_destaque, Notícias

SBMT manifesta apoio ao Instituto Clemente Ferreira

.

04/05/2023

Fundado em 1913, o Instituto Clemente Ferreira (ICF) é um pioneiro no combate à tuberculose. Reconhecido como importante Centro de Referência Terciária para Tuberculose e outras Micobacterioses no Estado de São Paulo, a instituição atua como ambulatório de nível terciário, recebendo mais de 80% dos casos referenciados de Tuberculose Resistente no município de São Paulo e Região Metropolitana. O ICF tem ainda sob seus cuidados pacientes portadores doenças pulmonares crônicas de interesse sanitário com indicação de seguimento especializado. O Instituto também é um relevante centro de ensino e pesquisa no contexto da Saúde Pública.

Entretanto, nos últimos anos, com a ausência de efetivas políticas públicas, o Instituto tem sido submetido a sucessivas crises, culminando na atual situação crítica. Sua equipe médica era composta por pneumologistas e infectologistas com experiência em tuberculose resistente, garantindo um atendimento de qualidade para pacientes que necessitam de cuidados especializados, mas agora enfrenta uma crise sem precedentes devido à redução no número de médicos, o que tem causado limitação no escopo de atuação e queda progressiva dos atendimentos nos últimos anos.

Além disso, o acesso a recursos para diagnósticos complexos, internação clínica, procedimentos cirúrgicos, fomento à pesquisa e outros meios de suporte necessários para manutenção da excelência das atividades também se mostram limitados. Essa situação tem impossibilitado o adequado tratamento de pacientes que exigem atenção especializada.

A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) lamenta a situação que o Instituto Clemente Ferreira enfrenta atualmente e entende a importância e urgência da realização de uma ação por parte da gestão pública estadual, no sentido de suprir a atual carência de profissionais médicos capacitados, de forma que a Instituição possa manter o seu papel de protagonismo e excelência no atendimento em área especifica da saúde publica, pois sem essa ação, há risco em curto prazo, de comprometimento do atendimento à população da cidade de São Paulo e Região Metropolitana.

A SBMT reitera seu total apoio ao Instituto, que ao longo de 110 anos lutou por uma saúde pública de qualidade, e convoca a população, as organizações civis e as entidades científicas para se juntarem a essa luta. Por fim, a SBMT deseja que essa ameaça devido à falta de equipe médica assistencial e à precarização da rede de apoio seja brevemente superada.