Notícias, Obituário

SBMT lamenta falecimento do professor Egler Chiari

É com grande pesar que presidência, diretoria e colaboradores da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) manifestam seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores do trabalho do professor Egler Chiari, emérito do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que faleceu neste sábado, 04 de […]

06/07/2020

width=300É com grande pesar que presidência, diretoria e colaboradores da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) manifestam seu pesar e sua solidariedade à família, aos amigos e aos admiradores do trabalho do professor Egler Chiari, emérito do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que faleceu neste sábado, 04 de Julho de 2020.

O professor Egler teve uma carreira brilhante no campo da parasitologia médica e da medicina tropical. Nascido em Belo Horizonte, em 1934, ingressou na Faculdade de Farmácia da UFMG em 1960, graduando-se em 1963. O professor possui importantes trabalhos na demonstração do polimorfismo das formas sanguíneas do Trypanosoma cruzi e a susceptibilidade do parasita a diferentes agentes quimioterápicos. Uma grande contribuição de seu trabalho foi a demonstração da viabilidade do uso da técnica de hemocultura para diagnóstico da fase crônica da doença de Chagas. Além de orientar teses e dissertações, o Dr. Chiari foi coordenador do Programa de pós-graduação em Parasitologia da UFMG, membro do Comitê Assessor de Biologia e Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), e membro da Academia Brasileira de Ciências.

Aposentado, o professor dedicou-se integralmente à pesquisa e à orientação de projetos de pós-graduação.

A presidência, diretoria e colaboradores da SBMT desejam paz e força à família.