Divulgação, Notícias

Entomol: Submissão de resumos vai até 30 de setembro

O evento vai permitir ampla integração e discussão de temas relacionados a insetos vetores de doenças tropicais por pesquisadores e estudantes especialistas da área

08/09/2016

Com o objetivo de atualizar profissionais e integrar grupos de pesquisas que estudam a genética, a biologia e o controle de insetos vetores de doenças tropicais, como dengue, chikungunya, zika, leishmaniose, filariose, doença de Chagas, malária, entre outras endêmicas no Brasil e nas Américas, Pernambuco recebe o VI Workshop de Genética e Biologia Molecular de Insetos Vetores de Doenças Tropicais (Entomol6)-Society for Vector Ecology Brazil, que ocorre de 25 a 28 de outubro no auditório da Fiocruz em Pernambuco. As inscrições podem ser feitas no site. A submissão de resumos vai até 30 de setembro.

O Entomol6 contará com a participação de 58 palestrantes de várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil e de outros países. O professor da Universidade Johns Hopkins (EUA) Marcelo Jacobs Lorena proferirá a conferência de abertura, sobre o tema “What a peptide library taught us about Plasmodium development”. Serão palestrantes também o professor da Universidade da Califórnia Gregory Lanzaro; o diretor científico do German Mosquito Control Association, Nobert Becker e o pesquisador do Instituto Pasteur de Dakar (Senegal) Mawlouth Diallo, entre outros. Pesquisadores de unidades da Fiocruz no Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais e Pernambuco e de várias instituições do país também farão exposições sobre seus estudos.

O encontro será dividido em oito sessões, que permitirão a troca de experiências e a exposição de projetos em andamento sobre temas como os mecanismos de interação celular e molecular entre o patógeno e o vetor, a transmissão do patógeno para o hospedeiro e estudos voltados para o controle de vetores com grande importância para a saúde pública. As palestras serão em inglês, sem tradução simultânea. Veja mais detalhes na programação.

O evento é uma realização do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz Pernambuco e da Society for Vector Ecology no Brasil (SOVE Brazil), com o apoio da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Universidade Federal de Pernambuco e Bayer. O evento tem ainda como objetivos fortalecer a formação de estudantes de pós-graduação no campo da entomologia médica, ciências biológicas e saúde pública no Brasil, e contribuir para a atualização profissional de pesquisadores que atuam em áreas relacionadas ao tema central do simpósio.

 

Acesse programa final Workshop Entomol.