Notícias

Europa vai dar 5 milhões de euros a melhor Sistema de Alerta Rápido de Epidemias

A Comissão Europeia vai conceder um prêmio de 5 milhões de euros para a criação do melhor Sistema de Alerta Rápido de Epidemias

07/05/2018

width=450A Comissão Europeia vai conceder um prêmio de 5 milhões de euros para a criação do melhor Sistema de Alerta Rápido de Epidemias. O desafio do EIC Prize for Early Warning Epidemics é desenvolver o protótipo eficiente de um sistema de alerta, com boa relação custo-benefício, capaz de prever o aparecimento de doenças como Zika, Dengue e Febre Amarela, transmitidas por vetores. Podem concorrer à premiação pessoas físicas, instituições e empresas, incluindo organizações internacionais.

No Brasil, os vetores são responsáveis não só pela Dengue, Zika e Febre Amarela, mas também pela Chicungunya, Malária, Doença de Chagas, Leishmaniose, Febre do Oeste do Nilo e encefalites, entre outras doenças.

Fenômenos climáticos e ambientais contribuem para criar as condições necessárias para que esses tipos de doenças se desenvolvam. Para prevê-los, a observação da terra torna-se fundamental. Porém, essa é hoje uma tarefa mais complexa em razão do aumento exponencial da geração de dados a partir de diversas fontes como observatórios espaciais, aéreos, terrestres e humanos. Por isso, o gerenciamento eficaz desse grande volume de informações é elemento essencial para produzir ‘avisos antecipados’ de forma a mitigar epidemias. E o potencial de combinar todos os dados disponíveis ainda não é totalmente aproveitado.

Soluções inovadoras são necessárias para o aproveitamento mais amplo desse sistema. Essas soluções não apenas auxiliariam a melhorar a resposta a surtos das doenças transmitidas por vetores como também fomentariam a criação de um mercado de soluções digitais no domínio dos riscos da saúde ambiental e do clima.

O EIC Prize for Early Warning Epidemics é um dos seis Horizon Prizes promovidos pelo European Innovation Council – EIC e que fazem parte de um projeto piloto no âmbito do Programa Horizonte 2020, o Programa-Quadro de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia.

Mais informações sobre o prêmio podem ser encontradas nesta página e em vídeo.

 …