
MEDTROP 2025: participação da OPAS fortalece resposta regional às doenças tropicais
10/04/2025Ainda em Brasília, nesta quinta-feira, 10 de abril, o presidente do MEDTROP 2025, Dr. Sinval Pinto Brandão Filho, juntamente com a presidente da SBMT, Dra. Rosália Morais Torres, participou de uma reunião virtual com a Oficial Técnica Nacional em Malária e Doenças Infecciosas Negligenciadas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, Dra. Sheila Rodovalho. O encontro teve como objetivo apresentar a grade científica do evento, bem como articular a participação da entidade no congresso, fortalecendo o diálogo sobre políticas regionais para o enfrentamento das doenças tropicais.
“A ideia é que o MEDTROP 2025 também seja um espaço de troca de experiências entre países da América Latina, especialmente em temas como vigilância integrada e estratégias de controle de arboviroses e o impacto das mudanças climáticas, afirmou o Dr. Brandão Filho.
A Dra. Rodovalho destacou o compromisso da OPAS em colaborar com iniciativas que promovam a integração regional em saúde. “O congresso é uma excelente oportunidade para reforçarmos a cooperação técnica entre os países e ampliarmos o alcance das ações em saúde pública”, ressaltou.
A presidente da SBMT enfatizou a importância do envolvimento internacional: “A participação da OPAS fortalece o caráter latino-americano do MEDTROP e amplia o impacto das discussões sobre saúde nas Américas”, conclui a Dra. Torres.
O congresso será realizado entre os dias 2 e 5 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.