
Prêmios concedidos a jovens cientistas serão entregues na cerimônia de abertura do Medtrop-Parasito 2019
Interessados no Prêmio Jovem Pesquisador devem realizar inscrições no site do evento até 30 de maio. Aqueles interessados no Premio Young Investigator Award devem encaminhar suas solicitações até o dia 20 de junho
07/05/2019
As premiações têm por objetivo incentivar jovens cientistas que tiveram destacada atuação em Medicina Tropical
O Prêmio Jovem Pesquisador, criado pela SBMT em 2014, tem como objetivo reconhecer a importância do trabalho dos jovens pesquisadores para a ciência, bem como estimular a continuação de seus trabalhos na área da Medicina Tropical. Na edição deste ano novamente será concedida importância de R$ 1.000,00 para o primeiro colocado de cada categoria (graduação, mestrado e doutorado) enquanto os segundos e terceiros colocados serão agraciados com menções honrosas. Os melhores trabalhos em cada categoria serão apresentados no primeiro dia do evento (dia do curso pré-congresso). O resultado da premiação será divulgado na solenidade de abertura do Medtrop-Parasito 2019, que será realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 28 e 30 de julho.
Para participar, o autor deve realizar a submissão online até o dia 30 de maio, no site do congresso e escolher por uma das categorias de participação (aluno de graduação, mestrado ou doutorado). Para concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador, o participante obrigatoriamente terá de preencher a declaração (https://www.medtrop-parasito2019.com.br/download/download?ID_DOWNLOAD=66) que deverá ser assinada pelo orientador, e fazer upload no site, bem como o upload de uma foto (do autor principal) para divulgação. O não envio de toda a documentação excluirá o trabalho do processo de análise do prêmio. Para concorrer à premiação, o candidato deve ser o primeiro autor do resumo submetido, estar presente no primeiro dia do evento, e realizar a apresentação do seu trabalho.
Saiba mais sobre os vencedores das edições anteriores clicando aqui (https://sbmt.org.br/jovem-pesquisador/)
Institut Mérieux – SBMT Young Investigator Awards-2019
Com o objetivo de incentivar jovens profissionais que tiveram destaque na atuação em Medicina Tropical, o Instituto Mérieux e a SBMT decidiram firmar parceria e premiar, em 2017, um Jovem Investigador. O prêmio, no valor de 10.000 €, foi entregue durante o 53º, realizado em Cuiabá, e, o 54º MedTrop, realizado em Recife, aos doutores Julio Croda e Dr. André Siqueira, respectivamente. Neste ano, o prêmio, no mesmo valor, será entregue durante a cerimônia de abertura do Medtrop-Parasito 2019.
Para participar, os candidatos devem ser membros atuais da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT); ter atendido em um hospital brasileiro ou em uma instituição de pesquisa brasileira relevante em tempo integral como clínico de doenças infecciosas, microbiologista clínico ou molecular ou epidemiologista; ter menos de dez anos de experiência profissional em doenças tropicais após a conclusão do PhD; ter envolvimento ou ter contribuído de forma significativa na pesquisa de doenças tropicais e / ou na gestão de pacientes com impacto nacional; os indicadores de impacto podem ser publicação (s) em revistas internacionais proeminentes e / ou implementação de diretrizes / protocolos que tenham levado a melhorias significativas nas doenças tropicais.
A solicitação para o prêmio deve ser encaminhada à SBMT até o dia 20 de junho. O pedido, em inglês, deve ser enviado ao e-mail sbmt@localhost. Nele deve constar o nome completo do candidato e informações para contato (endereço de e-mail e número de telefone celular), além de um breve Currículo detalhando com o seu histórico profissional e a descrição, uma a duas páginas, de pesquisa e / ou projetos clínicos que o jovem investigador realizou ou que pode ser considerado para o prêmio. É necessária a apresentação de documentos comprobatórios, tais como, a publicação do trabalho proposto. Também deve conter a descrição, uma a duas páginas, das pesquisas em andamento e futuras realizadas pelo candidato no campo das doenças tropicais. Por fim, uma foto do candidato e uma carta de recomendação da instituição anfitriã onde o candidato está trabalhando no momento da aplicação (opcional).
Os membros de um comitê científico nomeado pela SBMT avaliarão os pedidos e classificarão dois a três, que serão encaminhados ao conselho científico do Institut Mérieux com suas recomendações para a seleção do laureado. O Institut Mérieux pode não atribuir o prêmio caso nenhuma das propostas atenda a qualificação mínima. Para receber os fundos do prêmio, que não exceda 10 000 euros (dez milhares de euros), a SBMT deve firmar um acordo com o laureado, e ambos serão responsáveis pela utilização adequada do fundo para pesquisa. Os fundos serão utilizados apenas para fins de pesquisa ao longo de um período de 12 meses.
Confira a programação completa: https://www.medtrop-parasito2019.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=451