Divulgação, Notícias

Programação prévia do MEDTROP 2016 já está no ar

Neste ano, a ChagasLeish será realizada junto com o MEDTROP

07/07/2016
Programac?a?o

O evento ainda reservará espaço para diversos outros debates. Entre eles, as novas ferramentas em Patologia Tropical

Com a emergência do vírus Zika, transmitida pelo Aedes aegypti, o tema não poderia estar de fora das principais discussões do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2016). Mas o evento reserva ainda diversos outros assuntos que envolvem os desafios da Medicina Tropical no Brasil e no mundo.

O debate sobre o Zika, nas palestras do MEDTROP, será em torno principalmente da história do vírus, a biologia, os mecanismos de controle e os estudos da correlação com a microcefalia. Nesse sentido, serão realizadas mesas-redondas com temas como Estudo de coorte de grávidas com exantema* e Uma possível bactéria no combate ao Zika*.

A leishmaniose também terá grande destaque no Congresso deste ano. Isso porque uma das mais tradicionais reuniões de pesquisa sobre a doença será realizada junto com o MEDTROP: a ChagasLeish 2016. As mesas-redondas previstas no evento incluem, entre os assuntos, a Utilização de High Resolution Melt (HRM) na diferenciação de espécies de Leishmania*.

Demais temas

Outras doenças tropicais conhecidas – e outras nem tanto – pelos brasileiros também estarão presentes nos debates. Entre elas, a dengue (com palestras como Uma vacina de dengue desenvolvida no Brasil*), a febre amarela (Vacina contra FA: estoque estratégico e novas abordagens tecnológicas*) e a esquistossomose (Diagnóstico da esquistossomose mansoni em contextos de baixa endemicidade no Brasil*).

Além dessas, também estarão em pauta a doença de Chagas (com mesas redondas como Aspectos laboratoriais para diagnóstico e seguimento da coinfecção Trypanosoma cruzi-HIV e da reativação*), a malária (Novos horizontes no tratamento da malária vivax*), a hanseníase (Enfrentando o estigma em busca da participação social*), a aids (Manejo na coinfecção VHC e HIV*) e a hepatite delta (Tratamento – Desafios do presente e o que nos guarda no futuro*).

O MEDTROP 2016 ainda reservará espaço para diversos outros debates. Entre eles, as novas ferramentas em Patologia Tropical (entre as palestras, está a de Técnicas microbiológicas em amostras post-mortem e seu uso na pesquisa em doenças emergentes*), imunizações (Vacina de dengue: eficácia, segurança e indicações*), parasitoses intestinais (Identificação de Giardia lamblia genótipo E em humanos aponta para a existência de um novo ciclo zoonótico*) e zoonoses negligenciadas no Brasil (Febre maculosa brasileira*).

Destaque ainda para a discussão do envenenamento por animais (Desenvolvimento e inovação na produção de soros hiperimunes*) e medicina de viagem (Profilaxia pré-exposição da raiva em viajantes*).

Conferências

Entre as conferências deste ano, devem ser discutidos assuntos como Mudanças Climáticas e Doenças Tropicais*, Erradicação da Malária* e TB and TB Strategy – Challenges and Perspectives* – prevista com a participação do conselheiro sênior de pesquisas do Programa Global de Tuberculose da Organização Mundial de Saúde (OMS), Christian Lienhardt.

ATENÇÃO: Os itens destacados com “*” são apenas algumas das diversas palestras previstas sobre cada tema. Para ver a programação completa do MEDTROP 2016, clique aqui.