos para o exame de lâminas nos diferentes métodos de coloração (Giemsa e panóbco), bem como do uso de soluções tampão; inclui ainda imagens de outros parasitos que podem ser observados no exame da lâmina e outros elementos celulares observados no sangue, como contaminantes comuns em esfregaços de sangue periférico; e também boas prábcas de biossegurança para o manuseio de amostras de sangue.

Para facilitar a consulta, as pranchas e o texto que as acompanham estão organizados seguindo a robna usual de um laboratório. São incluídas imagens de Trypanosoma cruzi, T. rangeli, Wuchereria bancrofti, Mansonella sp, Plasmodium spp. e de elementos figurados, que podem estar presentes na amostra coletada. As imagens de T. cruzi e T. rangeli, foram adquiridas a parbr de lâminas confeccionadas com material de sangue de paciente com DC e de material semeado e manbdo em cultura oriundo de sangue humano e conteúdo intesbnal de triatomíneos.

Saiba mais: https://iris.paho.org/handle/10665.2/59523

Acesse o Arquivo: Pranchas para o Diagnóstico Microscópico da Doença de Chagas

**Esta reportagem reflete exclusivamente a opinião do entrevistado.**