_destaque, Divulgação, Notícias

Newsletter da SBMT comemora 100 edições

Por meio da Newsletter, a SBMT trabalha a transformação conceitual trazendo para o centro da discussão os problemas que ocorrem nas cidades tropicais

06/11/2019
width=450

As reportagens mostram cidades em condições impróprias para viver, seja por habitação inadequada, falta de infraestrutura, violência, poluição, promovendo agregação do conjunto de saber sob uma ótica tropical, sempre mesclando o educativo com o científico

A Newsletter da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) vai sair neste mês de novembro com o nº 100 visível no topo. São 100 edições ininterruptas que, nesta série, tiveram início em agosto de 2011. Ao longo de mais de 8 anos, a Newsletter da SBMT mostra que a Medicina Tropical está além da parasitologia tropical aplicada e que deve se voltar também para as doenças tropicais urbanas e para as doenças tropicais não infecciosas, inclusive as de causas externas – como a violência nas favelas e os acidentes de moto nas cidades tropicais. É seguindo esta linha que o presidente da SBMT à época, Dr. Carlos Henrique Costa, atualmente responsável pelas mídias, pauta a linha editorial do boletim mensal. “Vivenciamos uma fase de transição entre a antiga e a nova “Medicina Tropical e o nosso objetivo, enquanto sociedade científica, é mudar paradigmas e rever conceitos. Somente assim o Brasil pode mudar sua atuação e se posicionar como representante e líder legítimo dos Trópicos”, ressalta.

Por meio da Newsletter, a SBMT trabalha essa transformação conceitual trazendo para o centro da discussão os problemas que ocorrem nas cidades tropicais. As suas reportagens mostram cidades em condições impróprias para se viver, seja por habitação inadequada, por falta de infraestrutura, pela violência ou ainda pela poluição, e assim promove a agregação desse conjunto de saber sob uma ótica tropical, sempre mesclando o educativo com o científico. A Newsletter evoluiu rapidamente. A edição de número 09, de abril de 2012, chegou de cara nova. As edições subsequentes, além do novo visual, também passaram a ser bilíngues (assim como o portal). A opção dos dois idiomas teve como objetivo aproximar, cada vez mais, profissionais de saúde de todo o mundo em torno do tema da Medicina Tropical.

Em seu processo de buscar excelência na qualidade, a edição 83, de junho de 2018, chegou com novo designer. O novo projeto, bastante limpo e elegante, buscou realçar um dos valores mais preciosos a um veículo de comunicação: a objetividade. A nova proposta trouxe um layout totalmente moderno que passou a valorizar novos elementos de atração para leitura. O novo layout e atributos de funcionalidade também passaram a se adequar perfeitamente aos tamanhos dos dispositivos móveis. A mudança demonstra a habilidade da SBMT se manter sempre atual e sintonizada com as demandas da sociedade e de seu público alvo. O novo formato da Newsletter da SBMT chegou quando a gestão do presidente à época, Dr. Sinval Pinto Brandão Filho, completou seu primeiro ano.

Todas as mudanças propostas até o momento buscam mostrar a necessidade de reforçar a amplitude do conceito atual da Medicina Tropical evidenciando o objetivo da SBMT de assumir o papel central na discussão do tema em um mundo, com uma visão cosmopolita e de protagonista na promoção do bem-estar dos povos tropicais.

Nasdaq cita matéria publicada na Newsletter da SBMT

Matéria publicada na Newsletter da SBMT, edição de número 14, publicada em setembro de 2012, é citada pela Nasdaq, segundo maior mercado de ações do mundo, depois da Bolsa de Nova York, a Nasdaq é uma referência internacional na área econômica. Como parâmetro na área das doenças tropicais, o mercado de ações elencou o presidente da SBMT, à época, Dr. Mitermayer Galvão dos Reis, entre as citações para matéria sobre o andamento da produção de uma vacina contra a dengue que poderia movimentar valores bilionários. A matéria levou em consideração o esclarecimento do Dr. Mitermayer ao afirmar que empresas como a Merck e a GlaxoSmithKline – esta última em parceria com a Bio-Manguinhos/Fiocruz – estavam trabalhando na elaboração de uma vacina contra a dengue. O trecho utilizado chamou para a matéria na versão em inglês. Para o coordenador das mídias, Dr. Carlos Henrique Costa, o reconhecimento é o coroamento do trabalho global feito pela SBMT, como também mostra a repercussão do seu trabalho entre os principais atores internacionais, que estão com os olhos voltadas para a SBMT.

O que dizem alguns ex-presidentes e presidente da SBMT sobre a Newsletter

Dr. Carlos Henrique Costa (2011 – 2013): A Newsletter da SBMT deu à nossa instituição uma enorme visibilidade e engajamento na causa dos povos tropicais. Ao incorporar temas além das tradicionais doenças infecciosas tropicais, deu realce a importantes temas relativos à saúde dos trópicos, como a fome, a violência, as políticas de saúde e científicas e ao mais atual e ameaçador desses temas, o aquecimento global e suas repercussões nos trópicos.

Dr. Mitermayer Galvão dos Reis (2013 -2015): Recordo-me que fui o entusiasta da Newsletter em português e em inglês, por entender que facilitava a comunicação da SBMT com todos, no Brasil e no mundo. A Newsletter cumpre um papel importante ao atuar para divulgação correta de temas relevantes sobre ciência, tecnologia, inovação, políticas de saúde pública contribuindo para inclusão, redução das desigualdades, e justiça social. Além disso, aumentou a visibilidade da SBMT. Parabéns a Newsletter e a todos responsáveis que contribuíram para o seu sucesso e que ela perdure para sempre.

Dr. Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda (2015 – 2017): Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, uma sociedade SEM igual, que faz ciência entre profissionais de várias áreas do conhecimento, SEM discriminar o pesquisador do estudante ou do paciente. São CEM números de uma ferramenta de comunicação que nos coloca a todos a par de um SEM número de informações. Porque na atualidade, em um país SEM planos claros para a ciência e tecnologia, CEM é um número ao qual poucos chegarão. Que venham mais CEM números!

Dr. Sinval Pinto Brandão Filho (2017 – 2019): Num mundo cada vez mais conectado pelas redes de comunicação, em que as diversas fontes de informações confiáveis em ciência são cada vez mais fundamentais, a Newsletter da SBMT veio para suprir esta lacuna em relação ao campo amplo da Medicina Tropical no Brasil e nas Américas, com diversas matérias abordando temas relevantes e atuais neste campo e repercutindo o debate destes em nossos congressos e nas mídias. Por outro lado, associado à esta importante divulgação, a SBMT propicia em seus congressos anuais a premiação dos melhores trabalhos em medicina tropical veiculados na mídia brasileira para reconhecer a importância da boa divulgação científica neste campo. É, portanto, uma grande satisfação comemorar o número 100 de nossa Newsletter. Que venham mais centenas pela frente!

Dr. Pedro Fernando da Costa Vasconcelos (2019 – 2021): A Newsletter representa um avanço na comunicação da SBMT com seus sócios e leitores por todo o Brasil. Ela é atual e moderna e acelera a informação científica, ou seja, através dela as novidades científicas chegam mais rápido a quem precisa delas. Sinto-me honrado em estar como presidente da SBMT num momento tão importante para a Sociedade, o 100º número da Newsletter da SBMT. Que ela continue trazendo informações de qualidade e com a rapidez necessárias neste mundo tão dinâmico e ávido por novidades.

Atualmente a Newsletter da SBMT conta com mais de 30 mil assinantes. Você também pode se cadastrar gratuitamente para receber os boletins mensais. Clique aqui faça sua inscrição e comece a receber informações especialmente selecionadas.