Divulgação, Notícias

Dermatologia tropical negligenciada em Gana, alerta médico

As estatísticas mostram como a condição grave da pele está aumentando. Segundo o Sr. Sam Stephen Dodoo, a situação é devastadora e precisa de uma discussão urgente

09/07/2022
width=350

A situação devastadora na área de saúde dermatológica motivou o Departamento de Dermatologia da Universidade de Utah, em colaboração com a Escola de Saúde de Kintampo (Cokh), a introduzir o curso de graduação em dermatologia e psiquiatria para treinar médicos assistentes com o objetivo de suprir as carências do sistema

Um artigo publicado pelo Sr. Sam Stephen Dodoo, médico assistente em Gana com foco em Medicina Tropical e cuidados de saúde primários, chamou a atenção para a dermatologia Tropical, que segundo ele, é a área mais negligenciada na prática médica. Segundo a publicação, a doença de pele é uma causa significativa de morbidade na África Subsaariana. “Estudos realizados no Mali mostraram que a doença de pele tem uma prevalência geral de 34,0% e motiva 11,7% das consultas ambulatoriais de atenção primária à saúde. Infecções cutâneas como piodermite e sarna são endêmicas em adultos e crianças africanas. Iniciativas internacionais de saúde pública foram criadas para reduzir a prevalência de doenças de pele de alta morbidade, como úlceras de Buruli e filariose linfática na África”, revela a publicação.

Para saber mais sobre o assunto, a Assessoria de Comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) entrevistou o Sr. Sam Stephen Dodoo, que é membro do comitê de pesquisa e educação da Ghana Physician Assistant Association. O Sr. Sam Stephen Dodoo conta que a dermato-venereologia é uma área na qual oferece cuidados e que vê centenas de casos em atividades comunitárias que visita em comunidades carentes nas sub-regiões.

Confira a entrevista na íntegra.

SBMT: Por que o senhor escolheu a dermato-venereologia?

Sr. Sam Stephen Dodoo: Minha prática é centrada na atenção primária à saúde em medicina tropical (medicina comunitária e saúde). A maioria dos pacientes que visitam as clínicas e centros de saúde relata uma condição relacionada à pele ou tem uma lesão de pele associada que pode não ser sua principal preocupação. A falta de especialistas em saúde em cuidados com a pele tem contribuído para a alta negligência de tais condições no país. Já me deparei com muitos desses casos, então fui motivado a adquirir mais conhecimento em dermato-venereologia para poder ajudar o paciente nas comunidades carentes e rurais. Entrei na clínica Rabito, que é conhecida por cuidados com a pele para ter uma sessão de treinamento e ensaios clínicos com o Prof. Edmund Delle (Professor de dermato-venereologia e medicina tropical) por cerca de 1 ano. Esse conhecimento adicional me ajudou a prestar cuidados a eles em alcance. A minha formação foi uma “formação de mentoria” em dermatologia.

SBMT: O Senhor poderia nos contar como é o seu trabalho nas comunidades carentes nas sub-regiões de Gana?

Sr. Sam Stephen Dodoo: Prestei muitos serviços de saúde a pessoas em comunidades carentes em Gana. Estive em várias comunidades e cidades, como Wassa Akropong (uma comunidade de mineração de ouro) situada no município de Wassa Amenfi East, na região ocidental do Gana. Também estive em Techiman, na região leste de Gana. Estive em Jamra e Assikuma na região central de Gana, Kintampo no Bono a leste de Gana, Obuasi na região de Ashanti, Dunkwa Offin na região central, etc. Organizei iniciativas nessas comunidades em todo o país para ajudá-las porque a maioria da população sofre de casos tropicais negligenciados, como sarna, larva migrans cutânea, filariose linfática, framboesas, leishmaniose, esquistossomose, oncocercose, condição de pele relacionada a produtos químicos devido às atividades de mineração das pessoas, etc. Essas comunidades de mineração têm alta prevalência de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis, gonorreia, infecções por clamídia e sua manifestação cutânea relacionada, que é uma séria preocupação de saúde pública, mas são negligenciadas nas áreas carentes.

SBMT: Além do senhor, quantos outros médicos atuam nessa área na região?

Sr. Sam Stephen Dodoo: Gana tem menos de 25 dermatologistas certificados, todos eles concentrados nas principais cidades do país, sem nenhum no distrito ou subdistritos e comunidades carentes. São encontradas, em sua maioria, nos hospitais de ensino, de modo que os níveis de atenção são restritos às pessoas nas áreas negligenciadas do país. Identifiquei esse problema que levou às minhas iniciativas rurais nas comunidades para ajudá-las. Prevê-se que a população do Gana alcance os 32 milhões em poucos anos, pelo que a proporção de pacientes dermatologistas é lamentavelmente inadequada e isso levou a tal negligência.

SBMT: Quais as categorias de doenças mais comumente observadas?

Sr. Sam Stephen Dodoo: Ao longo de minhas clínicas de extensão, observei uma ampla gama de doenças que diferem de regiões e distritos. Mas os mais comuns que vejo são eczemas, sarna, larva migrans cutânea, filariose linfática, framboesas, leishmaniose, esquistossomose, oncocercose, HIV e suas doenças de pele relacionadas, verrugas genitais, doenças de pele relacionadas à mineração, acne, cancro, cancro sifilítico, poucas doenças autoimunes, como lúpus, vitiligo, psoríase, etc. Alta prevalência de infecções cutâneas fúngicas e bacterianas e ISTs.

SBMT: Em sua opinião, como melhorar o acesso da população carente a tratamentos dignos?

Sr. Sam Stephen Dodoo: Em primeiro lugar, os recursos humanos e os conhecimentos especializados são primordiais. Os quadros de nível médio, como médico assistente médico, devem ser permitidos no programa de pós-graduação em especialidades como dermato-venereologia e medicina tropical para oferecer cuidados às pessoas. No Gana, os médicos assistentes são guardiões da saúde rural, por isso é mais fácil equipá-los. A universidade de Utah, em colaboração com a faculdade de saúde, treinou vários médicos assistentes no modelo de Dermatologia, mas, infelizmente, eles não são devidamente reconhecidos pelo ministério da saúde em Gana, o que os tornou improdutivos.

Em segundo lugar, um centro de pesquisa em medicina tropical deve ser estabelecido nas regiões e sub-regiões para detectar e rastrear esses casos para oferecer resposta e gerenciamento imediatos.

Em terceiro lugar, as escolas de formação para medicina e medicina comunitária devem incluir um curso abrangente sobre medicina tropical para bem treinar os profissionais para prestar cuidados, especialmente o aspecto preventivo.

Em quarto lugar, devem ser feitos mais investimentos em investigação para ajudar a revelar o padrão da doença em casos tropicais e como ela pode ser gerida no contexto do Gana e da África. Porque ao longo da minha prática, percebi que alguns dos protocolos de gestão nos livros não funcionam necessariamente para o nosso ambiente, então fiz um estudo extenso para elaborar meus próprios planos de tratamento, o que está me dando resultados.

SBMT: Gana conta com programas para doenças tropicais?

Sr. Sam Stephen Dodoo: Atualmente nenhuma universidade está oferecendo um diploma superior em medicina tropical em Gana, mesmo que haja um pouco disso no currículo em nível de treinamento básico. O Ministério da Saúde e os serviços de saúde de Gana implementaram uma série de programas para detectar alguns casos precocemente e iniciar o tratamento, mas acho que isso não tem sido eficaz, então a maioria da população-alvo não recebe esses serviços.

SBMT: O senhor gostaria de acrescentar algo?

Sr. Sam Stephen Dodoo: Após meu treinamento em dermato-venereologia tropical na clínica Rabito, em Gana, decidi ajudar outros médicos em todo o país a gerenciar condições básicas da pele, então criei uma plataforma de WhatsApp e Telegram que incluía médicos, assistentes médicos, enfermeiros, farmacêuticos, médicos de família, estudantes de medicina, oficiais de controle de doenças, etc. Toda a ideia era treinar e compartilhar o conhecimento adquirido com eles para que o paciente tivesse fácil acesso. Comecei há 3 anos com mais de 780 médicos nas minhas plataformas, onde ensino e discuto casos com eles. Sempre que se deparam com casos, entram em contato comigo para obter ajuda. Os pedidos vêm de toda a nação. Tem sido uma tarefa hercúlea para mim, mas a paixão me faz continuar. Atualmente eu tenho alguns clínicos que estão estudando Dermatologia em Utah, Universidade de Baypath, também na plataforma que estão aprendendo Dermatologia tropical comigo e estou feliz em compartilhar meus conhecimentos com eles.

Atualmente, tenho milhares de fotos de casos tropicais negligenciados em uma galeria de meus trabalhos de campo, que tenho planos de publicar em um Atlas de Dermatologia Tropical.

Os desafios que enfrento são principalmente ligados a recursos para chegar a essas comunidades para ajudar. Além disso, eles não podem sequer pagar o tratamento que lhes é dado, o que é um grande desafio. Ficaria feliz se o centro de Medicina Tropical do Brasil colaborasse com meu projeto para ajudar a treinar mais e obter mais visitas de sensibilização para ajudar a população negligenciada que vive com doenças crônicas da pele. Também estou sempre pronto para colaborar com o centro de ensaios de pesquisa e mais publicações sobre Dermato-venereologia tropical. Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para convidar os jornalistas e outras pessoas da SBMT a visitar Gana para uma cobertura sobre as iniciativas. Acredito que um atlas de dermatologia tropical pode ser publicado com tais colaborações. Obrigado pela oportunidade.