MEDTROP 2024: fronteiras unidas em prol de Uma Só Saúde
Além de ampliar os conhecimentos na área da Medicina Tropical, o Congresso vai promover uma visão mais integrada e abrangente da saúde como um todo
03/04/2024São Paulo, a cidade que nunca dorme, está prestes a se tornar o epicentro da Medicina Tropical entre os dias 22 e 25 de setembro, com a realização do aguardado Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2024). Com o lema “Medicina Tropical sob o olhar de Saúde Única”, o evento vai trazer uma programação diversificada, abordando uma ampla grade científica de temas relevantes e atuais, incluindo infecções virais, bacterianas, fúngicas, parasitárias e outros assuntos essenciais, como saúde do viajante e acidentes causados por animais peçonhentos. De acordo com o Dr. Marcus Lacerda, Coordenador da Comissão Científica, muitos desses assuntos serão trabalhados sob a perspectiva da Saúde Única. Ele destaca que zoonoses e a resistência antimicrobiana serão especialmente enfatizadas, juntamente com pesquisas translacionais que fundamentam novas abordagens terapêuticas. Durante o MEDTROP, também serão debatidas as estratégias de controle e vigilância de doenças emergentes, a previsão de epidemias e pandemias futuras, o desenvolvimento de novas tecnologias e insumos, bem como a avaliação da eficácia de vacinas.
Além das atividades principais, o congresso conta com as tradicionais e importantes reuniões satélites, focadas em tópicos específicos. Com uma programação extensa, será possível realizar discussões mais aprofundadas e interativas com os participantes. Entre os eventos satélites destacam-se o 10º Workshop de Genética e Biologia Molecular de Insetos Vetores de Doenças Tropicais (Entomol 10), o XI Workshop Nacional da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose REDE-TB, a 39ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e a 27ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses (ChagasLeish 2024), e o 9º Fórum Social Brasileiro para Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas.
A programação prevê ainda cursos pré-congresso, mesas redondas, mini-conferências, conferências, temas livres para apresentação oral e apresentações de pôster. “O objetivo é que a grade científica ofereça uma visão abrangente e atualizada da Medicina Tropical de forma a refletir a crescente conscientização de que as doenças tropicais não podem ser entendidas isoladamente e sim abordadas dentro de um contexto mais amplo de saúde, ecologia e fatores socioeconômicos. Neste congresso, o conceito de Saúde Única vai evidenciar a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental”, ressalta o Coordenador da Comissão Científica. Por fim, o Dr. Lacerda assinala que a abordagem da Saúde Única busca integrar conhecimentos de diversas disciplinas, como medicina, biologia animal e vegetal e ecologia, para englobar os complexos desafios de saúde enfrentados em regiões tropicais. Ainda durante o congresso será concedida a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas 2024 e o Prêmio Jovem Pesquisador nas categorias Graduação, Mestrado e Doutorado.
Para a presidente do MEDTROP 2024, Dra. Hiro Goto, a pauta sobre o “Controle de Doenças Negligenciadas”, elaborada em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, será um dos grandes pontos do Congresso. Ela explica que a OMS estabeleceu Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS) e um Road map 2021–2030 com metas para o controle ou erradicação de Doenças Negligenciadas. “Devido à pandemia, essas ações foram afetadas e, em uma discussão inicial, considerou-se que o MEDTROP 2024 seria um local oportuno para analisar o progresso dessas iniciativas no Brasil, na América Latina e em outras partes do mundo, e assim propor sugestões para reformulação ou planejamento futuro”, explica.
A seguir, a Dra. Goto lista outros destaques que prometem estimular excelentes discussões no evento:
– Desafios da saúde no enfrentamento da crise Yanomami. Palestrante: Lúcia Brum (Médicos Sem Fronteiras, Brasil)
– Global trends in antimicrobial use under One Health umbrela. Palestrante internacional: Thomas Van Boeckel (ETH Zurich, Suiça)
– Immunopathogenesis of the dermal leishmaniases: new tools to address old questions. Palestrante internacional: Paul M. Kaye (University of York, Reino Unido)
– Using whole genome sequencing to track an MRSA outbreak: unravelling complex transmission pathways. Palestrante internacional: Mark Holmes (University of Cambridge, Reino Unido)
– Revisão das Metas de Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS 2021 – 2030. Coordenadores: Pedro Albajar Viñas (Organização Mundial da Saúde, Suíça) e Expedito Luna (Universidade de São Paulo, Brasil)
– Produção Nacional de Insumos para a área da Saúde
– Tecnologia e Inovação. Saúde digital
– Mudança climática e infecções
– Saúde Única/Uma só saúde: como implementar as ações nos diferentes setores
– Alternativas de vacinas contra dengue
– Estratégias de vacinação do Ministério da Saúde contra dengue
– Avaliação de Qdenga em nível populacional
– Eficácia da vacina da dengue do Instituto Butantan
– Acidentes por animais peçonhentos
– Micoses humanas e veterinárias
– Infecções por vírus sincicial respiratório
– Coinfecção HIV-Doença de Chagas
– Homenagem ao Prof. Dr. Thales de Brito, com a apresentação de contribuições do Prof. Thales de Brito na patologia de doenças tropicais, seguida da palestra “Leptospirose: da bancada para a clínica”
Mas não é apenas de ciência que se faz um congresso, não é mesmo? Enquanto nos aprofundamos nas últimas descobertas e debates acadêmicos, também teremos a oportunidade de explorar as maravilhas de São Paulo. A cidade oferece uma infinidade de atrações, desde a efervescência cultural da Avenida Paulista e do Espaço Pina, até a tranquilidade do Parque Ibirapuera. Sem mencionar a deliciosa culinária paulistana, que nos presenteia com uma mistura de sabores de todo o mundo em cada esquina. Portanto, prepare-se para dias intensos de aprendizado e networking, seguidos de momentos animados explorando os cantos mais fascinantes da cidade.
O MEDTROP 2024 promete ser uma experiência enriquecedora e inesquecível para todos os participantes. Junte-se a nós nesta jornada pela Medicina Tropical e pela Saúde Única. As inscrições podem ser realizadas no site: https://medtrop2024.com.br/. O evento conta com uma agência de turismo disponível para reservar hospedagem, passagem e passeios. Aproveite os valores promocionais e faça a sua inscrição. Nos vemos em São Paulo!
**Esta reportagem reflete exclusivamente a opinião do entrevistado.**