
MEDTROP 2025 articula com Saps integração da atenção primária ao enfrentamento das doenças tropicais
.
29/04/2025
Dando continuidade à agenda em Brasília, nesta terça-feira, 29 de abril, o presidente do MEDTROP 2025, Dr. Sinval Pinto Brandão Filho, esteve reunido virtualmente com o chefe de gabinete da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps), Dr. Davy Alves. A reunião teve como objetivo alinhar a participação da secretaria na programação científica do congresso e destacar o papel estratégico da atenção primária no enfrentamento das doenças tropicais no Brasil.
Para o presidente do MEDTROP 2025, em um contexto de agravamento das mudanças climáticas, que ampliam a ocorrência e a intensidade de surtos, a atenção primária se torna ainda mais decisiva para a resposta rápida e coordenada do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional. “A atenção primária é a porta de entrada do SUS e um dos pilares para o diagnóstico precoce, o controle e o cuidado contínuo com as populações afetadas por doenças tropicais”, destacou o Dr. Brandão Filho.
O chefe de gabinete reforçou a importância do diálogo com a comunidade científica: “É fundamental que o congresso traga luz à atuação da atenção primária em territórios vulneráveis e contribua para aprimorar estratégias de prevenção e cuidado no cotidiano das equipes de saúde da família”, pontuou o Dr. Alves.
O MEDTROP 2025 será realizado entre os dias 2 e 5 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.
**Esta reportagem reflete exclusivamente a opinião do entrevistado.**