_destaque, Notícias

Município com surto de febre tifóide precisa de intervenção em saneamento, apontam pesquisadores

Em apenas um mês, casos detectados da enfermidade em Breves (PA) subiram de 20 para 46

02/02/2016
Febre

Vacina para prevenção da doença no município está sendo estudada e posteriormente deve ser levada ao Ministério da Saúde

Um surto de febre tifóide colocou em alerta os moradores do município de Breves (PA), que fica no arquipélago do Marajó. A doença, aliás, é endêmica na região, devido principalmente às péssimas condições de saneamento local. Segundo o investigador do Instituto Evandro Chagas (IEC), doutor Haroldo Matos, será necessário um grande projeto de intervenção para resolver o problema.

“Algo como um projeto ‘Pará azul’, assim como houve em Salvador o projeto Bahia azul [conjunto de obras e ações na área de saneamento e meio ambiente desde a década de 1970]. Sem essa intervenção, nossa atuação será pontual”, afirma o pesquisador.

A necessidade de ações de higiene deve-se principalmente à forma de transmissão da doença, que ocorre por via oral/fecal, com a ingestão de água e alimentos contaminados pelas fezes de pessoas portadoras da bactéria Salmonella typhi. Caso a enfermidade não seja tratada ou haja atraso no diagnóstico, o paciente infectado pode ter hemorragia intestinal e vir a óbito.

Também investigadora do IEC, a doutora Tânia Chaves é outra que defende melhorias no saneamento básico local para conter o avanço da doença. Ela acredita que esse é o principal motivo que vem multiplicando os registros de febre tifóide na região do Marajó. Em um mês, entre novembro e dezembro do ano passado, os casos detectados da enfermidade subiram de 20 para 46, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Entre as ações que vem sendo tomadas, está o esclarecimento à população sobre a transmissão da doença. Além disso, os agentes comunitários de saúde estão alertando aos moradores sobre o uso de hipoclorito de sódio na água consumível. “Apesar do esclarecimento sobre a necessidade do uso dessa substância, a adesão é baixa. A justificativa da população é que o sabor da água resultante do tratamento inviabiliza o líquido para o consumo”, explica a doutora Tânia.

O doutor Haroldo acrescenta que está sendo estudado o uso de uma vacina para a profilaxia da doença no município de Breves. Essa intervenção já vem sendo discutida com representantes da Sespa e, posteriormente, deve ser levada também ao Ministério da Saúde.

Surtos recorrentes

A atual situação, apesar de preocupante, não é inédita no estado do Pará. Na própria ilha de Marajó, no município de Anajás, já houve no passado investigações neste sentido, segundo o doutor Haroldo. “Também estamos atentos a ocorrências na região metropolitana de Belém, onde em 2014 houve uma investigação de um surto”, explica.

Em relação aos casos recentemente registrados em Breves, o tema foi discutido entre a Secretaria de Saúde do Estado e o IEC no final de outubro do ano passado, quando já havia ocorrido inclusive uma morte devido à doença.