_destaque, Divulgação, Notícias

Encerrada as indicações para pesquisador sênior para a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas

As indicações de pesquisadores para receber o prêmio podem ser feitas entre os dias 16 e 30 de julho

07/07/2016
width=400

As indicações serão avaliadas entre os dias 1º e 7 de agosto. No dia 8, a SBMT divulgará o vencedor, que será agraciado com a medalha na abertura do Congresso

Os cientistas que prestaram grandes contribuições para a Medicina Tropical também têm vez no Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2016). Durante o evento, que acontece entre os dias 21 e 24 de agosto em Maceió (AL), será concedida pela primeira vez a Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas.

As indicações de pesquisadores para receber o prêmio podem ser feitas entre os dias 16 e 30 de julho. Basta baixar e preencher o formulário clique aqui e depois enviá-lo para o e-mail premiopesquisadorsenior@localhost. As indicações serão confirmadas pelo mesmo e-mail.

A escolha do vencedor será feita por uma comissão julgadora. O grupo é formado por três ex-presidentes da SBMT – os doutores Mitermayer Galvão dos Reis, Maria Aparecida Shikanai-Yasuda e Carlos Henrique Nery Costa – e mais o vice-presidente atual, doutor Sinval Brandão. O presidente atual da entidade, doutor Marcus Lacerda, não participará do colegiado devido às muitas atribuições na organização do Congresso.

Os critérios de seleção também já foram definidos: 1) excepcional produção científica na área de Medicina Tropical; 2) ter desenvolvido significante contribuição científica enquanto trabalhando no Brasil; 3) ter tido importante papel na formação de recursos humanos em Medicina Tropical (stricto sensu e lato sensu); 4) ter desenvolvido trabalhos que resultaram em benefício da comunidade acadêmica e da população em geral; 5) ter mais de 70 anos de idade; 6) não fazer parte da diretoria da SBMT; 7) não ter ganho o prêmio em edições anteriores e 8) a indicação dos premiados é restrita aos associados quites com a SBMT. É importante lembrar que a eleição do vencedor não depende do número de indicações.

A comissão avaliará as indicações entre os dias 1º e 7 de agosto. No dia 8 do mesmo mês, a SBMT divulgará o vencedor, que será agraciado com a medalha no dia da abertura do Congresso (21).

Vencedores anteriores

Os professores José Rodrigues Coura, em 2015, e Zilton de Araújo Andrade (2014) foram os dois vencedores anteriores do Prêmio Pesquisador Sênior.

O doutor Coura é membro fundador da SBMT (1962), tendo sido presidente da instituição entre 1973 e 1975, além de ser editor da revista da Sociedade durante 12 anos. Entre 1961 e 2014, ele publicou cerca de 260 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros em sua área de interesse.

Já o doutor Zilton, com mais de 60 anos dedicados à Medicina Tropical, foi autor de 34 capítulos de livros, 14 dos quais publicados no exterior, e editor de 4 livros publicados no Brasil. Dr. Zilton é ainda autor de importantes trabalhos científicos publicados e na formação de cientistas.