Notícias

Journal Citation Reports aponta aumento significativo no fator de impacto da RSBMT

Ascensão do Fator de Impacto da RSBMT coloca a publicação na 8ª posição no ranking mundial na área de Medicina Tropical e como 3º periódico nacional na área de Doenças Infecciosas e Medicina Tropical

09/07/2019

width=300O Journal Citation Reports (JCR) divulgou nessa semana o Fator de Impacto referente ao ano de 2018. A Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (RSBMT) manteve a trajetória de alta e seu novo Fator de Impacto é 1,498 (http://www.periodicos.capes.gov.br/), passando a ser o terceiro periódico científico nacional de acordo com a plataforma Web of Science. A ascensão do Fator de Impacto coloca a publicação na 8ª posição no ranking mundial na área de Medicina Tropical e como 3º periódico nacional. Os índices refletem o aumento do número médio de citações dos artigos científicos publicados por ela e, também, o aumento de sua visibilidade internacional. O JCR oferece uma perspectiva para avaliação e comparação de periódicos por meio da acúmulo e tabulação de citações e artigos de praticamente todas as áreas do conhecimento. Possui mais de 10.500 periódicos, entre as mais citadas do mundo, em 232 áreas distintas, mais de 2.500 editores em 82 países com mais de 1.400 revistas regionais.

O editor da RSBMT, professor Dr. Dalmo Correia, lembra que a Revista saiu de 1,358 para 1.498, o que, segundo ele, representa não apenas o aumento das citações, mas também elevação na qualidade do conteúdo publicado. “Em 2020, esse índice deve impactar ainda mais, levando em consideração que desde janeiro a Revista está com publicação contínua”, acrescenta. O Editor ressalta ainda que esse resultado é fruto de medidas adotadas desde 2012 para aumentar a visibilidade nacional e internacional da publicação, as quais foram incrementadas a partir da IV Reunião Anual do SciELO, realizada em dezembro de 2014, sobre a internacionalização dos periódicos brasileiros. O objetivo da RSBMT tem sido aumentar o nível técnico-científico dos artigos publicados e, com isso, aumentar a potencialidade que esses artigos têm de obter citações. Para que isto ocorra, é de fundamental importância a contribuição altamente proficiente dos revisores a partir de um rigoroso processo de revisão pelos pares, que agrega valor ao manuscrito e confere credibilidade ao processo.

Os membros da direção da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e do Conselho Editorial da RSBMT aproveitam a oportunidade para agradecer aos Editores, Revisores, Autores, Leitores e Órgãos de Fomento (CNPq, CAPES e FAPEMIG) pelo apoio recebido.…