_destaque, Notícias

Caderno de Indicadores da Tuberculose – tuberculose sensível, tuberculose drogarresistente e tratamento preventivo

.

02/02/2024

A tuberculose é uma doença transmissível que representa um grande problema de saúde pública. Apesar de ter diagnóstico e tratamento disponíveis (sem custo para a pessoa) pelo Sistema Único de Saúde, diversos fatores podem impor obstáculos ao acesso da população a esses cuidados, bem como à adesão ao tratamento, os quais podem contribuir para a continuidade da cadeia de transmissão da doença.

O monitoramento e a avaliação dos indicadores de saúde são fundamentais para a compreensão do desempenho das estratégias de enfrentamento da tuberculose, assim como para o planejamento das ações dos programas de controle da doença. Por meio da análise de indicadores, é possível identificar os desafios e nós críticos da resposta à tuberculose e subsidiar a tomada de decisão para adequar as estratégias às necessidades da população.

Nesse contexto, o presente “Caderno de Indicadores da Tuberculose: tuberculose sensível, tuberculose drogarresistente e tratamento preventivo” constitui uma ferramenta essencial para apoiar gestores de saúde, coordenadores dos programas de tuberculose, pesquisadores, organizações da sociedade civil e demais partes interessadas no processo de monitoramento e avaliação das ações de diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas com tuberculose.

Acesse o Caderno completo (Clique aqui)