_destaque, Divulgação, Notícias

MEDTROP 2023: Workshop Nacional da REDE-TB fortalece luta contra Tuberculose

Explore as fronteiras da Medicina Tropical, descubra os eventos satélites imperdíveis no MEDTROP 2023

09/06/2023

Em sua décima edição, o workshop traz como tema “Inovação para eliminar a tuberculose: conhecimento em rede”

O 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP) se aproxima e promete ser um marco no campo da Medicina Tropical. Além das atividades principais, o evento oferece uma programação exclusiva de eventos satélites, que expandem os horizontes e enriquecem a experiência dos participantes. Esses eventos, realizados em paralelo ao congresso principal, abordam questões atuais e emergentes, trazem especialistas renomados e estimulam o debate científico. Entre os eventos satélites que ocorrerão durante o MEDTROP 2023, destaca-se o X Workshop Nacional da REDE-TB, a Reunião Anual ChagasLeish e o 8º Fórum Social Brasileiro para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas.

No cenário da saúde global, a tuberculose continua a representar um desafio significativo. Para intensificar os esforços de combate a essa doença, o X Workshop Nacional da REDE-TB, que este ano traz como tema “Inovação para eliminar a tuberculose: conhecimento em rede“, reúne especialistas, profissionais de saúde, pesquisadores e membros da sociedade civil comprometidos com a luta contra a tuberculose. Este evento, realizado anualmente, tem como objetivo promover a troca de informações, atualizar os participantes sobre os avanços científicos mais recentes e fortalecer a colaboração entre os diferentes atores envolvidos na prevenção, diagnóstico e tratamento da TB.

Marcado por uma programação abrangente e diversificada, o evento aborda uma ampla gama de tópicos em palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais que trazem insights valiosos sobre estratégias inovadoras de prevenção, abordagens de diagnóstico de última geração, novos tratamentos e modelos de cuidados integrados. Para o presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose REDE-TB, Dr. Ricardo Arcêncio, um dos pontos fortes do workshop é a troca de conhecimentos entre os participantes. “A diversidade de perspectivas e a integração entre pesquisadores e profissionais de saúde permitem uma abordagem mais abrangente e colaborativa para enfrentar os desafios da tuberculose. Novas parcerias são formadas, ideias inovadoras são compartilhadas e estratégias conjuntas são desenvolvidas, contribuindo para o aprimoramento contínuo das práticas e políticas relacionadas à TB”, ressalta.

Além das palestras, o workshop também proporciona espaços para discussões em grupo, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos. “Essas sessões interativas estimulam o debate e a colaboração entre os participantes, permitindo que diferentes perspectivas e experiências sejam compartilhadas. O intercâmbio de ideias e a interação entre os profissionais são fundamentais para fortalecer as estratégias de enfrentamento à TB”, acrescenta o Dr. Arcêncio. Além disso, o evento promove a conscientização sobre a doença e a importância de seu controle. As discussões e os resultados do evento são disseminados para um público mais amplo, incluindo profissionais de saúde, gestores, formuladores de políticas e sociedade em geral. Essa divulgação contribui para uma maior compreensão da tuberculose e para o engajamento de diferentes setores da sociedade na luta contra a doença.

Para o Dr. Arcêncio, uma das principais conquistas da realização deste evento é a criação de parcerias e alianças entre instituições de pesquisa, ensino, organizações governamentais e não governamentais, sociedade civil e autoridades sanitárias. “A colaboração entre esses atores é fundamental para o desenvolvimento e implementação de políticas e programas eficazes no combate à tuberculose. Neste sentido, o workshop proporciona um ambiente propício para a formação dessas parcerias, incentivando a sinergia e a cooperação entre os participantes”, diz. Para ele, a medida que o workshop evolui e se consolida ao longo dos anos, torna-se uma referência nacional e internacional no combate à tuberculose, permitindo que a REDE-TB e seus parceiros continuem a promover a pesquisa, a implementação de políticas e ações concretas para reduzir a incidência da TB, melhorar o acesso aos serviços de saúde e garantir tratamentos eficazes para todos os pacientes.

Durante o Workshop, são abordados diversos tópicos relevantes, como estratégias de prevenção e controle da tuberculose, métodos de diagnóstico inovadores, desenvolvimento de novos tratamentos, abordagens de saúde pública, políticas de saúde e advocacy. Além disso, são discutidas questões relacionadas à resistência antimicrobiana, coinfecções, TB em grupos vulneráveis e os impactos sociais e econômicos da doença. O Dr. Arcêncio reconhece a importância de uma abordagem integrada, que combine pesquisa científica de qualidade, implementação eficiente de políticas e ações coordenadas entre os setores público e privado, embora reconheça que os desafios relacionados à tuberculose possam ser complexos. “Dessa maneira, o workshop serve como impulso para a busca de soluções inovadoras e sustentáveis. É um fórum abrangente que reúne profissionais de diversas áreas e que oferece uma plataforma para compartilhar conhecimentos, experiências e melhores práticas no combate a esta doença, promovendo discussões, apresentações de estudos e debates sobre os principais desafios e avanços no campo”, finaliza o presidente da REDE-TB.

 

**Esta reportagem reflete exclusivamente a opinião do entrevistado.**