Notícias

Triste notícia para a Medicina Tropical: morre aos 96 anos, Dr. Zilton Andrade

É com profundo pesar que informamos o falecimento do professor Dr. Zilton de Araújo Andrade, neste dia 22 de julho. O professor deu entrada entrada pela manhã desta quinta-feira na emergência do Hospital da Bahia em quadro de choque hipovolêmico por HDA que evoluiu para parada cardio respiratória, vindo à óbito. Zilton de Araújo Andrade, […]

10/08/2020

É com profundo pesar que informamos o falecimento do professor Dr. Zilton de Araújo Andrade, neste dia 22 de julho. O professor deu entrada entrada pela manhã desta quinta-feira na emergência do Hospital da Bahia em quadro de choque hipovolêmico por HDA que evoluiu para parada cardio respiratória, vindo à óbito.

Zilton de Araújo Andrade, filho de Flávio Henrique Andrade e de Guiomar de Araújo Andrade, nasceu em Santo Antônio de Jesus, BA em 14 de maio de 1924. Sua formação em Patologia teve início com a criação do Laboratório de Patologia no então Instituto de Saúde Pública do estado. Publicou mais de 300 trabalhos em periódicos relacionados com a patologia das doenças parasitárias endêmicas em nosso meio, especialmente a Doença de Chagas e com a patologia hepática. Entre os Prêmios recebidos contam-se: Prêmio Alfredo Juryzkowsky, concedido pela Academia Nacional de Medicina em 1972; Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia em 1985; recebeu o Titulo de Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Bahia, em 1985, e o Título de Membro Honorário Nacional da Academia Nacional de Medicina, Rio de Janeiro, em 2010. Em 2012, nas comemorações pelos 60 anos do CNPq, foi agraciado com o Titulo de Pesquisador Emérito do CNPq, e em 2014 com o Prêmio Pesquisador Sênior da Sociedade Brasileira de Medicina tropical (SBMT).

O Dr. Zilton também foi presidente da SBMT, presidiu o congresso anual da SBMT realizado na Bahia e Sócio Fundador.

A presidência e diretoria da SBMT apresentam suas condolências aos familiares e amigos, desejando que Deus possa confortar o coração de todos e recebê-lo em seus braços.

Confira a entrevista do professor concedida à SBMT em 2014: https://sbmt.org.br/seis-decadas-dedicadas-ao-estudo-de-doencas-nos-tropicos/