_destaque, Notícias

Fórum Covid-19 tem expectativa de ser o maior palco de discussões pós pandemia

O evento será uma excelente oportunidade para compartilhar os avanços, as descobertas e atualizações a respeito a respeito do impacto das novas variantes, do manejo clínico e vacinas

21/09/2021
width=350

A 56º edição do Congresso da SBMT contará com uma grande novidade, o Fórum COVID-19, sob a coordenação do Dr. Júlio Croda

O mundo mudou e foi preciso reinventar-se. O coronavírus veio como um acelerador de futuros e a pandemia antecipou mudanças que já estavam em curso. As transformações foram inúmeras. A era de incertezas aberta pela pandemia aguçou nas pessoas a necessidade de buscar novos conhecimentos e diante desse cenário, o 1º Fórum COVID-19 foi adicionado às Reuniões Satélites que vão ocorrer simultaneamente ao 56º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP Play 2021), que será realizado entre os dias 25 e 28 de outubro. Sob a coordenação do Dr. Júlio Croda, a atividade científica promete ser a grande protagonista.

Segundo o Dr. Croda, o 1º Fórum COVID-19 deve ser o maior palco de discussões sobre o tema pós-pandemia. “O evento contará com discussões sobre a COVID-19 e será uma excelente oportunidade para apresentar as novidades dos resultados de pesquisas no que diz respeito a epidemiologia da doença no contexto de novas variantes, vulnerabilidades, manejo clínico pediátrico e adulto, síndrome pós-COVID-19, e vacinas, além de compartilhar os experiências exitosas no Brasil”, destaca. O Fórum vai vai trazer ao debate como devemos nos preparar para o mundo pós-pandemia. Os participantes Com relação à participação no Fórum, o Dr. Croda explica que os inscritos no MEDTROP Play 2021 têm a participação garantida, mas quem desejar pode se inscrever apenas nessa atividade.

Entre os palestrantes que já confirmaram presença estão o Dr. Wanderson Oliveira, doutor e mestre em Epidemiologia, com 23 anos de formação na área de saúde e atuação em instituições de saúde estaduais, municipais e federais. Ele também foi Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), durante a gestão dos Ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich de 2019 a maio de 2020. Atualmente é Secretário de Serviços Integrados do STF. Outra participação confirmada é o Dr. Renato Kfouri, pediatra infectologista, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações e Presidente (SBIm) e do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Também confirmou presença o Dr. Nésio Fernandes, médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde. Ele foi Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública e Secretário Municipal da Saúde de Palmas (TO). Atualmente é Secretário de Saúde do Espírito Santo e Vice-Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). O Dr. Fernandes participa da Mesa Redonda “Passado, presente e Futuro da vigilância das síndromes respiratórias”. A cientista social e jornalista de saúde Mariana Varella é outro nome conformado. Ela estará participando da Mini Conferência “Comunicação em ciência em tempos de COVID-19”.

Outros palestrantes confirmados no 1º FÓRUM COVID-19 são: Dr. Fabiano Pimenta, mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ele foi Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte e atualmente é subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde de Belo Horizonte; o Dr. Luiz Alcantara, pesquisador titular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), membro das redes RELDA e VIGENDA da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e coordenador da vigilância genômica de SARS-CoV-2 pela Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da OPAS/OMS. Tem participação confirmada também o Dr. Pedro Hallal, mestre e Doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde foi Reitor e a Dra. Ester Sabino, professora do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e uma das mais renomadas imunologistas brasileira, que participou do sequenciamento do genoma do novo coronavírus.

O 1º Fórum COVID-19 contará ainda com a participação do Dr. André Kalil, médico e professor de medicina na área de Doenças Infecciosas do Departamento de Medicina interna do Centro Médico da Universidade de Nebraska em Omaha, Nebraska; do Dr. Carlos Orsi, jornalista e escritor, editor-chefe da Revista Questão de Ciência e fundador do Instituto de mesmo nome; da Dra. Eliana Honain, enfermeira e Secretária de Saúde do Município de Araraquara (SP); entre outros.

Além do 1º Fórum COVID-19, também estão previstos: Workshop Nacional da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose REDE-TB, Entomol8, ChagasLeish, Reunião Nacional de Pesquisa em Malária, 4º Fórum Social Brasileiro de Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Negligenciadas e Fórum COVID-19. A participação nos eventos satélites, que ocorreram simultaneamente ao Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, amplia a participação do púbico e possibilita a integração dos grupos. Eles representaram uma excelente oportunidade para os participantes posam trocar suas expertises, debater possíveis parcerias em outras áreas e em projetos de colaboração. Nas atividades do MEDTROP PLAY estão planejados 16 cursos pré-congresso, 24 conferências, 48 minicursos, 72 mesas redonda e a apresentação dos temas livres e E-posterês.